Iniciante

A demarcação de terras e a sobrevivência da cultura indígena

  • 1

(Por favor, corrijam no modelo ENEM)

A colonização do território brasileiro, iniciada em 1500, foi importante para o desenvolvimento do país, mas, em simultâneo, causou grandes mudanças no viver das populações indígenas, uma vez que estes foram expostos à vários episódios de violência e desrespeito civilizatório. De maneira análoga a isso, no Brasil hodierno, ascende-se a questão da demarcação de terras para a preservação da cultura indígena, haja visto que muitos deles ainda sofrem com a possibilidade da perda de suas identidades culturais. Sob esse viés, esse cenário constitui um desafio a ser mediado baseado em dois entraves: O avanço do agronegócio e a globalização.

Primeiramente, vale-se ressaltar que o avanço do agronegócio participa diretamente na conjuntura do impasse. Segundo o matemático, Blaise Pascal “A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta”. Sob tal ótica, os fazendeiros ignoram tais princípios e constantemente invadem terras demarcadas em busca de recursos que possam favorecer o lucro. Assim sendo, os nativos não só perdem suas terras e a oportunidade de preservarem as suas culturas como também correm o risco de ameaças caso ofereçam resistência. Logo, a obsessão por lucro, proveniente do agronegócio, é um fator que corrobora potencialmente para a extinção da cultura indígena.

Outrossim, a intensificação da globalização é um elemento agravante da problemática. Em consonância ao filósofo, Jacques Rousseau “O homem nasce bom, porém a sociedade o corrompe”. Sob essa análise, os nativos vêm se adaptando aos novos meios de comunicação e interação social, o que possibilita as suas inclusões na sociedade bem como os torna passíveis de serem influenciados negativamente. Afinal, um meio social repleto de padrões podem modificar a essência dos índios, levando-os as se adaptarem ao novo “viver”, deixando de lado a sua identidade cultural. Portanto, a globalização consegue apagar e modificar muitas características culturais dos nativos.

Dessarte, medidas são necessárias para a resolução do impasse. O Governo Federal e o Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria, através de recursos públicos e iniciativas privadas, devem elaborar ações que transformem áreas inférteis em férteis a fim de direcionar o foque de terras indígenas para outras fontes. Ademais, cabe ao poder legislativo, por intermédio de criação de leis, oferecer punições rigorosas para aqueles que explorarem ilegalmente o território nativo com o objetivo de amenizar os impactos ambientais causadas por feitos inadvertidos. Só assim será possível a preservação cultural e territorial dos indígenas bem como que atos, como o da colonização, não aconteça novamente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii,

    C1: Domínio da norma culta – 200
    Cometeu apenas dois desvios um no segundo argumento “levando-os aS se adaptarem”, acredito que seria “levando-os a se adaptarem”, no singular, e o outro na conclusão “amenizar os impactos ambientais causadAs por feitos inadvertidos”, deveria ser causadOs, pois remete “os impactos”. E só uma observação, ao final da introdução, aparece duas vezes “esse” muito perto um do outro, trocaria por outra palavra para não ficar repetitivo.

    C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
    Bom uso de conhecimentos prévios dentro do texto.

    C3: Qualidade da argumentação – 200
    A tese apresentada foi debatida no decorrer do texto e a conclusão soluciona os dois problemas.

    C4: Coesão textual – 200

    C5: Qualidade da proposta de solução – 160
    Bom uso das duas propostas, já que deve solucionar ambos os problemas expostos no texto. Entretanto não encontrei detalhamento em nenhuma das duas, acredito que no início da primeira proposta, mas pode ser considerado “como” o governo e o ministério deveriam agir e não um detalhamento em si.

    O texto está bem estruturado, não ficaram ideias repetitivas, utilizou bem os conhecimentos, só na conclusão que o detalhamento não ficou tão marcante, mas seu texto está muito bom – 960.
    Espero ter ajudado!

    • 1
  2. Oii, tudo bem? Não sou profissional na redação, mas vou te ajudar com o que sei.

    C1: Domínio da escrita formal
    200

    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    200

    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Trouxe ótimos repertórios!
    200

    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    200

    C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
    Te aconselho a utilizar apenas uma das teses para solucionar
    160

    Parabéns! Sua redação está excelente, com os três repertórios, ótimas teses e argumentos e contém os cinco itens na conclusão. Nota final: 960

    • 1
  3. Excelente redação! Soube separar com êxito as estruturas da redação, foi sucinta e objetiva no desenvolvimento. Só uma dica, quando for citar algo que leu ou assistiu faça referência de onde achou. Nessa parte ” O Egito é um país onde a diversificação de transporte é muito alta, e o seu valor não é caro, em vista disso, muitas pessoas acabam escolhendo esta cidade para viajar” você não informou de onde retirou essa informação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.