Iniciante

A deficitária educação financeira no Brasil.

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Na série “Breaking Bad”, é possível visualizar a ausência da devida administração monetária do protagonista, que entregou-se a processos ilegais de obtenção de renda após endividar-se excessivamente. Semelhante à obra fictícia, o cenário educativo financeiro é escasso no Brasil hodierno. Assim, para atenuar os agravos da problemática, é essencial explorar a precariedade de ensino desde a infância e a carência de estímulos quanto ao aprofundamento do entendimento.

Em primeiro lugar, é indubitável que a ausência do ensino financeiro, desde a infância, é um fator primordial para a deficiente administração monetária. De acordo com o filósofo John Locke, o ser humano, ao nascer, assemelha-se a um quadro em branco, pois seu conhecimento é construído a partir da sua vivência. Nessa perspectiva, é evidente que a falta de contato com a sapiência do mercado financial tende a moldar jovens inexperientes, uma vez que tal assunto não é exigido na Base Nacional Comum Curricular. Por conseguinte, o conhecimento é interrompido, assim como o desenvolvimento de dívidas torna-se crescente. Dessa forma, tal ignorância precisa ser desmotivada.

Outrossim, faz-se mister salientar a falta de pesquisas aprofundadas no tocante ao mercado econômico como colaboradora da deficitária educação financeira. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade hodierna caracteriza-se pelo imediatismo na obtenção de informações, o que impede a construção do conhecimento de qualidade. Nesse cenário, é incontestável que a inclinação da obtenção da sapiência alinha-se ao propósito do consumo de notícias instantâneas e superficiais. Logo, a temática da instrução da economia é deixada em segundo plano, dada a complexidade exibida na disciplina e a necessidade de sair da atmosfera rasa na pesquisa. Dessa maneira, é imperioso que essa chaga social seja resolvida.

Diante dos fatos supracitados, o Ministério da Educação deve promover o ensino financeiro desde a infância, para afastar a deficiência. Portanto, é imprescindível que a inserção da disciplina voltada à economia seja realizada dentro da BNCC, por intermédio de professores especializados em descomplicar o mercado monetário, de modo a desmistificar com antecedência a lacuna educativa. Ademais, cabe ao Ministério da Economia a promoção de estímulos ao aprofundamento instrutivo financial, por meio de propagandas publicitárias, a fim de distanciar-se do conhecimento superficial. Assim, a falta de administração de renda, semelhante àquela exibida pelo protagonista de Breaking Bad, será evitada.

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2 Correções

  1. Oii, primeiro obrigado pelas considerações na minha redação!

    Agora sobre o seu texto, eu só posso elogiar. Com certeza você conhece bem as bases estruturais de um texto dissertativo-argumentativo, pois seleciona e organiza as ideias com muita coerência. Além disso, usou repertórios pertinentes ao tema, e apresentou uma ótima linha argumentativa para explicar as causas do problema. Se houver descontos da pontuação só vai ser na C1.

    C1:160 C2:200 C3: 200 C4:200 C5:200

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  2. Oii, então vamos lá:

    A sua redação está muito boa.

    A introdução bem feita.

    o desenvolvimento está bem elaborado, você utilizou a exposição do argumentos no 1 e 2 parágrafo, usou as citações filosóficas nos dois; que foi uma boa estratégia, no final dos parágrafos você problematizou muito bem os argumentos.

    e a sua conclusão teve o fechamento de ideias e sua proposta de intervenção foi bem detalhada apresentou o agente, a ação, meio/modo, o detalhamento e a finalidade; E realizou uma ótima finalização do seu texto.

    Parabéns!!!!!!

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