A cultura do imediatismo

  • 1

 (Favor, se possível, corrigir em modelo ENEM, grata)

Existe um termo referente a um fenômeno da psicologia humana chamado “Viés Presente”, em que o cerébro favorece ações que geram recompensa em curto prazo em detrimento de outras que tragam prazer a longo prazo. Tal comportamento recebe o nome de imediatismo e é fácilmente observável, já que encontrou nas redes sociais uma base para seu proliferamento, de tal modo que gera consequências enormes na sociedade brasileira.

Em princípio, é preciso ter em vista que, de acordo com uma pesquisa de 2019 feita pela Câmara de Deputados e o Senado Federal, o Whatsapp é a principal fonte de informações para 79% da população brasileira. Ou seja, a grande maioria da sociedade baseia suas decisões em um mecanismo em que a disseminação de informações falsas é muito fácil. Porém, ao contrário de mídias tradicionais, os aplicativos de mensagem comunicam com uma rapidez extraordinária, de forma que o cidadão toma uma atitude antes mesmo de ter certeza que a notícia é verídica.

Obstante, não apenas o cidadão médio cai nas armadilhas do imediatismo, sendo uma ocorrência visível na administração pública. É notável na política brasileira que os gestores priorizam obras cujos frutos sejam colhidos à curto prazo; um exemplo sendo a construção de Brasília como nova capital, mesmo que isso tenha prejudicado os cofres públicos nas próximas gestões.

Tendo em vista os ônus do imediatismo, faz-se necessário que as Escolas promovam campanhas e discussões que tratem desse comportamento, de modo a se fazer uma vacinação das próximas gerações contra ele, a fim de que haja uma mudança de atitudes que beneficiará todos os setores da sociedade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução:
    Existe um termo referente a um fenômeno da psicologia humana chamado “Viés Presente”, em que o cerébro (1) favorece ações que geram recompensa em curto prazo em detrimento de outras que tragam prazer a longo prazo. (2) Tal comportamento recebe o nome de imediatismo e é fácilmente (3) observável, já que encontrou nas redes sociais uma base para seu proliferamento (4), de tal (5)modo que gera consequências (6) enormes na sociedade brasileira.
    (1) Cérebro*
    (2) Faltou conectivos
    (3) facilmente*
    (4) não existe proliferamento. O correto é proliferação.
    (5) evite repetições de palavras em um espaço curto. Você ja havia utilizado o “tal” mais cedo no mesmo parágrafo.
    (6) quais consequências? Poderia ter citado algumas (de preferência as que você fosse trabalhar nos desenvolvimentos) para fortificar a redação.

    ——–
    Desenvolvimento 1:
    (1) Em princípio, é preciso ter em vista que, de acordo com uma pesquisa de 2019 feita pela Câmara de Deputados e o Senado Federal, o Whatsapp é a principal fonte de informações para 79% da população brasileira. Ou seja, a grande maioria da sociedade baseia suas decisões em um mecanismo em que a disseminação de informações falsas é muito fácil. Porém, ao contrário de mídias tradicionais, os aplicativos de mensagem comunicam com uma rapidez extraordinária, de forma que o cidadão toma (2) uma atitude antes mesmo de ter certeza que a notícia é verídica. (3)
    (1) Você vai falar sobre o quê? Sempre no início do desenvolvimento você deve citar rapidamente o tema-chave que você vai desenrolar.
    (2) tome*
    (3) você poderia ter feito um fechamento de tudo o que você falou, dando um apanhado geral.

    ———
    Desenvolvimento 2:
    (1) Obstante, não apenas o cidadão médio cai nas armadilhas do imediatismo, sendo uma ocorrência visível na administração pública. (2) É notável na política brasileira que os gestores priorizam obras cujos frutos sejam colhidos à curto prazo (3); um exemplo sendo a construção de Brasília como nova capital, mesmo que isso tenha prejudicado os cofres públicos nas próximas gestões. (4)
    (1) novamente, sobre o que você vai falar? Deve citá-la brevemente aqui no primeiro período.
    (2) faltou conectivo
    (3) poderia ter citado fontes para fortalecer a argumentação
    (4) poderia ter feito um fechamento do que foi dito.

    ——-
    Conclusão:
    (1) Tendo em vista os ônus do imediatismo, faz-se necessário que as Escolas (2)promovam campanhas e discussões que tratem desse comportamento (3), de modo a se fazer uma vacinação das próximas gerações contra ele, a fim de que haja uma mudança de atitudes que beneficiará todos os setores da sociedade. (4)
    (1) Faltou conectivo
    (2) você poderia ter usado o Governo Federal ou o Ministério da Educação e Cultura para auxiliar no projeto, pois são justamente eles que terão maior influência nas escolas.
    (3) de que modo essas campanhas e discussões devem ser feitas? Através de palestras, jogos didáticos, seminários? Você poderia ter detalhado mais
    (4) Poderia ter feito o fechamento da conclusão, estabelecendo relação com o o repertório que você usou na introdução.
    Obs: Você citou apenas 3 agentes de intervenção (O quê, Quem e finalidade). Faltou o detalhamento e como dever ser feito

    Nota:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160 (O segundo desenvolvimento e a conclusão poderia ter sido mais elaborada)
    C4: 120 (Você não articulou muito bem os parágrafos)
    C5: 120 (Faltou o detalhamento e o modo, além de que poderia ter sido mais elaborado)

    Total: 760

    • 2
  2. Sua introdução não esta errada (precisa de mais um parágrafo), eu particularmente não gostei. Sua ideia inicial foi boa, mas poderia ter resumido, gerando assim mais possibilidade para suas argumentações. Novamente no segundo parágrafo você fala muito mas não argumenta. Sua proposta de intervenção não foi boa.

    Primeiramente, a maioria dos textos do enem são dissertativos-argumentativos, como você não especificou vou me basear nesse modelo. Durante todo o texto você apresentou fatos (dissertou) porém não debateu esses fatos ou questionou (argumentar).

    Introdução: Você fez uma alusão a um ramo da psicologia “prazer a longo prazo. Tal comportamento recebe o nome de imediatismo…” Essa informação pode seguir direta, descartando o que vem depois. Após isso você pode abordar de forma direta suas duas argumentações, ex: “Existe um termo referente a um fenômeno da psicologia humana chamado “Viés Presente”, em que o cérebro favorece ações que geram recompensa em curto prazo em detrimento de outras que tragam prazer a longo prazo, tal comportamento recebe o nome de imediatismo. O mundo contemporâneo vem construindo um padrão de pessoas…. (Arg 1). As redes sociais é outro fator a se questionar… (Arg 2).

    Arg 1: Fala mais sobre…
    Arg 2: Fala mais sobre…

    Conclusão: Pense em uma proposta de longo e curto prazo, como e pq essa sociedade foi construída, como chegou a esse ponto, quem pode intervir…

    C1: 120 (erros ao longo do texto)
    C2: 100
    C3: 60 (você praticamente não argumentou)
    C4: 140
    C5: 100

    Total: 520

    Espero ter ajudado

    • 1
  3. Antes de tudo, gostaria de dizer que esse não é um bom tema articulado da forma que o Enem cobra; ele não levanta uma problemática a ser resolvida.

    Introdução: boa contextualização utilizando de uma área do conhecimento. O que faltou foi trazer essa problemática do imediatismo pra realidade brasileira usando conectivos, as frases estão soltas. Poderia ter juntado a primeira à segunda com um conectivo como “hodiernamente” ou “atualmente” complementando com “na realidade brasileira”. Não entendi muito bem a sua tese e sobre o que falaria nos dois parágrafos. É preciso ficar mais claro qual é o problema e a consequência, de forma resumida nesse primeiro momento, do imediatismo.

    Desenvolvimento 1: o conectivo correto para iniciar este parágrafo seria “A princípio”, “em princípio” tem outro significado. Seria bom contextualizar com uma primeira frase o que irá ser desenvolvido, na segunda frase poderia vir o desenvolvimento da ideia com um dado estatístico. Troque “ou seja” por conectivos que dão continuidade de ideia como “desse modo” ou sob esta ótica”. “Porém” é usado para ideias contrárias e nesse caso parece, e deveria ser, um complemento para finalizar seu desenvolvimento.

    Desenvolvimento 2: para o segundo parágrafo, que parece ser uma continuação da primeira ideia, seria interessante usar conectivos como “Ademais” ou “Além disso”, para dar continuidade. Falta conectivo para juntar as ideias novamente. Na frase “…obras cujos frutos sejam colhidos à curto prazo…” o uso dos dois pontos para exemplificar me parece mais correto, ou complementar a frase com “…, visto que, a construção de Brasília como nova capital, mesmo que isso tenha prejudicado os cofres públicos nas próximas gestões, foi um grande exemplo do imediatismo na sociedade brasileira que deve ser combatido” (fazendo um gancho para a resolução do problema no último parágrafo).

    Proposta de intervenção: começar com um conectivo conclusivo tal qual “Portanto” ou “Destarte”, por exemplo. O texto parece trabalhado se for usada uma frase de efeito após o conectivo e antes da intervenção (ex: “Portanto, faz-se necessário o uso de medidas para resolver esta problemática.”). É preciso quebrar as frases, o seu parágrafo possui uma frase só e não resolve os problemas pois nada fica claro. Evite fazer parágrafos extensos. Na competência 5, proposta de intervenção, é necessário apresentar: agente, quem no Estado resolverá o problema (nesse caso poderia ser o Ministério da Educação); modo, o que será feito (nesse ponto entrariam as palestras de concientização, msm que seja um pouco simplista); meio, como isso se resolveria (palestras); detalhamento, um detalhe de algo citado (ex: detalhar como seriam feitas as palestras ou como isso seria benéfico); finalidade, o que mudaria se sua ideia fosse aceita (ex: Dessa forma, seria possível viver em uma sociedade mais saudável e livre de fake news causadas pelo imediatismo das notícias nos veículos de comunicações não oficiais.)

    Espero ter ajudado. Recomendaria estudar conectivos e cada função deles. Leia redações nota 1000 para ter inspiração, há disponível no canal do Lucas Felpi uma apostila legal e gratuita. Invista em conhecer novos argumentos de autoridade, como frases e pensamentos de filósofos, dados, livros ou embasamento histórico.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.