A cultura do estupro

  • 0

Oriundos de uma sociedade patriarcal, inúmeros casos de estupros vem sendo banalizados e justificados com argumentos e crenças que culpam à vítima. Evidentemente sabe-se que a sociedade brasileira é assolada com a cultura do estupro, no qual se estabelece que a maneira de como uma mulher se impõe torna-a digna de tal atrocidade. Tais atos são desencadeados pelos paradigmas machistas e pela falta de punição do agressor.
Em consequência disso, vê-se a todo instante que os paradigmas machistas estão presente no Brasil,já que essas crenças são passada de pais para filhos. Sendo assim, torna-se comum uma mulher ser assediada ou abusada sexualmente na sociedade brasileira, uma vez que, os homens são ensinados a objetifica-las e oprimi-las por serem rotuladas como uma figura frágil e sexual, tanto que usam argumentos do tipo “mulher só serve para satisfazer o homem” e ” olha só a roupa que ela estava usando” como forma de justificarem seus atos.
Segundo o G1, somente 10% dos casos de estupros são denunciados no país. Isso prova que às vítimas não ver tanta relevância e segurança a fazer a denuncia, pois compreende que muitas das vezes o agressor não será punido. Diante disso, torna-se evidente que o agressor continuar nas ruas praticando crimes semelhantes, enquanto á vítima sofre com os traumas.
Dado-se aos fatos apresentados, cabe ao Governo criar campanhas nos meios de comunicações, quebrando os paradigmas machistas e conscientizando a população sobre essas falsas crenças. Sancionar e punir os agressores para que crimes como esses não venham serem vistos como normais, incentivando às vítimas a denunciarem. Somente assim, a cultura do estrupo será combatida, proporcionando um mundo mais igualitário e seguro para as mulheres.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei muito da sua redação, porém vi alguns erros, como por exemplo o tópico frasal no inicio do terceiro parágrafo. também senti falta de um aprofundamento na conclusão, pois ficou algo muito superficial, sem o detalhamento, mas no geral você foi muito bem, parabéns , tem muito potencial!
    I-160
    II-160
    III-120
    IV-160
    V-120
    TOTAL: 720

    • 0
  2. Há muitos erros erros gramaticais que incluem: acentuação, concordância verbal, uso da crase. Com isso, você perde muitos pontos na competência 1.
    Senti falta de fatores de coesão e coerência – conectivos – em algumas partes do texto, daí você perde pontos nas competências 3 e 4.
    Sobre a competência 2 – repertório e estrutura – foi interessante utilizar dados estatísticos como fonte. A estrutura poderia estar melhor, mas acredito que você não perderia tantos pontos nesse quesito.
    Sobre a conclusão: faltou uma explicação melhor da sua proposta, pois você utiliza “criar campanhas”, mas que campanhas são essas? como serão feitas? pra atingir que público?
    O uso do agente interventor “Governo” fica muito superficial, é indicado especificar que governo é esse, se é ” governo federal”, “Ministério da Educação”, “Ministério de segurança pública”, etc.
    Então, na minha concepção, esta redação seria avaliada da seguinte forma:
    C1: 140
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 140
    C5: 140
    Total: 760
    Boa sorte na sua escrita. Espero ter ajudado.

    • 0
  3. Olá Zaion, tudo bem?
    Gostei bastante da sua redação, está bem argumentada e de fácil entendimento.
    Adorei a forma em que você dissertou perfeitamente sobre o tema.
    Os dados estão bastante coesos, só se atente a usar mais conectivos conforme for mudando o sentido do texto.
    Use mais argumentos específicos.
    Você irá conseguir seu 1000❤️
    Competência 1 : 200
    Competência 2 : 160
    Competência 3 : 120
    Competência 4 : 200
    Competência 5 : 200
    = 880 ❤️

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.