“Na sociedade de consumidores ninguém pode se tornar sujeito sem primeiro virar mercadoria”. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman tematiza o consumo como figura principal das relações sociais na contemporaneidade. De forma análoga no Brasil, o aumento do consumo entre jovens resulta em diversos fatores negativos e que, também, são prejudiciais ao meio ambiente.
Em primeiro plano, nota-se que com a consolidação do capitalismo, sobretudo após o final do século XX que marcou sua hegemonia sobre as nações do globo, as relações passaram a girar em torno do mercado. Com isso, o indivíduo, inserido em um contexto de produção em massa, passou a enxergar no produto adquirido seu status social. É notável destacar que o delírio de consumir roupas e acessórios de marcas entre os jovens, ultrapassa limites causando o endividamento entre essa parcela.
Em segundo lugar, com a obsolência programada, em que novos produtos são fabricados para que os anteriores se tornem obsoletos e estimule o comércio, o aumento do lixo se tornou um problema para as futuras gerações. Na animação norte-americana “Wall-E”, é retratado um mundo dividido em dois lados: o poluído, no qual o acúmulo de lixo tornou o planeta inabitável, e o consumista, em que os indivíduos são consumidores impulsivos e sedentários contribuindo para a degradação do meio ambiente. Logo, tal fato transcede a arte e torna-se um grave impasse a ser combatido.
Portanto, a Mídia, com a veiculação de propagandas de orientação na televisão, rádio e jornais impressos, deve informar a população sobre os problemas causados pelo consumo exagerado. Por meio de parcerias público-privadas, espera-se, com isso, que consiga alertar os jovens sobre esse grande problema social.
fernanda054mello
Boa Noite! Interessante o tema !
Vamos lá?!
Introdução: Faltou definir sua tese no final do parágrafo.
Gostei da citação do Bauman, porém eu acho que ficaria melhor em um dos desenvolvimentos(serviria como argumento de autoridade!).
Desenvolvimento: Vc poderia ter citado o filme Wall-E no começo ou poderia ter colocado o surgimento do capitalismo, inserindo, assim, um contexto histórico que na conclusão poderia ser lembrado, dando um desfecho excelente junto com a sua proposta de intervenção!!
No 3° parágrafo achei que vc fugiu um pouco do tema!
Conclusão: Está muito pequena!
Faltou alguns elementos da proposta de intervenção !
=ATENÇÃO: NÃO COLOQUE SÓ ”PORTANTO” NO COMEÇO DA SUA P.I(Portanto, medidas devem ser realizadas….)assim, ficaria melhor ;)
=OBS: COLOQUE MAIS DETALHES NA CONCLUSÃO.
=OBS: OLHA A VÍRGULA!!!
Espero que te ajude!
Fernanda Mello…………………………………………………………………………………………………….
nicoleverza
Boa noite, gostei bastante da tua redação, entretanto senti que houve uma folga de tema no segundo desenvolvimento e senti também uma falta de exemplos ou contextos históricos, poderia até ter adicionado dados científicos comprovando o acumulo de lixo ou da falta do descarte correto, entretanto está ótima!
valquiriaoliv
Olá, Isadora, sua redação falta algumas vírgulas para dar maior coesão no texto. A introdução ficou sem a tese e no segundo parágrafo de desenvolvimento você fugiu um pouco do tema. Sua intervenção ficou um pouco vaga, faltando detalhar (Quem? Como? De que modo? Finalidade?), fora isso, teve ótimas referências culturais. Você conseguiria um 800 no Enem :)
Boa sorte!
KelvinRocha
Boa noite, Isadora, tudo bem? Vou te ajudar quanto a sua redação!
Se tratando de uma dissertação-argumentativa, ela precisa ter 3 divisões: introdução, desenvolvimento e conclusão, resumidamente boa estética e equilíbrio de quantidade de linhas por parágrafos e, também, de 3 a 5 parágrafos, e o seu texto contempla tudo isso! parabéns!!
Quanto à introdução, ela basicamente precisa ter a tese, que é a junção do tema e do seu posicionamento! Que você também explicitou, ao dizer que causa impactos negativos.
Quanto ao desenvolvimento do 2 parágrafo, foi bom, porém você se esqueceu de falar sobre os impactos negativos gerados ao meio ambiente.
Já no terceiro parágrafo, ótima analogia, porém vc fugiu um pouco da temática dos jovens brasileiros estarem causando esses impactos negativos no Brasil com o seu consumismo exacerbado, além de que obsolescência programada não é o fato de novos produtos serem feitos para que os antigos estraguem e se tornem lixo, esse conceito se refere ao fato de que os próprios produtos feitos já são previamente feitos para quebrarem e se tornarem obsoletos, ou seja, ultrapassados.
Na conclusão, a palavra mídia deveria ser escrita com letra minúscula, e você começou o “Por meio de” como um novo período, na verdade, deveria ser vírgula antes dele, por vc quebrou com um ponto a linha de raciocínio. Quanto a proposta de intervenção você fez, porém, não relacionou com os jovens no Brasil, que é a sua temática.
Em tese, texto bom e digno de 800 pontos no Enem.