A cultura do cancelamento no Brasil

  • 0

Na obra “Escola de Atenas”, do pintor renascentista Rafael Sanzio, é retratado um espaço em que as mais diferentes pessoas se reuniam para compartilhar ideias. Entretanto, no Brasil, tal ambiente de discussão é inviável devido a um grave problema presente na sociedade: o cancelamento. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a falta de debates, bem como a cultura punitivista.

Primeiramente, é válido retomar o aspecto supracitado quanto à ausência de discussões. A respeito disso, Zygmunt Bauman – filósofo polonês – defende que a Modernidade líquida é fortemente pautada no egoísmo. Nesse sentido, essa pauta impede que ocorra o diálogo entre o “cancelado” e os “canceladores” e, consequentemente, as pessoas julgam – e condenam – outras pessoas, sem antes fazer uma análise racional, agindo somente pelo sentimento de ódio, apenas com o intuito de agredir e incitar tal violência.

Outrossim, o punitivismo perpetua o problema, multiplicando os movimentos de cancelamento nas redes sociais. Para entender tal problemática, é válido recordar do coliseu romano, na proporção de que esse anfiteatro foi um local onde vários cidadãos se reuniam para assistir à pessoas sendo punidas. Sob essa ótica, pode-se notar a manutenção de tal comportamento, no entanto, o coliseu moderno são as redes sociais, ambiente onde é permitido o anonimato e, por conseguinte, os usuários usufruem dessa liberdade para cometerem atos de agressão virtualmente, sem racionalizar e examinar quais serão as consequências para a vítima do cancelamento.

É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas. Para isso, o Ministério da Comunicação – responsável pela transformação social – em parceria com as pessoas canceladas, devem criar e divulgar uma campanha nas mídias sociais mais acessadas – como o Twitter e o Facebook – por meio de relatos dos “cancelados”, a fim de estimular a empatia e o respeito. Assim, possivelmente, os diálogos harmoniosos retratados por Rafael em sua obra “Escola de Atenas”, serão comuns no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, me chamo Kauan, espero te ajudar!

    INTRODUÇÃO: tente desenvolver melhor a parte da contextualização- assim ficara mais completa. Tirando esse pequeno detalhe esta muito boa.

    DESENVOLVIMENTO: seu desenvolvimento esta muito bom, gostei da sua comparação com punição ocorrida nos coliseus com as redes sociais.

    CONCLUSÃO: O seu texto inteiro me impressionou, infelizmente, na sua conclusão faltou um dos cincos agentes necessários para uma redação no millllll, mas tirando isso ficou maravilhosa.

    C1- 180
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 180

    TOTAL: 960
    MUITO BEMMMMM !!!!!!!!!!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.