É notório que combater a cultura do cancelamento na sociedade contemporânea é uma tarefa desafiadora, uma vez que essa prática tem ganhado forças nas mídias sociais. Nesse viés, há uma configuração de um grave problema, em virtude do individualismo e omissão legislativa.
A princípio, o egocentrismo caracteriza-se como um complexo dificultador. Com isso, na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo. Nesse sentido, a tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na contemporaneidade brasileira, no que tange à cultura do cancelamento. Logo, essa liquidez que influi sobre a questão funciona como uma punição por parte do “cancelador” que se acha no direito de julgar sem ter no mínimo empatia pela dor do outro.
Ademais, é fundamental apontar a ausência legislativa. Nessa perspectiva, a Constituição Federal de 1988 é a lei basica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente estão inseridos. Mas, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão do cancelamento nas redes sociais, visto que o discurso de ódio tem tomado uma grande proporção, na qual pessoas querem fazer justiça com as próprias mãos assim gerando efeitos na saúde mental do “cancelado”,tais com: depressão e ansiedade. Desse modo, urge o Estado desenvolver leis mais eficientes para que o impasse seja de fato resolvido.
Portanto, é indispensável intervir na cultura do cancelamento. Para isso, poder público deve promover palestras e campanhas, por meio de destinação de verbas, a fim de reverter o individualismo nas redes sociais. Tal ação pode, ainda ser divulgado na mídia de massa para que a população tome conhecimento. Paralelamente,é preciso ampliar a legislação para que acha mais segurança ao “cancelado”.
Deyse33
olá, não sou muito boa em correção, mas espero ajudar você.
sua introdução esta boa e com uma tese, mas acho que você poderia colocar as palavras do tema na introdução, para não causar tangenciamento do tema e perder ponto na C2,
você tem alguns erros gramaticais, como virgula. Tente ler redações nota mil, porque pode ajudar.
”por parte do “cancelador” que se acha no direito de julgar sem ter no mínimo empatia pela dor do outro.”
essa parte do ” que se acha no direito” pode ser considerado informalidade.
seus desenvolvimentos estão de acordo com sua tese. você usou bem os repertórios e argumentou. talvez possa melhorar no primeiro, mas o segundo esta muito bom! parabéns.
sua conclusão esta boa, mas muito ampla e sentir falta do detalhamento.
você colocou que o poder público deve promover palestras e campanhas , mas palestras e campanhas sobre o que
você poderia colocar” sobre a cultura do cancelamento” , isso já tornar sua conclusão especifica e não abrangente .
C1 =160
C2= 200
c3= 180
C4= 160
C5= 160
Camilayyy
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(120)
Competência 2 – Compreensão da proposta (160)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(200)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)
Nota:760