A cultura do Cancelamento e os impactos da Sociedade

  • 0

No ano de 2022, o ator Caio Castro, trocou o título de galã das novelas, para o de “cancelado” nas redes sociais. Sob esta perspectiva nota-se que toda e qualquer pessoa está sujeita a receber o título devido a manifestações de opiniões e/ou atitudes que são julgadas como erradas pela comunidade virtual. Logo, apesar de ser vantajosa para determinados casos, o controle social ser apurado pela maioria, pode causar “cyberbulling” e agressões físicas as vítimas.

Em primeiro momento, é importante ressaltar que a comunidade virtual, assim como interações físicas, são ativas e dispostas ao convívio com diferentes culturas, pensamento etc. Assim, o cyberbulling de acordo com o sociólogo Florestan Fernandes: “o preconceito não desapareceu, (…), mas ganhou outras bases”. Ou seja, as questões raciais, xenofobia, entre outras, acometem na cultura do cancelamento a inibição das classes da minoria sob os ditos “haters” que as julgam.

Ademais, seguindo a mesma linha de pensamento do sociólogo citado, o dito preconceito é refutado tanto pelas minorias quanto pelos apoiadores das causas, o que gera o cancelamento dos “haters” ou de pessoas que possuem possui pensamento diferentes dos “julgadores”.  Entretanto, de acordo com o canal TecBlog, o controle demasiado nas populações, pode levar a anarquia, sair do campo virtual, para o real e ser entendida com a violência, a forma de punição para aqueles que possuem o mesmo pensamento.

Contudo, para evitar que os espaços virtuais se tornem lugares de exclusão e julgamento é necessário que o Governo Federal, como responsável pelo direito a dignidade humana, por meio do Centro de Defesa Cibernética, deve vincular ações classificadas como ofensivas e preconceituosas a certos grupos e assim tomar medidas necessárias, baseando-se na Constituição de 1988, retirando-se assim, o poder concentrado na população para tais iniciativa, permitindo que haja o debate , mas que a justiça seja realizada pelos órgãos citados.

 

Redação para ENEM. Se puderem adicionar notas, ficarei agradecida

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi Jaine, tudo bem ? Espero que sim.
    Falando sobre a sua redação agora, começando pela sua introdução você traz a seguinte afirmação ” Logo, [apesar de ser vantajosa para determinados casos,] o controle social ser apurado pela maioria, pode causar “cyberbulling” e agressões físicas as vítimas.” No entanto, você não explica ela ao logo do texto. Enquanto que nos seus parágrafos de desenvolvimento eu não conseguir identificar qual era a tese. No seu D1, você anuncia falando como as comunidades virtuais e as intenções físicas são necessárias para o convívio com diferentes culturas, mas logo em seguida você fala sobre preconceito, e no D2 o problema permanece.
    E em relação a sua conclusão você traz agente, meio, ação e finalidade, bem completa, porém aquele repertório não está sendo aproveitado, não fazendo nenhuma diferença ao texto se retirado.

    CI. 120
    C2. 160
    C3. 120
    C4. 160
    C5. 200
    Total: 760 poderia varia de 100 a 160 pontos
    Ps: lembrando que eu não sou uma profissional, mas apenas uma estudante compartilhando conhecimentos.

    • 0
  2. Não sei te dar uma nota, mas acho que o ponto principal para melhorar a sua redação seria você desenvolver melhor os seus reportórios para que eles se tornem produtivos e assim você abordar melhor o tema proposto e na sua conclusão seria interessante detalhar mais a função do seu agente. Na introdução é legar você separar em duas frases, falar um pouco sobre o que você vai desenvolver no paragrafo 2 e na segunda parte da intro, apresentar o que será desenvolvido no parágrafo 3.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.