A cultura do cancelamento

  • 0

       De acordo com o filósofo francês Voltaire: “Tolerância é a consequência necessária da percepção de que somos pessoas falíveis: Errar é humano, e estamos o tempo todo cometendo erros”. Entretanto, hodiernamente observa-se que o padrão do corpo social é antagônico ao pensamento do filósofo, uma vez que a cultura do cancelamento torna-se um impasse para a prática deste, e, algumas vezes leva aquele que é atingido a cometer ações extremas, como o suicídio. Assim sendo, é necessário avaliar os desdobramentos e consequências dessa problemática.

      A princípio, é lícito destacar que em 2018, a Central Nacional de Denúncias e Crimes de Crimes Cibernéticos da SaferNet Brasil registrou um aumento recorde de 109,95% nos casos de intolerância e discursos de ódio nas mídias sociais. De posse desses dados, infere-se que, as ações que constituem o cancelamento – intolerância e discursos de ódio – levam ao impasse para a prática da tolerância.

    Além disso, Leonardo Sakamoto, no seu livro: “O que aprendi sendo xingando na internet” conta que atravessamos a adolescência da internet, em que muitas pessoas estão descobrindo as possibilidades da rede, mas sem compreender totalmente as consequências de seus atos. Sob esse viés, em 2019, a blogueira Alinne Araújo tirou a própria vida ao ser cancelada na internet, por conta da decisão de casar-se consigo mesma, após a desistência do noivo. Dessa forma, fica explícito que, muitas pessoas não compreendem que as consequências do cancelamento, podem ir além do detrimento moral, podendo levar ao suicídio.

        Por fim, diante dos problemas supramencionados, é necessário que as mídias sociais, por meio da implantação e uso de “bots” (robôs) em seus sistemas, intensifiquem a verificação e banimento de contas que propagam o cancelamento.  Além de difundir publicações que incentivem o respeito. Com a finalidade de que  a tolerância se torne uma prática entre os usuários e assim, passem a pensar como Voltaire.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi! Sou nova aqui e não tenho muita experiência, mas espero conseguir ajudar de alguma forma! :)

    INTRODUÇÃO
    Ótima apresentação de contextualização ao utilizar a frase de Voltaire, mas acho que para ficar mais completo, você poderia explicar um pouco o que é exatamente a cultura do cancelamento, assim daria mais clareza à tese e às consequências apresentadas no seu parágrafo.
    No trecho “para a prática deste, e algumas vezes leva…” a vírgula antes da conjunção não se faz necessária, mas seria interessante o termo “algumas vezes” ser colocado entre vírgulas, ficando somente “para a prática deste e, algumas vezes, leva…”

    DESENVOLVIMENTO
    O 1º parágrafo poderia ser melhor desenvolvido, citando como realmente funciona esse impasse e como os dados apresentados podem contribuir para esse fato.
    Achei muito boa a disposição do 2º parágrafo e achei ótima a contextualização que você fez, contribuiu muito para a argumentação. No caso de “casar-se consigo mesma” o termo fica redundante, podendo ficar somente “casar consigo mesma”. No final do parágrafo, em “muitas pessoas não compreendem que as consequências do cancelamento, podem ir além do detrimento moral, podendo levar ao suicídio.” a vírgula não pode ser posicionada antes do verbo “podem” já que separa o sujeito “consequências do cancelamento” do seu predicado – o que ficaria errado do ponto de vista gramatical. Sendo assim, ficaria “muitas pessoas não compreendem que as consequências do cancelamento podem ir além do detrimento moral…”.

    CONCLUSÃO
    Ótima! Apresenta ação, modo, meio, agente e efeito – faltando só o detalhamento. Em “… contas que propagam o cancelamento. Além de difundir…” ficaria melhor que fosse colocada uma vírgula ao invés do ponto final: “… contas que propagam o cancelamento, além de…”.

    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160
    Nota final: 760

    Espero ter ajudado! Bons estudos!

    • 1
  2. Oiii Duda!!!
    Sua redação ficou ótima,porém tenho algumas considerações a fazer.
    Primeiro= Eu te aconselho fortemente a estudar um pouco mais sobre a estruta da redação, é como fazer um a receita de bolo, existe todo um passo à passo e você vai ficar bem melhor sentando e estudando tudo com muuita calma. Eu estou falando porque o começo também foi horrível para mim e isso me ajudou muito.
    Segundo= Quando você escrever pense como se fosse uma advogada no tribunal pronta para convencer um juiz, você é advogada e os leitores são os juizes, então no texto você tem que me convencer e argumentar de forma clara, os dados estatísticos são apenas para comprovar a veracidade dos fatos ,então não se apoie neles completamente ou vai acabar fugindo do que o ENEM realmente pede, ou seja, uma redaçao dissertativa argumentativa.
    Terceiro= Hoje eu quero te trazer tranquilidade, acho que todo mundo merece um pouquinho apesar de tudo, sei que o vestibular sufoca, então se acalma respire fundo e só vai.. vai em busca do sucesso, bjs.

    • 1
  3. Oi boa tarde, segue minha correção.
    Não sou profissional, mas espero que possa ajudar com o que julgar correto em minha análise.

    Competência 1 –
    Terceiro parágrafo: “casar-se consigo mesma” – pleonasmo.
    Terceiro parágrafo: “podendo levar” – evitar o uso de gerúndio. Não é bem visto pelos corretores.
    Terceiro parágrafo: a última frase possui construção que dificulta a compreensão do que é abordado.

    Competência 2 –
    Os parágrafos possuem tamanhos desproporcionais. Tente seguir o padrão de 6 a 8 linhas por parágrafo, pois assim demonstrará conhecimento amplo em todos os argumentos apresentados.

    Competência 3 –
    Não há na introdução uma clara demonstração dos argumentos que serão apresentados no texto.
    Todo parágrafo de argumentação deverá conter, em sua primeira frase, o tópico frasal, ou seja, um indício do que será apresentado no decorrer do parágrafo.
    O segundo parágrafo é apenas informativo e não apresenta argumentos.

    Competência 4 –
    O quarto parágrafo não utiliza adequadamente os conectivos necessários.

    Competência 5 –
    Entendo que apresenta 4 elementos da conclusão, faltando apenas explicar o detalhamento da proposta.

    Portanto a nota:
    1 – 120
    2 – 160
    3 – 120
    4 – 160
    5 – 160

    Nota:720.

    Espero que tenha ajudado.

    • 1
  4. INTRODUÇÃO:
    ▪︎De acordo com o filósofo francês Voltaire: “Tolerância é a consequência necessária da percepção de que somos pessoas falíveis: Errar é humano, e estamos o tempo todo cometendo erros”. Entretanto, hodiernamente observa-se que o padrão do corpo social é antagônico ao pensamento do filósofo, uma vez que a cultura do cancelamento torna-se um impasse para a prática deste, e, algumas vezes leva aquele que é atingido a cometer ações extremas, como o suicídio. Assim sendo, é necessário avaliar os desdobramentos e consequências dessa problemática.

    OBS:
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (hodiernamente).
    ▪︎Introdução top.

    DESENVOLVIMENTO 1:

    ▪︎A princípio, é lícito destacar que em 2018, a Central Nacional de Denúncias e Crimes de Crimes Cibernéticos da SaferNet Brasil registrou um aumento recorde de 109,95% nos casos de intolerância e discursos de ódio nas mídias sociais. De posse desses dados, infere-se que, as ações que constituem o cancelamento – intolerância e discursos de ódio – levam ao impasse para a prática da tolerância.

    OBS:
    ▪︎(e crimes de crimes) acho que você repetiu sem querer.
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (infere-se que).
    ▪︎Argumentou muito pouco. O ideal é fazer 4 períodos em cada parágrafo de desenvolvimento.
    ▪︎Escassez de conectivos.

    DESENVOLVIMENTO 2:

    ▪︎ Além disso, Leonardo Sakamoto, no seu livro: “O que aprendi sendo xingando na internet” conta que atravessamos a adolescência da internet, em que muitas pessoas estão descobrindo as possibilidades da rede, mas sem compreender totalmente as consequências de seus atos. Sob esse viés, em 2019, a blogueira Alinne Araújo tirou a própria vida ao ser cancelada na internet, por conta da decisão de casar-se consigo mesma, após a desistência do noivo. Dessa forma, fica explícito que, muitas pessoas não compreendem que as consequências do cancelamento, podem ir além do detrimento moral, podendo levar ao suicídio.

    OBS:
    ▪︎Aconcelho fazer um tópico frasal antes de iniciar a argumentação.
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (explícito que).
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (cancelamento).
    ▪︎Poderia ter feito outro período .

    CONCLUSÃO:

    ▪︎Por fim, diante dos problemas supramencionados, é necessário que as mídias sociais, por meio da implantação e uso de “bots” (robôs) em seus sistemas, intensifiquem a verificação e banimento de contas que propagam o cancelamento.  Além de difundir publicações que incentivem o respeito. Com a finalidade de que  a tolerância se torne uma prática entre os usuários e assim, passem a pensar como Voltaire.

    OBS:
    ▪︎A solução ficou boa, só faltou detalhamento. Poderia ter explicado COMO seria intensificado essa verificação.

    NOTA:

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    TOTAL: 800

    Qualquer coisa estou à disposição.

    • 0
  5. Oii, tudo bem? Ainda estou aprendendo a corrigir redações mas vou tentar ajudar.

    No final do primeiro parágrafo é necessário trazer duas teses que serão desenvolvidas no 2º e 3º parágrafos. Você não trouxe isso.
    A conclusão precisa ter ação, agente, modo, efeito e detalhamento. Procure colocar esses itens na sua próxima redação

    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 100
    Competência 4: 100
    Competência 5: 60
    Bons estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.