A cultura do cancelamento

  • 3

  O Holocausto Nazista foi o genocídio de aproximadamente 6 milhões de judeus no decorrer da Segunda Guerra mundial, sendo considerado o maior assassinato em massa do século XX. Toda essa barbárie foi protagonizada exclusivamente pela ideologia nazista – liderada por Hitler – em que exterminavam os judeus que eram vistos como um ideal diferente e “cancelavam” sua cultura matando-os. Analogamente a isto, na contemporaneidade, a cultura do cancelamento está presente na sociedade de forma recorrente. Faz-se profícuo observar a ausência de empatia no que tange a liberdade de expressão e a má influência midiática como pilares fundamentais da problemática.

   Sob um primeiro enfoque, cabe avaliar a forma como a sociedade lida com os erros e às diferenças dos outros. Acerca disso, é pertinente trazer a teoria do sociólogo Zygmunt Bauman: “a superficialidade dos relacionamentos interpessoais, é um dos principais problemas da nossa sociedade.” Esse pensamento se aplica as pessoas que cancelam umas às outras de acordo com suas atitudes, uma vez que não são empáticas desrespeitando o espaço do outro e, sobretudo, a liberdade de expressão. Dessa forma, as consequências no discurso de ódio por canais de comunicação, a intolerância social e democrática são cada vez mais recorrentes na sociedade.

Faz-se mister, ainda, salientar a má influência midiática como impulsor do problema, visto que é um canal opressor quando não usado de forma saudável. Consoante o sociólogo Pierre Bourdieu, “o que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser convertido em mecanismo de opressão.” Nesse ínterim, todo indivíduo tem fácil acesso para expor o que pensa na internet e não são limitados democraticamente em seus discursos de cancelamento. Fato que embasa tal afirmativa, é o caso da cantora Anitta que ganhou mérito da música “onda diferente” na qual pertence a cantora e compositora Ludimilla, em seguida, Anitta foi cancelada nas redes sociais. Como resultado disso, pode-se concluir que esse tipo de cultura causa efeitos psicológicos e emocionais nas vítimas.

   Assim, medidas exequíveis são importantes para conter a problemática na sociedade. Necessita-se, urgentemente, que o tribunal de conta da união direcione capital que, por intermédio do Ministério da ciência, tecnologia, inovações e comunicações (MCTIC) junto ao Ministério da Saúde, será revestido em campanhas, palestras e projetos sociais. Tais ações devem ser realizadas através de publicações em rede sociais e palestras em escolas públicas e privadas a fim de tomar ciência das mazelas causadas por esse tipo de cultura. Cabe também, o surgimento de projetos psicológicos gratuitos virtuais para os que de alguma forma sofreram opressão por cancelamento. Desse modo, atenuar-se-á, de médio a longo prazo o impacto nocivo na sociedade e o ideal proposto por Hitler no século XX, de cancelar o diferente, será combatido.

Compartilhar

3 Correções

  1. 👉 Segue abaixo alguns pontos que deve melhorar nos próximos textos:
    ✔️ Deixar o texto mais enxuto e direto: Ao meu ver, você prolonga muito a discussão, o que deixa o texto um pouco enfadonho. Isso está presente em toda estrutura, porém mais na intro e interv.
    ✔️ Melhorar o percurso e principalmente o desfecho argumentativo.
    ✔️Atentar-se ao uso das vírgulas. Erros recorrentes
    ✔️Organizar melhor a estrutura e períodos da intervenção. Ainda tá um pouco ”embolado”, mas tá no caminho.
    ✔️ Essa é mais uma dica, mas escreva esse texto na folha. Me pareceu grande demais.
    👉 Segue abaixo pontos positivos do teu texto.
    ✔️ Linguagem culta e uso de sinônimos excelentes. Mas cuidado com as palavras mais complexas. Tem corretores que percebe quando o uso não é natural e que tu apenas decorou uma situação X pra usar.
    ✔️ Estrutura de texto promissora (falta alguns ajustes). Lembrou muito a minha kkkkk.
    ✔️ Bastante repertório cultural.
    ✔️ Boa marca argumentativa/Autoria
    ✔️ Retomada do repertório da introdução

    • 0
  2. GOSTEI MUITO DA SUA REDAÇÃO…

    ÓTIMAS CITAÇÕES E ARGUMENTOS, OS CONECTIVOS APRESENTADOS EU NÃO CONHEÇO MUITO, POREM, ACHEI INTERESSANTE.
    UMA CONCLUSÃO MUITO GRANDE, UMA SÓ PROPOSTA COM OS CINCO ELEMENTOS NECESSÁRIOS JÁ ERA O SUFICIENTE.
    INTRODUÇÃO: MUITO GRANDE, CREIO QUE PARA UMA REDAÇÃO COM MÁXIMO 30 LINHAS FICARIA MEIO DIFÍCIL. PORÉM, OS OBJETIVOS APRESENTADOS BEM COLOCADOS
    NA MINHA OPINIÃO SUA NOTA É ACIMA DE 800..

    • 0
  3. Boa Tarde! Vamos lá?!

    Introdução: Achei ela grande demais, vc deu detalhes muito grandes sobre o modo executado por Hitler contra as pessoas consideradas de raças superiores!
    Gostei que vc citou suas teses no final da introdução!!

    Desenvolvimento: Não gostei muito dos conectivos que vc utilizou no início dos dois parágrafos do desenvolvimento, principalmente do 2° parágrafo!
    No final do 1° parágrafo- ”Dessa forma, as consequências no discurso de ódio por canais de comunicação, a intolerância social e democrática são cada vez mais recorrentes na sociedade”- não achei coerente com o que vc havia escrito anteriormente!
    No 2° parágrafo do desenvolvimento não gostei do início, achei exagerado e sem coerência!
    No final vc citou o caso da cantora Anitta que foi cancelada, daí vc citou que esse ”cancelamento” pode levar a vítima a desenvolver problemas, porém seria legal vc citar pq esse tipo de ”cultura” acarreta nesse desenvolvimento(problema)!

    Conclusão: Muito GRANDE! :)
    OBS: Seria legal vc expor apenas uma proposta de intervenção!!!
    Gostei que vc retomou a ideia da introdução de Hitler!!!

    ATENÇÃO: CUIDADO COM O USO DE CONJUNÇÕES E NEXOS, PREFIRA UTILIZAR OS MAIS SIMPLES!!
    DICA: Um ótimo número de linhas por parágrafo é: 6/8/8/8!

    Fora isso, vc foi muito bem! Parabéns!!
    Espero que te ajude a melhorar!

    Fernanda Mello…………………………………………………………………………………………………………..

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.