“O mais escândaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A afirmação, atribuída à filósofa Simone Beauvior, pode facilmente ser aplicada a internet é a cultura do cancelamento, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade. O comportamento consiste em discordar de opinões, empresas cujas atitudes são consideradas imorais ou inaceitáveis pelos seguidores,
como racismo ,machimos e LGBTfobia. Em outras palavras, é uma nova forma de justiça social realizada na internet.
Primeiramente, é valido destacar que todos temos opiniões diferentes um dos outros o que nas atualidades colabora com esse mal que aflige este cenário que estamos vivendo. O cancelamento tem como base a ideia de que figuras públicas utiliza-se das redes sociais para promover sua produção. Desse modo, o conteúdo por ela produzido assemelha-se a um serviço mal-executado e que deve ser cancelado.
Outro fator existente, é que cancelar uma pessoa virou uma prática usada por muitos nas redes sociais nos últimos anos, e “cultura do cancelamento” foi eleito como o termo do ano de 2019 pelo Dicionário Macquarie, este ato é tão prejudicial que afeta a vida real, através, por exemplo, de perda de seguidores nas mídias sociais e de ameaças ao seu emprego e aos meios de subsistência. Jonh Locke filósofo inglês dizia que as ações dos seres humanos são consequências do seus pensamentos , com base nessa fala somos os principais culpados por não dar atenção necessária a este problema.
Portanto, medidas fazem-se necessárias para reduzir tal problemática social, cabe Anarnet (Agência Nacional de Autorregulação da Internet) em parceria com a mídia televisa, criar e divulgar mais projetos em todo território brasileiro, em apoio à população local, por meio de verbas governamentais e acordos empresariais , que constatarias para mudar essa realidade de que o linchamento virtual e um meio de justiça. Tal ação visa diminuir o cancelamento, e consequentemente, reduzir o caos da internet, se distanciando da realidade vivida pelo eu lírico em “Cidadão”
eyshilamacielIniciante
A cultura do cancelamento
Compartilhar
Boa tarde!
Primeiramente, seu texto possui características e elementos essenciais de uma redação do gênero ENEM e, apesar de algumas inadequações, está dentro dos padrões do tipo dissertativo-argumentativo. Observei a utilização do repertório sociocultural de forma positiva. Boa aplicação de propositivos.
No entanto, vale destacar alguns pontos nos quais sua redação falhou:
– Erros ortográficos e desvios gramaticais;
– Má organização dos períodos;
– Tese obscura, sobretudo na introdução;
– Falta de articulação dos períodos através dos conectivos (perde pontos na competência 04);
– Proposta pouco detalhada (como a proposta vai resolver o problema);
– Uso da primeira pessoa do discurso (o adequado é na terceira pessoa, pois esse gênero exige a impessoalidade).
Em suma, seu texto carece de organização.
C1- 80
C2- 120
C3- 160
C4- 120
C5- 160
Nota: 640.
Sugestão: usar mais os conectivos; organizar a introdução em alusão, tema e tese; organizar os períodos dos parágrafos do desenvolvimento começando por tópico frasal + explicação do tópico (uso do repertório) + consequências + exemplos + demais recursos para aprofundar o argumento + finalização; organizar a conclusão em períodos com objetivos pré-definidos, além de detalhar profundamente a proposta.
DenilsonSantoss
Olá, eyshilamaciel
Você tem domínio da estrutura da redação, entretanto, precisa organizar suas ideias no texto para que o leitor não precise ficar voltando para entender. Também, você usa palavras que devem ser evitadas como LGBTfobia, essa palavra não é mais usada. Na redação do enem você tem que mostrar sua autoria, mas isso não pode ser feito por palavras na 1 pessoa.
Em cada parágrafo de desenvolvimento você tem que apresentar um Tópico frasal + Repertório + desenvolver seu argumento + finalizar, essa é a estrutura base de um bom parágrafo de desenvolvimento.
Na sua conclusão você apresentou todos os elementos, mas não achei sua proposta tão realizável e condizente com os problemas que você apontou.
C1- 80
C2- 120
C3- 160
C4- 160
C5- 160
final: 680
*não sou corretor, apenas segui os critérios de correção da cartilha do INEP.