A cultura do cancelamento

  • -1

Na série “Control z” produzida pela Netflix em 2020, os segredos mais íntimos dos personagens foram expostos por uma conta no Instagram anonimamente, que, consequentemente foram cancelados e as suas relações sócias boicotadas. Nesse sentido, essa tal situação é a realidade na sociedade contemporânea, as vítimas são celebridades ou figuras públicas que tenham atitudes consideradas intoleráveis. Logo é preciso analisar os efeitos do cancelamento e a ineficácia da legislação.

Em primeiro lugar é muito importante falar sobre os efeitos dessa rejeição feita pela sociedade. Segundo a psicóloga Lissa Pinheiro “A cultura do cancelamento pode fazer parte dos fatores de riscos para a saúde mental. Nesse sentindo, pode se tornar gatilho para o agravamento de transtorno mental”. Em vista disso os julgamentos sociais podem acabar comprometendo questões psicológicas, as pessoas vão ficar com essas lembranças para sempre e dificilmente terão as suas vidas normais de volta. Assim sendo, é concludente que esse cenário negativo chegue ao fim.

Além disso, outra grande causa é a ineficácia da legislação que gera a intensificação deste fato. Deste modo, a liberdade de expressão consagrada na Constituição Federal em 1988 garante que os usuários as redes sociais possam expressar a sua opinião na ‘internet’. No entanto, devido à falta de instituições reguladores, muitos usuários sentem medo de expor as suas opiniões devido à cultura do cancelamento.

Diante do exposto, cabe ao Congresso Nacional, elaborar uma legislação para combater a cultura do cancelamento. Isso deverá acontecer através de uma reunião com os executivos, legislativos e mídias sociais como Instagram e Facebook. Diante disso, todos os indivíduos poderão expor as suas opiniões de forma consciente sem receber julgamentos

Compartilhar

6 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    Apresentou todos os pontos.

    D1:
    Acho que você poderia ter desenvolvido mais sua ideia a parte de como ocorre o problema, uma opção é colocar exemplificaçōes.

    Sugestão de reescrita: “(…) Em vista disso os julgamentos sociais decorrentes de ações tomadas pela maioria como incorreta , por exemplo, comportamentos preconceituosos ou ofensivos , podem acabar comprometendo questões psicológicas, já que as pessoas vão ficar com essas lembranças para sempre e dificilmente terão as suas vidas normais de volta. Assim sendo, é concludente que esse cenário negativo chegue ao fim.

    D2:
    Você poderia ter desenvolvido mais sua ideia na parte de consequência do problema, você apresentou apenas a causa, e grande parte desse parágrafo está composto pelo repertório.

    CONCLUSÃO:
    Faltou a finalidade e mais detalhamento.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 160

    TOTAL: 820

    • 1
  2. Oi Ingrid, primeiramente parabéns pela redação é nítido sua habilidade para a escrita. Aqui vai alguns pontos que vejo para aperfeiçoar:
    – Sempre depois de utilizar conectivos é necessário colocar uma vírgula.
    – Seria de bom tom trocar os nomes de redes sociais como “Instagram” e “Facebook” para meios de comunicações ou até só para redes sociais pois torna o texto mais formal.
    – Sobre conclusão poderia ter trabalhado mais nela, com mais informações e dados, assim como é importante e interessante fazer um retorno de ideias do assunto que foi citado no primeiro parágrafo.
    Nota: 840

    • 0
  3. Oii espero ajudar !!
    Percebi alguns erros de concordância e em alguns momentos a impressão q tive é q o texto está um pouco informal demais.
    -sempre tem vírgula depois dos conectivos
    -precisa de mais repertórios para dar sustentação a sua argumentação. Filmes, livros, história..
    – e na conclusão faltou a finalidade e de fato a ação.. mas de resto seu texto está muito bom .

    • 0
  4. Oi, Ingrid!! Achei sua redação boa, mas segue alguns pontos que acredito que podem melhorar:

    INTRO: O conectivo “nesse sentido” poderia ser substituído por “Fora da ficção”, por exemplo.
    “Logo(,) é preciso analisar os efeitos do (da cultura do) cancelamento e a ineficácia da legislação (brasileira).

    DESEN 1: Não podemos esquecer de utilizar virgula depois dos conectivos.
    Acredito que a argumentação ficou um pouco vaga e existem palavras que se substituídas por alguns sinônimos poderiam afastar um pouco o coloquialismo da sua redação.

    DESEN 2: “Além disso, outra grande causa” vc não estava falando de causa e sim efeitos.
    O segundo desenvolvimento pode melhorar na parte de argumentação tbm, Ingrid. Por que a negligência governamental é uma das causas da cultura do cancelamento? vc não explicou essa parte

    E até acho que para uma coerência melhor do texto seria melhor colocar primeiro o paragrafo de causa e depois o de consequência.

    CONCLUSÃO: A primeira coisa que a gente coloca na redação é o conectivo e a retomada do tema da redação. Outra coisa é especificar a ação que será feita junto com o detalhamento, para não deixar o seu ultimo paragrafo de forma vaga. Não precisa colocar tantos agentes assim nessa parte, focar em detalhar é mais importante do que cinco agentes diferentes ;)

    Espero ter te ajudado de alguma forma e desculpa qlqr coisa ;)

    • 0
  5. Sua introdução está bem elaborada.
    Nos parágrafos de desenvolvimento você trouxe bom repertórios, mas não argumentou bem, faltou expor mais seu ponto de vista.
    E na sua proposta de intervenção você mostrou o agente, disse o que ele deve fazer, o meio, mas você não disse a finalidade e não detalhou.

    • 0
  6. Oi, Ingrid. Tudo bem? Você escreve bem, mas pecou em alguns pontos, no meu ponto de vista.
    Vamos lá:
    1. Na sua introdução, você não deixou claro sua tese, lembre-se que você deve colocar dois argumentos explicitando porque o problema acontece e defender esses dois argumentos nos parágrafos de desenvolvimento.
    2. Você também pecou algumas vezes no uso da vírgula e esqueceu de colocar alguns conectivos em locais necessários. Além disso, você também repetiu algumas palavras no decorrer do texto, o que acaba demonstrando para o corretor que você nao possui um repertório metalinguístico.
    3. Por fim, a sua conclusão ficou boa, mas um pouco vaga e faltou determinar em quanto tempo seria resolvido a problemática. Não esqueça das perguntas: Quem vai fazer? O que vai fazer? Como vai fazer? Onde vai fazer? Quando vai fazer? Respondendo a essas perguntas, você provavelmente terá grandes chances de fechar essa competência.
    Segue minhas notas para sua redação:
    COMPETÊNCIA I: 120
    COMPETÊNCIA II: 200
    COMPETÊNCIA III: 160
    COMPETÊNCIA IV: 120
    COMPETÊNCIA V: 160
    TOTAL: 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.