De acordo com os filósofos do século XX, Theodor Adorno e Max Harkeimer, a indústria cultural foi criada com a finalidade de formar uma estética voltada ao consumismo.Análogo a isso, no Brasil a cultura de consumo entre os jovens prevalece como forma de auto-afirmação e são pessoas que compram além do necessário e tal hábito vem se tornando um problema.
Inicialmente, com o advento do capitalismo como sistema econômico, surgi também a necessidade de um mercado consumidor.Desse modo, encontra no Brasil um público que se identifica com esse modelo. À vista disso, quanto mais essas pessoas compram mais crescem os endividados no país, segundo o IBGE.Assim sendo, é inadmissível que os pais não debatam com os seus filhos sobre esse assunto.
Além disso, segundo os filósofos da Escola de Frankfurt a lógica do capitalismo é a cultura de massa que busca padronizar e homogenizar os produtos para que possam ser consumidos pela maioria das pessoas .Nesse sentido, o adolescente acredita que só será aceito no grupo se comprar, por exemplo, roupas de marcas, eletrônicos entre outros.Outrossim, é inaceitável que vivemos em uma sociedade que não auxiliam os jovens nas suas escolhas.
Portanto, é necessário que o Estado por meio do Ministério da Educação, escreva uma cartilha com o objetivo de orientar os jovens uma forma de consumo consciente e também de explicar a eles que existem formas de ser aceito no grupo social sem a necessidade de ceder aos apelos do capitalismo.Espera-se, com isso, que a sociedade seja crítica ao consumismo, como os filósofos da Escola de Frankfurt.
Larissa_Franco
Bem, vou dividir a correção em parágrafos:
Introduçao: Apresentou um repertório sociocultural, realizou uma contextualização e trouxe uma tese (necessidade de auto-afirmação). O ideal seria trazer duas teses, assim, você desenvolveria cada tese em um parágrafo de desenvolvimento. Apresentou um pequeno desvio de pontuação logo após a palavra “Brasil, onde deveria ocorrer o uso de uma vírgula para indicar aposto. Percebi também um pequeno desvio da norma culta na última oração do parágrafo.
Desenvolvimento 1: Apresentou alguns erros gramaticais, como “surgi” ao invés de “surge”, a falta de vírgula após “compram”, o uso do “encontra” ao invés de “encontra-se” e ,finalmente, o uso de “à vista disso” ao invés de “em vista disso”. Apresentou a marca de autoria e um repertorio sociocultural, isso é bom.
Desenvolvimento 2: trouxe repertório sociocultural tbm e deixou bem clara a marca de autoria, além de retomar a tese da introdução e argumentar de forma coerente. Porém, apresentou uso equivocado do conectivo “outrossim”.
Conclusão: Retomou a tese da introdução e apresentou uma proposta de intervenção coerente. Indico melhorar um pouco o arranjo da frase, para trazer um pouco mais de formalidade.
No geral, indico que você estude mais um pouquinho o uso da vírgula e dos conectivos. Foi uma boa redação, os erros apontados são apenas detalhes que podem ser corrigidos facilmente, mas que podem tirar muitos pontos na competencia 1 e 4 da redação do ENEM
Letícia.F
Olá
Sua redação está legal, de fácil interpretação;
A estrutura está boa, porém acho que você poderia desenvolver o primeiro parágrafo melhor, apresentando seu projeto de texto, dessa forma quando a pessoa ler o primeiro parágrafo ela já terá ideia de que maneira você vai desenvolver sua tese;
Vi alguns erros gramaticais;
No terceiro parágrafo , “é inaceitável que vivemos em uma sociedade que não auxiliam…”, o correto é “é inaceitável vivermos em uma sociedade que nao auxilie…”;
Sua proposta de intervenção pode ser mais detalhada, explicando melhor como pode se dar essa orientação, algo inovador que fuja do senso comum.
Espero ter ajudado.
Parabéns pela redação!
Edilainedepaula
Bom dia , O texto está bom , fácil entendimento e bem estruturado , mas precisa trabalhar a questão da tese,em relação a sua conclusão está incompleta, é necessário o detalhamento das ações como por exemplo -como vai ser feita a orientação dos jovens – esse detalhamento melhoraria a sua nota na conclusão.Boa sorte
madriele03
Competência 1 – 160 – Poucos erros gramaticais.
Competência 2 – 140 – Faltou seu projeto de texto na introdução, a qual deve ser retomada no desenvolvimento. Além disso, use mais sua visão crítica. Fora isso, apresentou boa estrutura textual e uso de OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO.
Competência 03 – 160- Só precisa organizar mais as informações argumentativas articulando com as citações/alusões.
Competência 04 – 200 – Usou bem os conectivos.
Competência 05 – 160 – Faltou o elemento conclusivo – Meio como fazer/pôr em prática essa intervenção.