A cultura de consumo entre os jovens no Brasil

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De acordo com os filósofos do século XX, Theodor Adorno e Max Harkeimer, a indústria cultural foi criada com a finalidade de formar uma estética voltada ao consumismo.Análogo a isso, no Brasil a cultura de consumo entre os jovens prevalece como forma de auto-afirmação e são pessoas que compram além do necessário e tal hábito vem se tornando um problema.

Inicialmente, com o advento do capitalismo como sistema econômico, surgi também a necessidade de um mercado consumidor.Desse modo, encontra no Brasil um público que se identifica com esse modelo. À vista disso, quanto mais essas pessoas compram mais crescem os endividados no país, segundo o IBGE.Assim sendo, é inadmissível que os pais não debatam com os seus filhos sobre esse assunto.

Além disso, segundo os filósofos da Escola de Frankfurt a lógica do capitalismo é a cultura de massa que busca padronizar e homogenizar os produtos para que possam ser consumidos pela maioria das pessoas .Nesse sentido, o adolescente acredita que só será aceito no grupo se comprar, por exemplo, roupas de marcas, eletrônicos entre outros.Outrossim, é inaceitável que vivemos em uma sociedade que não auxiliam os jovens nas suas escolhas.

Portanto, é necessário que o Estado por meio do Ministério da Educação, escreva uma cartilha com o objetivo de orientar os jovens uma forma de consumo consciente e também de explicar a eles que existem formas de ser aceito no grupo social sem a necessidade de ceder aos apelos do capitalismo.Espera-se, com isso, que a sociedade seja crítica ao consumismo, como os filósofos da Escola de Frankfurt.

 

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4 Correções

  1. Bem, vou dividir a correção em parágrafos:
    Introduçao: Apresentou um repertório sociocultural, realizou uma contextualização e trouxe uma tese (necessidade de auto-afirmação). O ideal seria trazer duas teses, assim, você desenvolveria cada tese em um parágrafo de desenvolvimento. Apresentou um pequeno desvio de pontuação logo após a palavra “Brasil, onde deveria ocorrer o uso de uma vírgula para indicar aposto. Percebi também um pequeno desvio da norma culta na última oração do parágrafo.
    Desenvolvimento 1: Apresentou alguns erros gramaticais, como “surgi” ao invés de “surge”, a falta de vírgula após “compram”, o uso do “encontra” ao invés de “encontra-se” e ,finalmente, o uso de “à vista disso” ao invés de “em vista disso”. Apresentou a marca de autoria e um repertorio sociocultural, isso é bom.
    Desenvolvimento 2: trouxe repertório sociocultural tbm e deixou bem clara a marca de autoria, além de retomar a tese da introdução e argumentar de forma coerente. Porém, apresentou uso equivocado do conectivo “outrossim”.
    Conclusão: Retomou a tese da introdução e apresentou uma proposta de intervenção coerente. Indico melhorar um pouco o arranjo da frase, para trazer um pouco mais de formalidade.
    No geral, indico que você estude mais um pouquinho o uso da vírgula e dos conectivos. Foi uma boa redação, os erros apontados são apenas detalhes que podem ser corrigidos facilmente, mas que podem tirar muitos pontos na competencia 1 e 4 da redação do ENEM

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  2. Olá
    Sua redação está legal, de fácil interpretação;
    A estrutura está boa, porém acho que você poderia desenvolver o primeiro parágrafo melhor, apresentando seu projeto de texto, dessa forma quando a pessoa ler o primeiro parágrafo ela já terá ideia de que maneira você vai desenvolver sua tese;
    Vi alguns erros gramaticais;
    No terceiro parágrafo , “é inaceitável que vivemos em uma sociedade que não auxiliam…”, o correto é “é inaceitável vivermos em uma sociedade que nao auxilie…”;
    Sua proposta de intervenção pode ser mais detalhada, explicando melhor como pode se dar essa orientação, algo inovador que fuja do senso comum.
    Espero ter ajudado.
    Parabéns pela redação!

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  3. Bom dia , O texto está bom , fácil entendimento e bem estruturado , mas precisa trabalhar a questão da tese,em relação a sua conclusão está incompleta, é necessário o detalhamento das ações como por exemplo -como vai ser feita a orientação dos jovens – esse detalhamento melhoraria a sua nota na conclusão.Boa sorte

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  4. Competência 1 – 160 – Poucos erros gramaticais.
    Competência 2 – 140 – Faltou seu projeto de texto na introdução, a qual deve ser retomada no desenvolvimento. Além disso, use mais sua visão crítica. Fora isso, apresentou boa estrutura textual e uso de OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO.
    Competência 03 – 160- Só precisa organizar mais as informações argumentativas articulando com as citações/alusões.
    Competência 04 – 200 – Usou bem os conectivos.
    Competência 05 – 160 – Faltou o elemento conclusivo – Meio como fazer/pôr em prática essa intervenção.

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