A cultura de consumo entre os jovens no Brasil

  • 0

A Constituição Federal de 1988, garante a todos o direito à liberdade, informação e bem estar social. No entanto, a cultura de consumo entre jovens impedem que tais garantias sejam usufruídas, tornando-se um desafio a ser enfrentado organizadamente no Brasil. Sob esse viés, convém ressaltar as principais causas e consequências dessa problemática.

A princípio, com o advento do capitalismo, no século XV, os indivíduos começaram a consumir desenfreadamente. Hodiernamente, essa perspectiva não modificou-se, tendo em vista que os meios midiáticos, através de propagandas e publicidades, persuadem os jovens a comprarem de forma exacerbada. Essa conjuntura evidencia que esse regime econômico visa a lucratividade em detrimento da constatação das prerrogativas essenciais ao ser humano na prática.

Outrossim, segundo Albert Einstein, físico alemão, “tornou-se chocantemente óbvio que a tecnologia excedeu a humanidade”. Isso é perceptível na realidade, quando as empresas criam cada vez mais softwares, afim de facilitar compras on-line e divulgar ofertas de promoção de comida, roupas, entre outros. Nessa ótica, é inadmissível após séculos da abolição escravista, a juventude ainda seja escrava da tecnologia e do consumismo.

Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar esse impasse. Destarte, o Ministério de Educação pode incentivar os cidadãos mais novos, por meio de palestras e campanhas, as quais devem ser exibidas na mídia e ministradas por profissionais especializados, com o intuito de discorrer a respeito dos malefícios da consumação excessiva. Espera-se, com isso, que as palavras ditas por Einstein não tornam-se reais e haja o gozo dos direitos constitucionais na sociedade brasileira.

DÊEM A NOTA DE CADA COMPETÊNCIA, POR FAVOR.

Compartilhar

3 Correções

  1. 👉🏼Eu não compreendi muito bem o que você queria demonstrar relacionando a Constituição Federal de 1988 com o tema em sí, visto que, você não explica o porquê e co-relação entre ambos assuntos, virou incoerente e você deveria citar alusão. Em suma, ficou vago. E por favor, de coração, não utilize introduções e textos prontos, eu já havia visto essa introdução em outros lugares, pois deixa sua redação sem ponto de vista e fraca.
    👉🏼 Vi poucos erros ortográficos, mas são notáveis, assim como, a falta de crase em algumas partes(preste mais atenção).
    👉🏼 Você não soube muito bem relacionar o seu repertório sociocultural, visto que, do nada você comprara a Escravidão com a contemporaneidade, afirmando que os jovens são “escravos”, contudo, é evidenciado que temos escolhas e não somos mais escravos. Argumento muito errôneo. Revise novamente seus pontos de vista.
    👉🏼Proposta está boa, só precisa de mais detalhamento.
    C1: 120
    C2: 140
    C3:120
    C4:160
    C5:180
    Total: 720
    PS: Continue sempre melhorando, pois você é capaz de melhorar.q

    • 0
  2. Comentário geral: Escreve bem, contudo há oque melhorar. Primeiramente, faltou justificar o uso da constituição, pois da forma que você colocou não tem nenhuma relação entre:”direito à liberdade, informação e bem estar social” e ”cultura de consumo entre jovens”. Faltou justificar sua citação.
    Recomendo que você primeiro faça um tópico frasal para depois abordar o tema com: citação histórica, filmes, séries… Para mostrar planejamento textual.
    O começo do seu primeiro parágrafo está muito no formato de uma introdução, sendo: contextualização, contudo aqui precisamos de argumentos e esses argumentos serão justificados com a contextualização.
    Não use formulas para começar a introdução, pois fórmulas em geral, principalmente essa, caem no senso comum, portanto, tente fazer uma breve síntese do texto.
    Outro fator, seu texto está com uma linguagem extremamente formal em apenas alguns tópicos, e não é um padrão seguido ao texto todo, evite essas ocorrências.
    Notas:
    C1-160 (Erros leves, como ”essa perspectiva não modificou-se” o correto seria ”essa perspectiva não se modificou, pois ênclise é utilizada apenas em começo de frase, pois não se deve iniciar com pronome.)
    C-160-(Domínio perfeito do texto dissertativo argumentativo, abordagem completa, contudo perdeu ponto por não relacionar bem as áreas do conhecimento citadas)
    C3-120(Usou áreas do conhecimento a favor de um ponto de vista, porém isso não foi feito da forma adequada, além disso demonstra indícios de autoria e falta um pouco de planejamento textual, como abordagem dos argumentos na introdução e tópico frasal.
    C4-160(Demonstra um bom domínio dos mecanismos linguísticos, no entanto O texto não está muito coeso, e não segue um fluxo contínuo de ideias.
    C5-200(Perfeito: Agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento, show.)

    • 0
  3. Olá, madriele03Iniciante!!
    Parabéns pela redação. Geralmente procuramos um erro mas a sua no meu ver foi nota 1000.
    No começo da sua introdução outra forma de iniciar seria com a “Declaração Universal dos Direitos Humanos” adotada pelo ONU em 1948 que segue a mesma ideia da Constituição Federal de 1988.
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    Nota:1000
    Se precisar de ajuda ou qualquer dúvida você pode contar comigo.
    Um abraço.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.