A cultura de cancelamento e suas consequências na sociedade brasileira

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Muito tem se discutido sobre a cultura de cancelamento no Brasil, que surgiu em 2017 com o movimento “#MeToo” com o objetivo de denunciar o assédio sexual e o abuso de homens poderosos contra as mulheres. Porem atualmente observa-se uma perspectiva diferente da inicial no qual se obtém através do cancelamento um discurso de ódio e consequentemente graves consequências.

O cancelamento é compreendido como uma represália dos internautas contra uma pessoa, grupo ou marca após fala ou pratica de ato tido como contrário a pautas impôs  tas pela sociedade, ao passo da criação de uma espécie de tribunal em que determinadas posturas ou pessoas são rechaçadas a partir de uma sabotagem em massa, sem que haja direito de resposta efetiva. Pratica mais comuns entre celebridades e influencers

A influenciadora digital Lisa Barcelos por exemplo foi cancelada e perdeu diversos seguidores e fãs clubes após ter áudios vazados sobre a traição com o funkeiro Nego do Borel. Atualmente ela continua sendo alvo de muitos ataques por conta de seu erro uma vez que o cancelamento pode gerar consequências como a exclusão dos meios sociais, destruição de reputações pois a pessoa sempre será lembrada pelo seu erro e não por quem ela é, transtornos mentais e até mesmo o suicídio como é o caso do filho da cantora Walkyria Santos que tirou sua própria vida após ser alvo de críticas na internet.

Fica exposta a necessidade de medidas para resolver a problemática. No âmbito educacional e através de veículos midiáticos, deve-se propor palestras e publicações em redes sociais sobre as consequências da cultura de cancelamento a fim e de conscientizar que somos todos seres humanos sujeitos a errar e isso não é motivo para cancelamento.

(30 linhas na folha de redação do enem)

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4 Correções

  1. Olá, tudo bem?

    A sua redação está escrita de maneira excelente, entretanto a falta de conectivos acabou deixando seu texto um pouco sem nexo.

    – A sua introdução poderia ser melhor desenvolvida.
    – Seus desenvolvimentos estão bons, só falta usar conectivos e desenvolver melhor suas ideias.
    – A sua conclusão está boa, mas poderia melhorar com um desenvolvimento melhor sobre a proposta de intervenção e os agentes que irão auxiliar em tal ato.

    espero ter ajudado, bons estudos. :)

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  2. Olá!

    Introdução: Faltou esclarecer quem criou o movimento citado. O uso do PORÉM poderia ser utilizado de outra forma e não no início da frase, poderia reescrever.
    Desenvolvimentos: Faltou o uso de conectivos para que o texto todo tivesse uma conexão e não com informações soltas (isso agrega bastante na nota da redação). Poderia abordar o assunto com um olhar mais crítico.
    Conclusão: Poderia melhorar um pouco a proposta de intervenção dizendo como essas palestras serão feitas e um detalhamento sobre os agentes que serão utilizados.

    Espero ter ajudado! Boa sorte e bons estudos!

    Bjo

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  3. Olá!!
    Não sei se é impressão, mas parece que eu li três parágrafos de introdução misturado com desenvolvimento. Faltou conectividade no seu texto. Também teve erros de pontuação.

    1. LÍNGUA PORTUGUESA: 120 PONTOS
    Descritivo ENEM 2019: Você demonstrou domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    2. ABORDAGEM / GÊNERO: 120 PONTOS
    Descritivo ENEM 2019: Você desenvolveu o tema por meio de argumentação, porém faltaram alguns meios que o enem cobra. Leia o que o Enem cobra.

    3. DEFESA / COERÊNCIA: 120 PONTOS
    Descritivo ENEM 2019: Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.

    COESÃO E ARTICULAÇÃO: 120 PONTOS
    Descritivo ENEM 2019: Você articulou as partes do texto, com inadequações

    5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 120 PONTOS

    Nota: 600

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  4. Olá! Abaixo segue minha correção:
    – No 1° parágrafo, quem “discutiu” sobre o assunto? E o movimento “#MeToo” tem como objetivo a cultura de cancelamento ou da denúncia de assédio sexual? Não está muito esclarecido nesse trecho. E no primeiro parágrafo as palavras “Porém” e “observa-se” estão de forma incorreta. Porém, você apresentou a tese “uma perspectiva diferente da inicial no qual se obtém (X) através do cancelamento (X) um de ódio e consequentemente graves (X)consequências”, bom! Mas em alguns aspectos dessa tese faltou a coesão;
    – Já no 2° parágrafo, “O cancelamento é compreendido como uma represália dos internautas contra uma pessoa, grupo ou marca (X), ficou bom! Mas no (X) deveria ter um ponto final. E as palavras “prática”, ” as pautas”e “tas” estão de forma incorreta. E a estrutura do segundo parágrafo está um pouco confuso do que você queria argumentar sobre esse assunto;
    – 3° parágrafo, faltou no início do parágrafo um conectivo. Mas ficou excelente em abordar um exemplo para esse parágrafo porém, você não descreveu muito sobre como esse caso pode virar uma problemática sobre o cancelamento, por isso ficou um pouco vago. Além disso faltou acentuação, “Barcelos(,) por exemplo(,) foi…”, “Atualmente(,)ela…”, “ataques(,) por (,) por conta de seu erro (,). E poderia substituir a vírgula pela letra (e), no trecho “sociais, destruição”. E colocar a vírgula no trecho “reputações (,) pois” e no trecho “suicídio (,) como é…”;
    – No último parágrafo, ficou ótima a primeira frase de sua conclusão. Porém, faltou como os agentes que irão solucionar ou amenizar o problema. E necessitou um pouco do detalhamento de como irão propor essas palestras.
    Obs: sua redação apresentou ótimas argumentações, mas faltou algumas competências que exige no ENEM. Espero te ajudado! Tchau!

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