A cultura alimentícia dos norte-americanos está acabando com a saúde brasileira.

  • 1

O documentário americano “Super Size Me- A Dieta do Palhaço” traz uma imagem das pessoas que comem constantemente em restaurantes do tipo “Fast- Food”. Na longa metragem, o cineasta americano Morgan Spurlock faz um experimento, e, durante 30 dias, só se alimenta de comidas do restaurante “Mc’Donalds, o qual a sua consequência foi exames alterados e 12 quilos ganhos, o qual pelo seu físico se tornou obeso. Trazendo esse documentário nos dias atuais, especialmente no Brasil, é que a cada ano que passa mais pessoas vem se tornando obesas, o qual uma das causas são as propagandas que alienam os seus leitores, que tem-se como consequência as doenças físicas e psicológicas.
Primeiramente, os Estados Unidos quer monopolizar o mundo com a sua cultura, onde fazem propagandas para atrair o consumismo em países subdesenvolvidos e populosos principalmente. Pegando o exemplo do Brasil, o qual é um dos países mais consumistas do mundo, ele é facilmente apreendido pelos comerciais de restaurantes “Fast- Food”, onde fomentam o desejo de consumir os seus derivados, o qual essas propagandas só passam a parte da gostosura e da beleza de seus produtos, mas não passam a parte nutritiva, por exemplo, onde escondem esses dados para manipular os seus clientes, que são alienados, mas não pensam na parte negativa.
Como consequência desses atos, tem-se o excesso de peso, o qual o IMC (índice de massa corporal) é superior ou igual a 25, e que mais da metade da população registra esse requisito não positivo, onde aparecem os problemas físicos e psicológicos, como a diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, depressão, aumento dos radicais livres no corpo, onde maior a sua quantidade, mais problemas as pessoas terão na velhice.
Analisando os fatos retratados, de fato a população brasileira precisa regrar a sua alimentação, onde precisam desvincular-se um pouco da cultura norte americana, e se apropriar a uma gastronomia mais equilibrada, como a dos japoneses, que comem carnes brancas e poucos alimentos industrializado, além do governo, em especial o Ministério das Comunicações, difundir mais propagandas em incentivo a uma alimentação mais saudável, para os cidadãos se tornarem pessoas mais benéficas e com mais saúde. Com isso, chegaremos a uma fase idosa igual a dos japoneses, o qual um dos motivos para eles ultrapassarem os 100 anos é uma boa alimentação.

Compartilhar

2 Correções

  1. 1. Achei sua introdução ótima, demonstrou que tem um bom repertório Cultural

    2. Achei que faltou alguma contextualização histórica como argumento, de onde vem essa glorificação dos americanos? Desenvolva melhor a argumentação, assim os corretores entendem seu ponto de vista mesmo que não concordem

    3. O texto bom, trabalhe desenvolvendo melhor os argumentos e proposta de intervenção, detalhando mais, mostrando os motivos. Também há outras intervenções além da mídia

    • 0
  2. Olá, irei analisar sua redação pelas competências do ENEM.

    C1- Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: tudo okay com sua escrita :)

    C2 – Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: sua compreensão da proposta está ótima e na análise individual dos parágrafos consigo compreender qual a proposta da redação. E, você aplicou conceitos de outras áreas para explicar o seu ponto de vista.

    C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: Você apresentou vem os fatos, no entanto, senti falta de mais argumentação no seu texto. (Perdoe-me se a estrutura desejada não ser a de um texto dissertativo-argumentativo)

    C4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: na coesão, está muito bom, mas tente usar um pouquinho mais de conectivos (eles são muito importantes na redação 🤫).

    C5 – elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos: na proposta de intervenção eu acho que você poderia se sair melhor. Seu texto foi inspirador, todavia, sua proposta foi um pouco frustrante (nunca use a mídia como uma única forma de intervenção, use ela como uma segunda intervenção, mas não como primeira.) Faltou detalhamento da sua proposta objetificação mais os meios e objetivos.

    Sua redação está incrível! Continue trabalhando e terá um ótimo resultado no final :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.