Estudante

A crise no abastecimento de água

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Em 2015, o Brasil vivenciou a maior crise hídrica ocorrida no estado de São Paulo. O reservatório do Paraiba do Sul, atingiu o nível mais baixo dos últimos 90 anos. Nesse cenário, a crise no abastecimento de água, evidenciou a negligência do Governo e a urgência de medidas para solucionar esse imbróglio.

É inegável, que o avanço do agronegócio no país, tem contribuindo no uso imponderado do recurso natural. Tendo em vista, que a água é usada para a irrigação e manutenção da produção agrícola e pecuária. Consequentemente, a água usada para irrigação das plantações é perdida pelo fenômeno da evaporação. Em entrevista ao documentário feito pela CEIVAP, Marília Melo, do Instituto Mineiro de gestão das águas, diz que – existem aproximadamente 600 mil propriedades rurais, sendo que, 150 possuem assistência técnica e 450 não possuem – Nesse contexto, é notório, que as 450 que não possuem assistência técnica, usufruam da água em maior quantidade de forma imprudente.

Ademais, vale ressaltar, que o desmatamento na floresta Amazônica está diretamente relacionado à falta de chuva no país. Segundo o filósofo, Aristóteles, a natureza não faz nada em vão. Sob esse viés, percebe-se que às queimadas que ocorrem na Amazônia, sucumbi de forma extremamente negativa no ciclo da água. Isso porque, a Amazônia transpira, diariamente, 20 bilhões de vapor de água para a atmosfera, e com o desflorestamento, reduz a injeção de vapor de água na atmosfera, aumentando o aquecimento global e causando período de seca.

Diante do exposto, conclui-se que, de acordo com o pensamento de Edmund Burke, um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la. Para que crises como a que ocorreu em 2015 não se repita, urge ao Governo, com apoio das agências de fomento dos estados, medidas eficazes de fiscalização das empresas de agropecuária, para evitar o desperdício de água. Além disso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, cumprir o que dispõe a lei 9.605, aumentando a fiscalização na Amazônia, a fim de diminuir o desmatamento e punir os envolvidos.

 

 

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6 Correções

  1. Em geral, sua escrita é muito boa!
    Entretanto, tenha cuidado com a tese…
    É recomendável deixar a tese clara na introdução para que nos parágrafos seguintes você possa detalhar o que você abordou na introdução, dessa forma o leitor compreenderá melhor o que você está dizendo.
    Uma outra observação é em relação aos dados externos que você utilizou no terceiro parágrafo. Qual a fonte?
    Na proposta de intervenção é importante seguir uma linha de raciocínio.
    Quem? (agente)
    O quê? (ação)
    Como? (modo/meio)
    Pra quê? ((detalhamento)

    Nota: 780

    Espero ter ajudado, você é capaz de fazer muito mais! Boa sorte!

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  2. OLÁ
    Sua redação está bem escrita, mas em relação a introdução faltou evidenciar o tema e deixe para utilizar os dados no desenvolvimento para ajudar na argumentação.
    A redação corresponde ao modelo enem.
    Atente-se ao uso da vírgula e adequação aos plurais.
    Seu repertório também está ótimo.
    Deixe a proposta de intervenção mais clara.

    Em geral, sua redação está muito boa! são somente alguns pontos que precisam ser revistos.
    Espero ter ajudado, boa sorte!

    Nota:800

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  3. Olá, boa tarde Carol !!
    Segue a sua correção:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    5. Respeito aos direitos humanos: 120
    Total: 840

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  4. Sua redação está informal, bem escrita, mas você aplicou dados demais quando poderia se expressar melhor. É ótimo que tenha conhecimento de tantos dados, mas era necessário criar um tema e aplicá-los sobre ele com seus argumentos. Não é uma crítica, mas um alerta! Tenha atenção na pontuação. Vírgulas erradas causam sentidos errados.

    Nota: 780

    • 1
  5. C1-Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    nota 160
    C2-Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    nota 120
    C3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    nota 120
    C4-Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    nota 160
    C5-Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    nota 160
    Nota geral: 720

    Introdução, falta apresentar o tema a ser explorado, guarde os dados para o desenvolvimento, primeiro explique para o leitor o que ele vai ler. Para te ajudar a estruturar o paragrafo tente responder as seguintes perguntas: O que? Porque? como? E daí?
    de uma olhada nesse link https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/introducao-de-uma-redacao
    Os desenvolvimentos estão coesos e coerentes, mas atente-se às vírgulas. “Segundo o filósofo, Aristóteles,” não deveria separar filósofo e Aristóteles.
    Se atente também quanto a adequação aos plurais. “Para que crises como a que ocorreu em 2015 não se repita” foi uma crise ou várias?

    Espero de verdade ter ajudado, boa sorte!

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  6. Sua redação ao todo está muito bem escrita.

    Em relação a introdução, falta a causa e a consequência bem explícita do problema que você colocou. É necessário que a causa e consequências que vc usou do desenvolvimento já apareça na introdução, para que quem for ler entenda do que vc vai debater.

    O repertório sociocultural está ótimo, a conclusão foi bem escrita, falta apenas o meio e o modo ficar mais claro.

    Em meio a essas observações, continue praticando, você escreve muito bem e com certeza poderá tirar uma nota brilhante!!!

    Nota: 820

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