[Deleted User]
  • 0

A crise na segurança pública brasileira

  • 0

Na novela “A força do querer”, é retratada a história da major Geisa e todo seu trabalho para manter a segurança pública. Entretanto, fora das telas o que vemos são: de um lado policiais sem recursos e bons equipamentos e de outro lado a corrupção policial.

De início, ementa-se que, na Constituição brasileira de 1988 é promulgado que a segurança é obrigação do estado. Todavia, é notório a falta de bons equipamentos policiais, dificultando seu serviço. Contrariamente, em noticiários como “Jornal da Record” é divulgado constantemente os crimes cometidos principalmente no Rio de Janeiro; com os marginais portando armas de uso militar, o que compromete a segurança da população.

Ademais, outro fator a ser mencionado, são os casos de opressão policial que tem se mostrado frequente na vida dos brasileiros. Nesse contexto, como na caso de George Floyd um cidadão americano que foi morto por um policial ajoelhado em seu pescoço, no programa “Fantástico” também foi relatado o caso de uma brasileira que sofreu os mesmos ataques. Sendo assim, infelizmente, o resultado é o medo da população em relação a quem deveria protege-los.

Por tanto, em razão da crise na segurança pública, medidas devem ser tomadas. Logo, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pela segurança do país, por meio de uma sugestão de lei entregue ao Congresso, promover melhores armas e equipamentos aos policiais, para que tenham mais segurança ao trabalhar. Outrossim, na lei deve conter também, a obrigatoriedade do  uso de câmeras nos veículos e gravadores nas roupas policiais para que assim não haja delito contra o corpo social.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Bom dia. Evite o uso de gerúndios, pois eles empobrecem o seu texto e você utilizou em excesso. Aliás, não esqueça da concordância nominal em ” … é notória ( deve concordar com falta, então não pode ser notório) a falta de equipamentos policiais…”, além de lembrar que Estado quando diz respeito à instituição política é com inicial maiúscula . Além disso, você não separou o aposto do termo antecedente em “… George Floyd um cidadão americano que foi morto por um policial ajoelhado em seu pescoço…”. Nesse caso, é muito importante uma vírgula ou um travessão para separar George Floyd ( termo antecedente) do aposto explicativo ( um cidadão …). Na introdução você utilizou um verbo na primeira pessoa do plural, o que não é permitido no ENEM, então cuidado! Também não encontrei tese alguma, porque vc apresentou a frase temática na qual foi falado a respeito da novela e logo em seguida apresentou os argumentos. Aliás, não é necessário citar “de outro lado”, porque isso faz com que haja repetição da expressão “lado”. Então, ficaria melhor se você colocasse “de um lado” e ” de outro”. A sua conclusão ficou boa, mas senti falta do detalhamento e seu desenvolvimento,na minha opinião, poderia ter explorado mais recursos, como o ” Medo Líquido” de Bauman, as desigualdades sociais e a negligência do Estado como fatores que levam ao aumento da criminalidade colocando em risco a população e outros.
    Mas é só treinar que vc vai longe! Não desista e treine bastante!
    Espero ter ajudado! Sucesso!

    • 2
  2. Introdução: essa comparação entre ficção e realidade ficou perfeita na introdução.
    Obs: tem um uso exagerado de “e” na mesma frase, *de um lado policiais sem recursos e bons equipamentos e de outro lado a corrupção policial* você poderia ter usado um conectivo, se encaixaria bem.
    Desenvolvimento: você apresenta bons argumentos no desenvolvimento, porem na introdução você fala sobre a corrupção policial e a falta de armamento, falto você explica no desenvolvimento como acontece esse processo.
    Conclusão: é a melhor parte da sua redação, você apresenta ótimas soluções.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.