Ao analisar o tema a crise na representatividade política no Brasil. Percebe-se que há muito tempo é visto como um problema, e certamente ainda enfrenta barreiras a serem quebradas. Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente, o direito ao voto secreto e direto. Isso acontece não só pela alienação política, mas também, a corrupção.
Diante disso, é preciso analisar quais são os aspectos, e um deles, a alienação que muitas pessoas demonstram possuir alegando não acreditar em mudanças ou melhorias no sistema politíco. Além disso boa parcela da população não se sente representada, levando em consideração que existem grupos políticos que lutam pelos próprios interesses, em vez dos de toda a população.
Da mesma forma, a corrupção acaba fazendo os cidadãos confiar cada vez menos nas instituições governamentais que fazem desvio de dinheiro público, gerando em consequência disso uma insatisfação popular. Ademais a corrupção por parte dos eleitos causa um sentimento de revolta no povo brasileiro.
Portanto, nota-se que a crise na representatividade política existem devido os argumentos citados acima. Cabe ao Ministério Público Eleitoral aumentar as fiscalizações de desvio monetário e a corrupção, em conjunto a sociedade deve se conscientizar da importância da sua participação. Dessa forma tais medidas seriam eficientes para combater o problema.
CORRIGIR VISANDO O ENEM.
Edilsonds
atentar para a diversificação de palavras tem repetição : como politica, público, corrupção…
indico agregar repertório no desenvolvimento como dados, citações e fatos históricos para da mais peso a sua argumentação.
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 40
Competência 4: 120
Competência 5: 160
Total : 600