Aprendiz

A crise humanitária dos refugiados no século XXI

  • 1

No livro “o cidadão invisível” é retratado a falta de reconhecimento de alguns indivíduos. Fora da ficção, a obra de Dimenstein é semelhante com a realidade atual, visto que os refugiados estão em crise humanitária por conta das péssimas condições de vida. Nesse âmbito, é nítido destacar o preconceito e a invisibilidade como causas do problema.

Diante desse cenário, a mentalidade social contribui para o revés. Na idade média, logo após a peste negra, os indivíduos ficaram com um receio de pessoas de outros locais. Nesse sentido, atualmente, observa-0se essa xenofobia na questão dos refugiados, os quais são, constantemente, mal tratados pela população, devido ao preconceito com sua cultura e ideologia. Consequentemente, na busca por melhores condições os refugiados acabam encontrando uma vida precária. Logo, tal pré-julgamento precisa passar por ressignificações.

Ademais, a invisibilidade colabora para a problemática. Segundo Djamila Ribeiro, é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Sob esse viés, a crise humanitária não está sendo, amplamente, noticiada pelas grandes mídias, de modo a deixar esse assunto de lado e não procurar solucionar esse problema, como alertou a pensadora. Dessa forma, enquanto a desinformação persistir as dificuldades atreladas aos refugiados continuarão em vigor na sociedade.

Portanto, é necessário intervir sobre esse quadro nefasto. Para isso, o Comitê Nacional para os Refugiados – órgão vinculado com o Ministério da Justiça-  deve organizar e criar vídeos, em formato de documentário, com depoimentos de refugiados, por meio da mídia, a qual irá facilitar a disseminação destes, a fim de amenizar o preconceito existente na mente humana e obter maior reconhecimento dos casos de refugiados e suas condições de vida.

Compartilhar

5 Correções

  1. INTRODUÇÃO: A contextualização foi vaga. Não dar para perceber a conexão com o tema. Mesmo que não soubesse tanto sobre o livro, detalhe o que lembrar e direcione melhor o raciocínio para que faça sentido o que você planeja dizer. Vou te dar um exemplo, na qual, não adicionei informações do livro, mas direcionei a essência da história do livro para a linha de raciocínio que se pretendia.

    Exemplo:
    No livro “o cidadão invisível” é retratada a realidade drástica de indivíduos que vivem à margem da sociedade – uma denúncia de como a invisibilidade destrói a perspectiva de cidadania.

    D1: O mesmo problema de conexão. Quando a gente ler, o repertório fica confuso, não faz muito sentido como o que você argumenta. Treina isso. Vou te dar um exemplo de como o que tu disse faz sentido, mas que no texto está vago.

    Exemplo:
    … a mentalidade social contribui para o revés. Acerca dessa premissa, pode-se traçar um paralelo com um fato histórico, já que, na Idade Média, mesmo após a pandemia da peste negra, os indivíduos ainda tinham um receio das pessoas de outros locais. Da mesma maneira, atualmente, observa-se essa xenofobia na questão dos refugiados, os quais…

    D2: Está bem escrito. Só faltou dizer que a Djamila é uma filósofa.

    CONCLUSÃO: Está ótima, só achei longo o último período (você poderia ter feito mais um período e fazer um desfecho legal retomando o contexto de o cidadão invisível.

    Enfim, tem um ótimo vocabulário. Escreve bem, só falta organizar melhor as ideias.

    C1:160 C2:160 C3:120 C4:160 C5:160

    • 0
  2. De forma geral, você realmente tem um bom vocabulário. Porém, alguns pormenores poderiam ser melhor desenvolvidos e coesos. Na introdução, é necessário— sugestão para substituir a palavra nítido— (salientar a importância de) destacar o preconceito como causas do problema (condições de vida precárias), que se deduz que são ideias do livro, porém, o embasamento, assim como o conteúdo, não são precisamente apresentados, embora seja uma introdução, as ideias acabam por ficar desconexas.
    No segundo parágrafo, você traz o período da idade média, com ênfase na peste negra, para demonstrar e embasar seu argumento seguinte, “observa-se essa xenofobia na questão dos refugiados, os quais são, constantemente, mal tratados pela população,” (problematica) “devido ao preconceito com sua cultura e ideologia” (motivo do problema). O seu rudimento argumentativo é coerente, e ter trazido a idade média para recapitular um dos porquês do tema em geral (os indivíduos ficarem com receio de pessoas de outros locais) é inteligente e poderia ser mais desenvolvido nesse parágrafo, logo no início.

    * Quando você fala de alguém para dar credibilidade ao seu texto, é importante deixar bem claro quem é essa pessoa. Djamila é uma pensadora? Uma filósofa? Quem é Djamila?

    A conclusão está perfeita, com uma solução precisa e diretamente colocada que retoma tudo o que foi dito.

    :)

    • 0
  3. Começando pela introdução, a ideia abordada está muito boa, porém fica a desejar, uma solução seria se aprofundar mais na ideia que o livro retrata, pois o parágrafo se tornou muito raso sobre o assunto abordado.
    Seu primeiro parágrafo argumentativo esta muito bom, sua opinião foi muito bem colocada, mas seu repertório não encaixou com a mesma, não ficou entendível oque o repertório tem a ver com o tema.
    O segundo parágrafo esta perfeito.
    Sua conclusão esta muito boa também, só uma ideia que dou é que poderia ter retomado o repertório do livro “o cidadão invisível” para finalizar.

    • 0
  4. a introdução não está ruim, mas precisa melhorar se especificando os acontecimentos do livro com o tema proposto.
    no desenvolvimento no começo ficou um pouco confuso já que você acabou relacionando com a idade média……………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • 0
  5. INTRODUÇÃO: Ao apresentar um repertório você precisa descreve-lo resumidamente, imaginando que o corretor não sabe nada sobre o livro/filme/série.
    D1: Não ficou legal logo na primeira frase usar: ”para o revés”
    D2: Faltou especificar a problemática na primeira frase. Descrever melhor quem é Djamila.
    PI: Faltou uma manutenção temática conclusiva e também finalizar resgatando o repertório da introdução
    C1:160
    C2:160
    C3:120
    C4:160
    C5:160
    TOTAL:760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.