A crise hídrica no Brasil

  • 1

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, assegura o direito a um meio ambiente equilibrado para todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem aplicado-se na prática, quando é feito uma reflexão sobre a atual crise hídrica da nação, problema esse que está diretamente ligado as indústrias geradoras de energia não renovável, a população e as entidades federativas. Portanto, os fatores citados anteriormente, somam-se com as causas desse problema.

Em primeira análise, deve-se ressaltar as grandes empresas hidroelétricas como propulsoras dessa chaga, pois, essas modalidades de firmas geradoras de eletricidade, utilizam quantidades absurdas de água como matéria-prima. Nesse viés, essa abordagem se relaciona com as ideias do espetáculo Meu Futuro no Lixo do coletivo Girassol do Sertão “Enquanto a natureza for comercializada, a existência do homem estará ameaçada”. Diante de tal exposto, essa visão se liga ao atual extravismo do recurso hídrico que acarreta a presente falta de água.

Ademais, é fundamental apontar a sociedade como culpada pelos problemas relacionados a água. Em afirmativa, uma pesquisa do IBGE, mostrou que 60% da população contribuí para o desperdício de água. Logo, ações como deixas a torneira ligada ao escovar os dentes e o chuveiro aberto por mais de 15 minutos no banho, denunciam a veracidade das pesquisas feitas, então, se torna inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se portanto, que a crise hídrica no Brasil, é uma realidade abundante, evidência o que as provocam. Por tanto, faz-se imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente, trabalhe por meio da Legislação, criação e intensificações de normas de economia criativa de água, sejam impostas a sociedade e pessoas jurídicas. Cabe também, que essas ações sejam promovidas nas redes sociais para serem amplamente divulgadas, visando a resolução da problemática enfrentada no país. Desse modo, espera-se que a prática seja uma realidade em relação ao direto a um meio ambiente equilibrado previsto na Constituição Federal de 1988.

Compartilhar

2 Correções

  1. Vi que vc usou um modelo de redação, não tem nenhum problema, somente tome cuidado com esses modelos, para que o assunto encaixe perfeitamente no modelo!

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 120 (use mais conectivos, principalmente depois dos pontos, estude mais sinonimos para nao repetir as palavras, lembre-se de tbm nao enfiar um monte de palavra dificil no texto, tente equilibrar essa questão.)

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200 ( gostei bastante da citação que usou no seg paragrafo)

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 160

    • 1
  2. REDAÇÃO LINDA BB!!

    +960 com certeza. Senti falta somente de você explicar o pq esse órgão ser o mais eficiente, na conclusão. E algumas vírgulas, como no ”,pois,” e portanto é entre vírgulas sempre, obrigatoriamente. Fora isso, excelente exposição de argumentos e coesão de frases.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.