A crise hídrica no Brasil

  • 0

Em 2014 foi período em que as reservas de água se esgotou no reservatório do Sudeste, causando danos e mudanças na forma de se pensar. Com a negligência governamental e populacional e o crescimento social foram necessárias criações de novos recursos.

A falta de investimentos por parte do governo, e a negligência populacional causam danos à toda sociedade. Um deles foi a crise de 2014 em São Paulo. Quando houve o esgotamento da nascente do Sistema Cantareira. Com isso houve uma crise drástica, levando a impactos econômicos e a diminuição da oferta de água para a população.

Desde a Revolução Industrial as maquinas e equipamentos buscam a inovação e criação de novos recursos para sociedade. Mas ainda existem recursos dependentes de fontes esgotáveis – como a água. A fonte de energia elétrica é um desses elementos que ainda é gerado através de usinas hidroelétricas, tendo a utilização de água. Sendo prejudicial à sociedade que está tendo um grande avanço, e uma negligência governamental. Em 2002 houve a “Crise do apagão” no Brasil com por falta de investimentos. Com isso gerou a redução dos níveis dos principais reservatórios e causou impactos a sociedade que está habituada com esse recurso.

Com isso, é preciso novos recursos de fontes naturais e inesgotáveis. Para energia elétrica, a criação de recursos que absorvam energia solar – e para isso foi criado a Fotovoltaica (placa que absorve a energia solar). Deixando de utilizar aos poucos a água para a produção de energia, É necessário que a população passe a não desperdiçar a água, para que isso não gere problemas como o ocorrido em 2014. E que seja criado novos recursos midiáticos que influenciem as pessoas da importância desse elemento.

Compartilhar

2 Correções

  1. sua redação está bem informativa, porém achei sua introdução um pouco vaga e sem sentido a parte da frase ” as reservas de água se esgotou no reservatório do Sudeste”.
    senti falta de conectivos e teve repetição de palavras, na conclusão você deveria ter citado um órgão do governo e como ele poderia resolver o problema.

    • 1
  2. Oi!

    1° parágrafo:

    •Erro de concordância verbal quando você escreve “esgotou”. Como o verbo tem que concordar com a palavra “reservas”, o correto seria ESGOTARAM.

    •Sugestão: Você poderia ter colocado RESERVATÓRIOS DO SUDESTE (no plural), pois você não especifica qual reservatório do Sudeste é esse na introdução. Caso sua intenção tenha sido se referir ao Cantareira, sugiro que você mencione-o diretamente, para não ficar vago.

    2° parágrafo:

    •Não há necessidade de vírgula nessa parte: “A falta de investimentos por parte do governo, e a negligência populacional”.

    •Não há necessidade de colocar um ponto final nessa parte: “Um deles foi a crise de 2014 em São Paulo. Quando houve o esgotamento da nascente do Sistema Cantareira.” Ao invés disso, coloque uma vírgula pois você está contextualizando a MESMA INFORMAÇÃO.

    •Sugestão: Você poderia ter desenvolvido mais esse argumento, pois apenas cita o fato e sua consequência. Para isso, faça perguntas para você mesma, por exemplo, COMO A VIDA DAS PESSOAS É AFETADA DIRETAMENTE PELA FALTA DE ÁGUA? ou SERÁ QUE TODAS AS PESSOAS SÃO AFETADAS DA MESMA FORMA POR ESSE PROBLEMA? Acredito que isso possa te ajudar a encontrar mais informações para complementar seu argumento e demonstrar autoria.

    3° parágrafo:

    •Falta vírgula depois de “Desde a Revolução Industrial”.

    •A palavra “máquinas” leva acento agudo.

    •Sugestão: Esse desenvolvimento, ao contrário do anterior, está superlotado de informações. Cuidado com isso, pois você deve definir um único argumento por parágrafo e DESENVOLVÊ-LO de maneira coerente. Aqui, você cita dois repertórios (Rev. Industrial e Crise do Apagão), aborda a energia elétrica e a falta de investimentos e, infelizmente, não consegue relacionar bem todas essas informações.

    4° parágrafo:

    •Não sei se seu objetivo é ter uma correção no modelo ENEM, mas, caso seja, vou colocar algumas informações para você sobre a proposta de intervenção. No dia da prova, os corretores irão avaliar 5 elementos na sua proposta: AÇÃO, AGENTE, MODO, EFEITO E DETALHAMENTO. A AÇÃO é aquilo que você irá propor para resolver o problema em questão. Essa ação deverá ser feita por um AGENTE (governo, órgão, população, organizações, etc.). O MODO é o meio pelo qual sua ação será posta em prática, ou seja, como isso irá ocorrer. O EFEITO é a finalidade da sua ação. E o DETALHAMENTO são informações a mais que você tem obrigatoriamente que colocar na sua proposta, por exemplo, a função que seu agente desempenha na sociedade, o público-alvo ao qual a ação será destinada, etc. É preciso que você faça APENAS UMA PROPOSTA com todos esses elementos, pois os corretores consideram apenas uma que esteja completa.

    OBSERVAÇÃO: Você fez uma redação que se encaixa no tema proposto, porém apresenta erros que precisam ser corrigidos para se adequar ao modelo de correção do ENEM. É sempre bom conhecer a forma como os vestibulares corrigem nossas redações para sabermos o que fazer ou não no texto. Sugiro que você tente refazer essa redação com as dicas acima, ou faça uma nova baseando-se nessas observações. Assim, acredito que você irá conseguir melhorar sua escrita e se adequar aos critérios do exame.

    Espero ter te ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.