Iniciante

A crise hídrica em questão no Brasil

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O filme ” O menino que descobriu o vento” retrata a história do jovem William, que a partir da sua persistência, necessidade e força de vontade constrói um moinho de ventos feito de sucata e restos de lixo eletrônico, a fim de resolver a questão hídrica da sua aldeia, situada no Malaui. A partir dessa realidade, é possível notar semelhanças entre o país africano com o sertão do Brasil. Dessa forma, a falta de planejamentos direcionados para essa região e  consequentemente, a movimentação do moradores em resolver essa questão faz-se necessário o debate.

Em primeiro plano, desde ciclos migratórios que ocorreram em meados de 1930, o Nordeste é uma região de saída para outras regiões com mais oportunidades, por ter tantas áreas sem nenhum atrativo,por exemplo, solo ricos em minérios de grande valor e também, por ser sempre uma região muito seca. Causou assim, um esquecimento tanto dos Estados e Municípios como do Governo Federal. Logo, falta de investimento e planejamento da época é sentido nos dias atuais.

Ademais, segundo a indiferença das autoridades estaduais com os moradores nordestinos, assim como o William, esses residentes começaram a se movimentar em relação à questão hídrica, construíram projetos para a retenção de água, e consequentemente, com água armazenada foi possível utilizar para criação de rebanhos, plantações e para uso pessoal. Um desses projetos é o “Mulheres Cisterneiras” em parceria com a Empresa ASA,  que visa criar um sistema de captação de água, criando cisternas nas casas dos moradores e também, trazendo empregos para o sertão.

Em suma, é necessário compreender as dificuldades da região e a partir dela produzir soluções à médio e longo prazo. Para tanto,  a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) deve promover parcerias com empresas e com a comunidade, para ter um sistema de captação de água mais avançado, por meio de projetos sociais e hídricos como o sitado a cima , a fim de melhorar a situação tanto para questão hídrica como para econômica da sociedade em que estar se inserindo.

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3 Correções

  1. Olá, bom dia, tudo bem?
    1.Filmes, séries e livros precisar ficar em letra maiúscula “O Menino Que Descobriu O Vento”;
    2.Gostei muito da citação do filme;
    3.Eu fiquei um pouco confusa no última período da sua introdução, acho que faltou algo como um “tendo em vista” após “Dessa forma” e não há necessidade dessa vírgula após “consequentemente”: Dessa forma,tendo em vista a falta de planejamentos direcionados para essa região e consequentemente a movimentação do moradores em resolver essa questão, faz-se necessário o debate.
    4.O seu D1 ficou um pouco menos que a introdução, não há especificações na grade de correção sobre a quantidade de linhas mas busque fazer os desenvolvimentos maiores que a introdução, pois neles você vai defender seu ponto de vista, então é necessário ter mais linhas para isso;
    5.Eu senti falta de um tópico frasal no seu D1;
    6.Senti que você ficou um pouco informal, poderia reformular para:Por ser uma região semi árida, o Nordeste brasileiro apresenta uma área seca, de escassez hídrica e solo pobre em minerais de grande valor, desse modo, há uma intenção emigração para outras partes do país em busca de melhores oportunidades. Dessa maneira, nota-se uma histórica negligência governamental de assistência a essa área, tendo em vista o maior destaque dado as regiões metropolitanas, o que colocou o Nordeste as margens da sociedade.Logo, falta de investimento e planejamento da época é sentido nos dias atuais.
    7.Essa parte “Ademais, segundo a indiferença das autoridades estaduais com os moradores nordestinos, assim como o William” ficou um pouco ambígua, parece que o William era indiferente como as autoridades, busque reformular para “Ademais, a indiferença das autoridades estaduais obriga os moradores a tomarem medidas por conta própria. Os residentes, assim como WilliamN começaram a se movimentar em relação à questão hídrica, constroem projetos para a retenção de água, e consequentemente, com água armazenada é possível utilizar para criação de rebanhos, plantações e para uso pessoal.”
    8.Sinto que seria bom você problematizar isso, falando que mesmo com o engajamento da população as ações não são suficientes sendo necessário a intervenção do Poder Público(Poderia usar isso para finalizar seu pensamento no D2 e amarrar para a conclusão).
    9.Conferindo os elementos da intervenção:Para tanto, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) (AGENTE)deve promover parcerias com empresas e com a comunidade, para ter um sistema de captação de água mais avançado, (AÇÃO)por meio de projetos sociais e hídricos como o sitado a cima(MODO/MEIO) , a fim de melhorar a situação tanto para questão hídrica como para econômica da sociedade em que estar se inserindo(FINALIDADE).
    C1:160
    C2:180
    C3:100 (Falta um melhor planejamento de texto)
    C4:160
    C5:200
    Nota:800.
    Parabéns, continue praticando.

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  2. O filme ” O menino que descobriu o vento” retrata a história do jovem William, que a partir da sua persistência, necessidade e força de vontade (1) constrói um moinho de ventos feito de sucata e restos de lixo eletrônico, a fim de resolver a questão hídrica da sua aldeia, situada no Malaui. A partir dessa realidade, é possível notar semelhanças entre o país africano com o sertão do Brasil (2). Dessa forma, a (3) falta de planejamentos direcionados para essa região e consequentemente, a movimentação do moradores em resolver essa questão faz-se (4) necessário o debate.
    Em primeiro plano, desde ciclos migratórios que ocorreram em meados de 1930, o Nordeste é uma região de saída para outras regiões com mais oportunidades, por ter tantas áreas sem nenhum atrativo,por exemplo, solo ricos em minérios de grande valor e também, por ser sempre uma região muito seca (5). Causou assim, um esquecimento tanto dos Estados e Municípios como do Governo Federal. Logo, falta de investimento e planejamento da época é sentido nos dias atuais.
    Ademais, segundo a indiferença das autoridades estaduais com os moradores nordestinos, assim como o William, esses residentes começaram a se movimentar em relação à questão hídrica, (6) construíram projetos para a retenção de água, e consequentemente, com água armazenada foi possível utilizar para criação de rebanhos, plantações e para uso pessoal. Um desses projetos é o “Mulheres Cisterneiras” em parceria com a Empresa ASA, que visa criar um sistema de captação de água, criando cisternas nas casas dos moradores e também, trazendo empregos para o sertão. (7)
    Em suma, é necessário compreender as dificuldades da região e a partir dela produzir soluções à médio e longo prazo. Para tanto, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) deve promover parcerias com empresas e com a comunidade, para ter um sistema de captação de água mais avançado, por meio de projetos sociais e hídricos como o sitado a cima , a fim de melhorar a situação tanto para questão hídrica como para econômica da sociedade em que estar se inserindo. (8)
    1: Deveria haver uma vírgula.
    2: Seria melhor explicar a relação, veja esse exemplo: “A partir dessa realidade, é possível notar semelhanças entre o país africano com o sertão do Brasil, que também sofre com a seca”.
    3: Aqui seria melhor um “pela”, pois explicaria o porquê de o debate se fazer necessário.
    4: Erro de colocação pronominal.
    5: O tópico frasal ficou muito extenso. Não havia necessidade desse exemplo.
    6: Novamente, não havia necessidade de falar tanto sobre essa movimentação, pois deixou o tópico frasal muito prolixo.
    7: Faltou a conclusão do parágrafo.
    8: A proposta foi muito bem desenvolvida, com um agente diferenciado que mostrou a sua interação com o tema.
    NOTA
    Competência 1: 160
    – Poucos desvios gramaticais.
    Competência 2: 200
    – Deu para ver o entendimento do tema e a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo.
    Competência 3: 160
    – Ótimos argumentos, mas poderiam ter sido melhor desenvolvidos.
    Competência 4: 200
    – Uso muito bom dos articuladores coesivos.
    Competência 5: 200
    – Maravilhosa essa proposta! Só tenho a dizer parabéns.
    Total: 920

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  3. °Introdução:
    -Gramatical: atenção nos plurais, moinho de vento ou moinhos de vento, vento não tem plural.
    Concordância verbal, você colocou “do moradores” sendo o correto “dos moradores”
    Não poderia ter colocado o se após o verbo, se tivesse uma vírgula antes seria necessário deixar como “faz-se”
    -Coerência : país africano não está coerente porque África é um continente
    ° Argumento 1:
    -Coesão e Coerência: períodos muito longos e outros bem mais curtos, período ficou mal distribuido.
    Primeiro período está confuso.
    -Gramática: erro de pontuações.
    °Argumento2:
    -Gramática: erro de concordância verbal em “residentes começaram a se movimentar”.
    -Coesão e coerência: geralmente os argumentos tem de 3 a 5 períodos, o seu está só com dois, suas ideias são ótimas só estão mal distribuídas.
    Senti falta de algum elemento para finalizar esse argumento, você colocou no argumento 1 mas nesse ficou faltando.
    °Conclusão:
    Proposta de intervenção completa com todos elementos.
    -Gramática: alguns erros de pontuação.
    -Coesão e coerência: períodos longos.
    Você deve finalizar o texto e uma dica muito boa é retomar o filme citado na introdução, uma vez que isso faria que amarrasse todas as pontas.
    °GERAL:
    Suas ideias são muito boas,você tem um bom repertório.
    As ideias só estão confusas devido aos longos períodos e erros de pontuação.
    Bom texto, continue escrevendo.
    °NOTA: 760,00
    Competência 1: 120
    Competência 2: 180
    Competência 3: 120
    Competência 4: 140
    Competência 5: 200
    OBS! Perdão se peguei pesado, primeira vez aqui.

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