Na obra animada “Rango”, é contada a história de um camaleão que vira xerife por acaso numa cidade à la Velho Oeste. Na vivência distópica de “Rango”, a população se vê desesperada quando o galão com toda a água – bem mais precioso da vila – é roubado, e cabe a Rango salvar a população da falta de água. Fora da ficção, evidência-se que, a população brasileira está submetida à mesma realidade de “Rango”, uma vez que a crise hídrica é uma verdade contemporânea, fazendo com que indivíduos não tenham acesso à água, mesmo o Brasil tendo 20% da água do mundo. Esse cenário nefasto ocorre em razão do abominoso desmatamento excessivo da Amazônia, que por consequência acaba gerando um racionamento de água em grande parte do Brasil. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, com o intuitivo de mitigar os entraves.
Em primeira analise, vale destacar que na obra brasileira “Aruanas”, três amigas fundadoras de uma ONG, lutam contra um cenário de crimes ambientais na Amazônia e no meio ambiente. Paralelamente, podemos evidenciar que estes crimes contra à Amazônia se mantém efetivados na realidade contemporânea, logo, afetando o cíclo da água, assim ocasionando uma crise hídrica no território brasileiro. Esse panorama lamentável decorre, de múltiplas causas, pode-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras. Evidência-se, portanto que um dos grandes agravantes da crise hídrica no Brasil é o iníquo desmatamento amazônico.
Todavia, os problemas não se encontram apenas nas causas da Crise Hídrica brasileira, mas também em suas consequências. Nesse viés, pode-se evidenciar, que os múltiplos fatores da Crise Hídrica no Brasil fez com que houvesse racionamento de água em grande parte da nação. Essa conjuntura, fez com que população brasileira começasse a economizar água e dar valor a mesma. Entretanto, ainda assim, algumas cidades ficam sem água por um certo período ou nem mesmo recebem ela. Nessa lógica, pode-se dizer que este cenário fere os direitos da Constituição Federal de 1988, que garante saneamento básico para todos os brasileiros. Diante desta realidade, deveria ser dever do governo administrar de forma igualitária a água e dever da sociedade colaborar para um país mais econômico hidricamente falando. Desse-modo, contata-se que o problema da Crise Hídrica no Brasil traz consigo, consequentemente, o racionamento de água.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Justiça, em conjunto com o Ministério da Cidadania reprimir estás ações criminosas na Amazônia, por meio de um projeto de lei a ser entregue à Câmara dos Deputados. Nele deve constar que, o indivíduo que tentar ações prejudiciais contra a Amazônia deve levar uma pena de 10 a 50 anos, variando de acordo com a gravidade. O mesmo projeto de lei também deve promever segurança militar no território amazônico, afim de proteger a maior dádiva do país. Espera-se, com essas medidas, que a Crise Hídrica seja embargada no Brasil.
SheilaAlvesGonçalves
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Bom…
Seu texto está bom e sua tese está clara.
O seu parágrafo de introdução está um pouco maior que seu desenvolvimento I.
Há muitas repetições de palavras; exemplo disso é a repetição da palavra “ambientais” três vezes no segundo parágrafo e a palavra “água” que apareceu 5 vezes no seu terceiro parágrafo. Tente utilizar sinônimos.
A palavra “estás” no seu último parágrafo está errada, acredito que deveria ser “estas”, sem o acento no “a”.
Você organizou bem seus conectivos.
Acredito que você poderia ter utilizado um repertório mais sólido.
Houveram alguns erros gramaticais.
Esses são alguns pontos que achei interessante analisar.
Estude mais e pratique sua argumentação.
Espero ter ajudado.
Não desista, a prática leva a perfeição.
Lailas
Olá, sua redação está boa, apesar de apresentar períodos excessivos de informações que acaba sendo colocados mas não dissecados em cada parágrafo, ficando um acumulo de informações, notei que não iniciou a introdução com um conectivo, tente fazer isso dá próxima vez, é algo que conta bastante na competência 1. Tome cuidado com a repetição de palavras ao longo do texto, só na introdução repetiu muitas vezes a palavra água, entre outras. Sua conclusão está boa, apresentou direitinho os elementos. Por fim evite colocar coisa demais, escolha temas certos para seguir e foque neles, dialogando e concluindo bem.
Lidialimas
Olá
Gostei de sua redação
Você apresentou muito bem seus argumentos com uma boa estrutura.
Usou conectivos diversificados.
Mas voce repetiu varias vezes a mesma palavra ao longo do texto e houve momentos em que ficou vago a explicação, ou talvez a palavra não ficou bem explícita.
Erros de gramática ou pontuação sejam simples.
Na conclusão achei que está tudo certo também em relação a proposta de intervenção, mesmo quando você colocou como segundo opção de resoluçao a mesma da primeira -” o mesmo projeto de lei tambem deve promover segurança Militar…”
Enfim, com mais treinos você consegue chegar na redaçao perfeita.
kaik
okay, no geral, é notório o seu repertório argumentativo e seu vasto vocabulário, porém acho que seu texto teve “furos”: qual a relação da amazônia com a crise hídrica? faltou explicar que a mesma é responsável pela formação das nuvens de chuva, que por sua vez, distribui água pelo continente, e que a degradação da amazônia interrompe esse processo.
outro problema foi que você “encheu a linguiça” tornando seu texto cansativo, faltou um pouco de organização.
em geral é um bom texto, mas se atente aos detalhes, dê a informação, mas explique a mesma.