A crise hídrica em questão no Brasil.

  • 0

    Na antiguidade egípcia a sociedade morava ao redor do “Rio Nilo”, pois tinham abundância das cheias do rio, e assim era garantido as colheitas e a qualidade da água. Assim sendo, a humanidade foi evoluindo seus costumes e a natureza sofrendo mudanças climáticas. Entretanto, atualmente a questão da crise hídrica é realizada por diversos fatores, como: poluição dos rios, falta de saneamento básico e pelo aquecimento global.

       Em primeiro plano, e necessário relatar a poluição dos rios e a falta de saneamento básico. De acordo com o IBGE cerca de 35,7% dos brasileiros não tem acesso ao tratamento do esgoto e a qualidade da água é baixa. Desse modo, na cidade de São Paulo o Rio Tietê vive ao céu aberto, sujo, cheio de lixo e poluindo a sociedade e o meio ambiente. Dessa forma, os indivíduos ao longo do tempo irão sofrer com a situação da escassez da água.

    Em segundo plano, e necessário constatar a situação do aquecimento global. Visto que, o clima está cada vez mais seco, devido a destruição da floresta amazônica e a poluição do ar. Dessa forma, um relatório especial do Painel Intergovernamental das mudanças climáticas, mostrou que a temperatura do mundo aumentar cerca de 1,5°C, a população futura estará exposta a severo período de seca.

     Portanto, com intuito de limpar os rios e tratar os esgotos das cidades, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério do meio ambiente e das Agências Nacional de Águas (ANA), despoluir os rios, cuidar e plantar árvores. Desse modo, o clima ficará melhor e a sociedade viverá com a qualidade do ar e da água.

Pfv, de uma nota para minha redação, desde já obrigada!!!

Compartilhar

2 Correções

  1. Ótima redação. Defende bem o seu ponto de vista, com vários dados e estatísticas.
    Entretanto, creio que deve se manter atenta ao uso da vírgula, na frase: “na cidade de São Paulo o Rio Tietê vive ao céu aberto, sujo, cheio de lixo” a vírgula deveria ir depois de São Paulo, pois deixou a frase meio incoerente, tive que ler duas vezes para entender (fique atenta a isso, sempre que for reler sua redação antes de passá-la para a definitiva, se certifique que não há frase que o corretor terá que ler duas vezes para entender).
    Além disso, no começo você coloca as aspas em Rio Nilo, aspas são meio críticas no modelo Enem, geralmente é indicado o uso quando se trata de você citando outra pessoa, portanto, não vejo o porque do uso dela nessa frase.
    Portanto, pra mim também é nota 7

    • 1
  2. Seu texto está muito bom! Parabéns! Possui um ponto de vista na introdução e a defesa deste ponto de vista nos argumentos e a proposta de solução. Quanto as modificações, acredito que trocar o verbo ” tinham ” por: possuía, sendo o verbo mais formal e o tempo verbal estando no singular. “e assim era garantido as colheitas e a qualidade da água” evite colocar dois ou mais “e” na mesma frase. Seria interessante substituir esse “e” por outras palavras, como: ” sendo garantido as colheitas e qualidade da água”. O verbo “realizada ” não seria “causada”? achei um pouco confuso.
    Está confuso também a seguinte frase:
    “mostrou que a temperatura do mundo aumentar cerca de 1,5°C, a população futura estará exposta a severo período de seca.” Tente reformular.
    Eu daria nota 7.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.