A crise hídrica brasileira e seus impactos na geração de energia

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Segunda a matéria “Falta de energia elétrica afeta diversos bairros de Manaus e região metropolitana’’ publicada pelo site “g1.globo.com”.No dia 8 de setembro de 2020 diversas cidades de Manaus e partes da região metropolitana foram afetadas pela queda de energia, o que afetou a distribuição de água tratada em todas as regiões da capital.Dessa forma as principais causas da problemática são a não preservação dos nossos recursos hídricos e o desmatamento dos biomas.

Segundo o site jornalístico “Correio Braziliense” em uma matéria sobre a Escassez de água no cerrado o mesmo diz que o bioma  é “uma verdadeira caixa d’água no coração do Brasil”e que é assim que o cerrado é visto por especialistas ligados aos recursos hídricos do país.Desse modo ,podemos concluir que é de suma importância preservarmos nossos recursos hídricos, como o Cerrado, para que não haja uma posterior falta de água ou falta de energia.Dado isso devemos preservar nossas fontes hidráulicas através do nosso descarte de lixo e de resíduos de forma apropriada e do uso consciente da água.

Por conseguinte, segundo o site de notícias “JM Online” a Ceming registrou no primeiro semestre de 2020, 63 ocorrências no sistema elétrico de Minas Gerais que prejudicaram o fornecimento de energia para mais de 9 mil clientes da companhia. A partir disso, inferimos a importância de darmos atenção a preservação do meio ambiente, pois as queimadas além de gerarem problemas elétricos também irão gerar problemas na rede hidráulica assim influenciando estabelecimentos como hospitais e indústrias, e por continuidade prejudicando a população.

Portanto, são necessárias medidas que atenuem na situação. Logo, em relação a problemática na rede hídrica , causada pela falta de preservação dos nossos recursos hídraúlicos, como no Cerraro, e pelo desmatamento, através de queimadas, como no estado de Minas Gerais o Ministério do Meio Ambiente em parceria com o IBAMA deve fazer visitações constantes e criar centros de preservação para que assim não tenhamos futuros problemas em relação a esses recursos.

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3 Correções

  1. BOA NOITE =)

    > Correção por competência do ENEM.

    *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
    Correção: 140

    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Correção: 160. REGULAR.

    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Correção: 160. O aluno apresenta um bom desenvolvimento argumentativo corelacionando as partes do texto, organizar e explicar os argumentos propostos.

    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Correção: 120. Use os conectivos use em abundância. Eles irão melhorar sua coesão textual.

    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade socio-cultural.
    Correção: 160 . Lembre-se que a proposta é o lugar para você destrinchar O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada. DETALHE MAIS , POIS NÃO ENCONTREI A PRESENÇA DE TODOS OS AGENTES DA INTERVENÇÃO.

    DICA:
    Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais OBJETIVO melhor. Você tem potencial.

    Parabéns!!!! ^_^

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  2. C1 – 120. Taisa, você apresenta alguns problemas de vírgula. Talvez retomar os estudos de pontuação, em especial da vírgula, seria interessante. Demais, você apresenta um erro de concordância em […] (a) (qual) afetou a distribuição[…]. Você também usou “o mesmo” para retomar a matéria, mas o mesmo não retoma nada e “segunda” só o dia da semana e a ordem. Escassez deveria estar minúsculo. ” Diz que” é um pouco informal, vale a substituição por outro termo. A parte “que é assim que o cerrado é visto por especialistas ligados aos recursos hídricos do país” me parece errado. não sei, mas seria melhor remover. O cerrado é um recurso hidríco ou um bioma? Você poderia não repetir falta em ” falta de água e falta de energia”. Quando disse “fontes hidráulicas”, não queria dizer hídricas? Há um problema de justaposição, antes de “assim influenciando ” você deveria ter pontuado. As medidas vão se atenuar na situação? ou atenuar a situação? Novamente o problema de hidráulicos e cerrado. Justaposição, faltou pontuar antes de ” o Ministério do Meio Ambiente”.

    C2-> 120. Lendo bastante jornal, Taisa? Nessa competência, você está dentro do tema, mas seria ideal deixá-lo mais explícito, não? Seu texto é dissertativo-argumentativo, tem 3 partes não embrionárias, isto é, introdução, desenvolvimento e conclusão. Sobre seu repertório, ele é, de fato, legitimado, mas faltou desenvolver, relacionar com o tema. Você deveria deixar mais explícito a relação que o seu conhecimento tem com o tema. Você também deveria expressar um pouco mais a sua opinião no texto.

    C3->160. Taisa, lembra da suas teses? “não preservação dos nossos recursos hídricos” e “o desmatamento dos biomas”. Você desenvolveu essas informações durante o texto, mas há alguns erros como “Dado isso devemos preservar nossas fontes hidráulicas através do nosso descarte de lixo e de resíduos de forma apropriada e do uso consciente da água” Onde surgiu esse lixo?? Você vai apresentar uma proposta sobre isso? Você não fez e isso compromete seu projeto de texto. Além disso, onde está o desmatamento no seu 2° desenvolvimento? deveria deixar mais explícito a relação dele com a sua tese.

    C4-> 160. Você usou um repertório variado de nexos e conectivos, que estão presentes em todo o textos. Mas há inadequações como o uso de por conseguinte. Qual a ideia de causa e consequência? o conectivo foi usado de maneira incorreta. Cuidado também com a repetição de “segundo…”.

    C5-> 120. Taisa, você só aoresentou dois agentes, duas ações e uma finalidade. Faltou você dizer como será feito tal ação e detalhar algum dos itens.
    Agente->o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o IBAMA,
    Ação->deve fazer visitações constantes( visitar quem, onde?) e criar centros de preservação
    Meio-> Nenhum
    Finalidade/Efeito->para que assim não tenhamos futuros problemas em relação a esses recursos
    Detalhamento->Nenhum

    Sua nota é 680
    Parabéns, Taisa. Você apresentou alguns problemas no seu texto, mas que facilmente você conseguirá superar. Abraços, espero que goste da minha correção.

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  3. Olá, tudo bem? Bom, vamos começar

    Sua redação foi bem elaborada, mas aparenta conter um cunho mais “informativo”, do que dissertativo-argumentativo. Procure expressar mais a sua opinião, problematize usando o que você mesma pensa! Senti falta da sua tese que não foi apresentada no paragrafo de introdução… a tese é de suma importância, pois ela define o seu posicionamento sobre o tema em questão.

    DICA: Procure assistir filmes, documentários, ou ler livros sobre temas diversos, isso ajuda na hora de citar algo para contextualizar ;)

    Cuidado na interpretação do tema… procure separar cada eixo para que você não se perca ou acabe cometendo tangência… Você inverteu a ordem do que foi apresentado, já que, é a crise hídrica que causa impactos na geração de energia, e não ao contrário.

    A conclusão, é a forma que você tem para resolver toda a problemática anterior… Você deve intervir para que mesmo que, de forma precária, algo seja feito em relação à temática. Por isso que a conclusão deve ser muito bem detalhada. Necessita-se de um agente interventor; uma ação; um meio/modo; uma finalidade e por fim, um detalhamento para que ela esteja completa.

    Procure um esqueleto de redação nota 1000, isso vai ajudar muito SZ

    PONTUAÇÃO:
    C.I- 140
    C.II- 120
    C.III- 120
    C.IV- 120
    C.V- 80
    Total: 580

    Espero ter ajudado :) Bons estudos!

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