Iniciante

A CRISE DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

  • 1

                Mano Brown, quando escreveu “Diário de um detento”, já mostrava que a situação nos presídios era crítica. Quase trinta anos depois, é visível que as condições do sistema prisional não são dignas como, em tese, a Constituição Cidadã garante, seja pela sua superlotação, seja pela vitória do crime nesse ambiente.

                Primeiramente, é importante ressaltar que, desde o massacre no Carandiru, na década de 1990, a superlotação dos presídios é notada. Estudos do Ministério Público mostram o crescimento acentuado da população carcerária, que já passa dos 700 mil presos no país. Nesse cenário, a estrutura estatal não consegue suprir as demandas básicas de higiene, alimentação e dignidade humana. Por conseguinte, a ressocialização dessas pessoas também é dificultosa, levando, desta forma, a um ciclo crítico de todo o sistema.

                Ademais, o principal objetivo da estrutura prisional é reeducar o indivíduo para que ele possa voltar a viver em sociedade. No entanto, o domínio de penitenciárias por milícias e facções transforma o ambiente em uma verdadeira escola do crime. Além disso, chacinas como as ocorridas em Manaus no início de 2017 mostram ainda mais a ausência do poder estatal na gestão desse sistema, demandando, pois, uma reestruturação.

                Diante do exposto, a fim de promover a real capacitação do Estado para lidar com o sistema penitenciário, é fundamental que o Ministério Público desenvolva, em parceria com o Ministério da Infraestrutura, um programa para construir presídios provisórios e, assim, aliviar a superlotação existente. Desse modo, com a contratação de novos funcionários, dispondo de 2% do PIB nacional para tal programa, fundar-se-á um novo processo de gestão do sistema carcerário brasileiro, superando a presente crise e garantindo o cumprimento correto da lei.

 

Se puder avaliar com base nos 5 critérios do ENEM serei grata ;)

Compartilhar

4 Correções

  1. Introdução: Mostrou conhecimento de mundo ao citar Mano Brown e posicionou bem.
    Desenvolvimento: Conseguiu dá continuidade ao seu texto, trouxe boas citações, defendeu seu ponto de vista com argumentos claros.
    Obs: repetiu algumas palavras, você pode usar sinônimos ;)
    Conclusão: Muito boa, trouxe os agentes certos para resolver o problema, mostrou de que forma deve ser revolver, além que mais uma vez trazer uma ótima referencia.
    Nota: 950 Parabéns

    • 2
  2. C1 – 200
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 160
    Nota = 960
    Excelente redação! Você demonstra ter ótimo domínio da norma culta. O seu repertório está impecável, fez uma boa contextualização na introdução ao citar a obra de Mano Brow, nos argumentos a alusão ao massacre do Carandiru e o deplorável episódio ocorrido em Manaus.
    Uma dica que sugiro é fazer o fechamento dos argumentos levando o problema em questão de acordo com sua tese, deixando bem mais articulado.
    Sua conclusão foi bem pontual também, adorei, porém, construir presídios provisórios pode aliviar a lotação, no entanto, não acaba com outro problema pontuado, como o domínio de milícias e facções.
    No geral a sua redação está impecável!!
    Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)

    • 1
  3. Na sua introdução fez uma comparação correta e viável perante o tema proposto, colocando em prova os problemas que cercam a sociedade brasileira hodierna.
    O desenvolvimento ilustrou de maneira direta e sucinta seus argumentos. Chamo a atenção para a sua compreensão da Língua Portuguesa, o que com certeza aumentará sua nota no Enem.
    Ademais, a sua conclusão elaborou de forma correta um raciocínio com as ideias já expostas no texto, reforçando o seu ponto de vista sobre o tema.
    No entanto, poderia ter remetido no final a citação feita no início, isso despertaria mais ainda o olhar crítico no leitor.
    Mas foi uma redação muito boa mesmo, parabéns.

    • 1
  4. Olá!
    Gostei bastante da sua redação!
    Demonstrou conhecimento e compreensão da língua portuguesa.
    Geralmente, a redação no vestibular é uma dissertação, ou seja, uma análise de uma ideia ou fato. O texto precisa ser objetivo, lógico, expositivo (quando se trata de um fato) ou argumentativo (quando se trata de ideias). É preciso ter início, meio e fim? Sim, sim e sim! Porém, em um texto dissertativo nomeamos estas etapas como introdução, desenvolvimento e conclusão. Por isso é preciso que a redação tenha, no mínimo, três parágrafos – mas, o desenvolvimento, geralmente, se desdobra em quatro parágrafos. Cada um deles, composto por, no mínimo, dois períodos. É bacana fazer um planejamento do número de linhas.
    Soube ligar os parágrafos. Sua introdução e argumentos foram contextualizados e sua conclusão foi muito boa.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.