Iniciante

A crise da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras

  • 0

No poema “Canção do Exílio”, escrito por Gonçalves Dias durante o período romântico brasileiro, é apresentado um saudosismo para com a pátria natal do autor, essa que é retratada de uma maneira utópica, sendo a idealização de um Brasil perfeito e harmonioso. Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas contra a crise de mobilidade urbana nas grandes cidades,  percebe-se que o panorama concebido por Dias em seu poema não se aplica na realidade da sociedade brasiliense. Dessa maneira, é notório que tal cenário antagônico é fruto tanto da inoperância governamental quanto da educacional. Nesse aspecto, é fundamental a discussão desses quadros a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Nessa perspectiva, é lícito pontuar o descaso do regime político no que diz respeito a perpetuação do revés. Assim, segundo a teoria do “Contrato Social” do filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem-estar da nação. Porém, identifica-se um rompimento na conjuntura estabelecida pelo estudioso, visto que o Governo investe de maneira mínima em projetos e campanhas voltados para a aproximação da sociedade a respeito dos entraves gerados pela difícil mobilidade nos centros urbanos. Nesse ínterim, a passividade governamental é indiscutível.

É necessário, ademais, a analise de uma má formação socioeducacional como agravante da problemática. Nesse sentido, à luz do filósofo prussiano Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Desse modo, nota-se que tal pensamento é válido no hodierno, já que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter os problemas associados a mobilidade dos grandes centros populacionais . Isso porque, não está trazendo às salas de aula conteúdos que ajam na erradicação do empecilho. Logo, tudo isso retarda a resolução desse obstáculo.

Portanto, medidas são necessárias para a atenuar a crise da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras. Para isso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC)  – órgão responsável pelas diretrizes referentes a educação – deve criar, por meio do redirecionamento de verbas governamentais, campanhas de conscientização no ambiente escolar, com a finalidade de solucionar a lacuna educacional presente no contexto da mobilidade urbana. Também, cabe ao Ministério da Cidadania, realizar atividades para o combate à problemática, dando fim a inoperância governamental. Somente assim, consolidar-se-á uma pátria verde e amarela digna do orgulho presente no poema de Gonçalves Dias.

Compartilhar

3 Correções

  1. D1: Acredito que talvez devesse haver uma maior desenvolvimento, acredito que talvez uma exemplificação deixaria menos generalizados. Mas a argumentação está coerente com o proposto pela tese de adesão 1. Por exemplo: o estado não age, como evidenciado em tal situação [ex. tantas pessoas passando por isso], reforçando o posicionamento de fulano de tal.
    D2: Desenvolveu bem a argumentação, conectando com o segundo argumento utilizado na introdução.

    • 0
  2. oi! essa é minha primeira vez corrigindo uma redação, espero que eu consiga te ajudar de alguma forma.
    gostei muito da sua redação.
    na introdução, você faz o uso de um bom repertório e retoma ele ao longo do parágrafo e o coloca em contexto com o tema de forma bem simples e clara.
    no primeiro desenvolvimento acho que falta algo, sabe? você faz o tópico frasal, usa um repertório e o relaciona com o tema mas acho que no final faltou uma frase de conclusão, como “Logo, medidas são necessárias para mitigar os efeitos desse revés.”.
    no segundo desenvolvimento acredito que você tenha feito tudo certinho, o tópico frasal, o link do repertório – tema – argumento, e a conclusão do parágrafo.
    na conclusão, você usou tudo que tinha que usar e pra quem lê seu texto, consegue meio que imaginar que sua proposta de intervenção seja aquilo que você escreveu. mas você trocou de lugar os argumentos, normalmente a primeira proposta de intervenção é do primeiro argumento que você deu, que no seu caso seria a inoperância governamental e na conclusão você colocou ele em segundo plano. não sei se isso é uma falha, mas normalmente pra ficar mais fácil pra mim eu coloco meu primeiro argumento sendo o mais “fácil” de resolver para eu conseguir colocar tudo aquilo que a proposta de intervenção pede.
    espero ter ajudado :)

    • 0
  3. Introdução: completa apresentando contextualização, referencia ao tema, tese de adesão e principal.
    D1: Acredito que talvez devesse haver uma maior desenvolvimento, acredito que talvez uma exemplificação deixaria menos generalizados. Mas a argumentação está coerente com o proposto pela tese de adesão 1. Por exemplo: o estado não age, como evidenciado em tal situação [ex. tantas pessoas passando por isso], reforçando o posicionamento de fulano de tal.
    D2: Desenvolveu bem a argumentação, conectando com o segundo argumento utilizado na introdução.
    Intervenção: Existe uma apresentação dos agentes, modos, meios e finalidades, entretanto não consegui identificar o detalhamento, de que forma essas campanhas seriam feitas nas escolas? Os professores que iram conduzir? Quais os alvos? E como o ministério da cidadania vai agir? Por meio de que atividades? O plano para conscientização poderia ser substituído, já que é mais complicado se conscientizar uma população (isso uma professora me falou certa vez, mas recomendo pesquisar sobre).

    Sua redação está ótima, recomendo apenas revisar a proposta de intervenção lembrando dos 5 elementos (agente, modo, meio, finalidade e detalhamento) e buscar utilizar variados instrumentos de argumentação, já que citações sociológicas e/ou filosóficas podem atuar como herói em alguns casos mas também como vilão, já que são geralmente subjetivas e podem permitir uma interpretação diferente de pessoa para pessoa, uma estratégia “coringa” é citar a constituição, ela complementa o texto e ainda se aplica a 1001 temas. Ademais, acredito que acompanhar as citações com exemplos práticos também ajudaria nesse ponto. Não é um erro grave, mas é bom ficar atento nisso. Boa noite e espero ter ajudado! :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.