A CORRUPÇÃO NO BRASIL E SUAS RAÍZES PROFUNDAS

  • 0

A corrupção de agentes públicos , sejam eles agentes políticos ou servidores públicos, afeta diretamente o bem-estar social, além de macular a moralidade da administração pública. No Brasil, os agentes políticos são os alvos de crítica preferidos da população, a qual se mostra indignada com tantos escândalos de corrupção. No entanto, cabe salientar que tal problema advém da própria sociedade, pois é ela quem elege seus representantes. Portanto, nota-se que a falta de interesse no processo de escolha dos representantes está diretamente ligada ao problema da corrupção.

Assim, infere-se que a participação popular ativa na política é um fator fundamental no combate à corrupção. Tal participação pode ser incentivada de diversas maneiras, como a implementação de programas de aprendizado que especifiquem as funções e responsabilidades dos agentes que compõem o sistema político brasileiro, aprimorando o interesse da população nessa matéria. Além disso, outro meio de participação ativa e eficaz, é a elaboração de projetos de lei de iniciativa popular, a exemplo da Lei da Ficha Limpa – a qual obstou a candidatura de diversos agentes corruptos.

Ademais, é importante ressaltar que a corrupção no meio político – seja na forma de desvio de verbas públicas, ou no exercício do cargo com fins alheios ao interesse público – afeta diretamente a coletividade, pois precariza o serviço público em geral, como escolas e hospitais. A médio e a longo prazo, tais ações acentuam ainda mais a desigualdade social, o que, por consequência, eleva os índices de criminalidade e violência. Então, é possível concluir que a sociedade é diretamente prejudicada por causa da relação entre política e corrupção

Exposto isso, pode-se afirmar que o combate à corrupção é de suma importância para o resgate da moralidade pública e para a diminuição da desigualdade social. Sendo assim, a adoção de algumas atitudes por parte da população são extremamente necessárias, tais como: o resgate do interesse pela política, o uso de critérios objetivos e racionais para a escolha dos representantes, bem como o acompanhamento efetivo do trabalho desempenhado pelos políticos.

 


1-Discuta como um cidadão pode participar ativamente da política [9pts]

2-Disserte acerca das consequências para sociedade advindas da relação entre política e corrupção [9pts]

3-Aponte algumas atitudes para o combate à corrupção no Brasil [9pts]

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá diogo.
    INT: Você deveria citar uma contextualizão, algo de fora do texto, uma citação filosofica, de um filme ou algo parecido. na minha opinião, você deveria apresentar apenas os fatos e explicar nos desenvolvimentos, mas você entrou muito na explicação, e ao certo seria apenas entrrar com a explicação no desenv.
    Fora isso, apresentou uma ótima conclusão.

    DENV: Achei ótimos, mas você deveria usar mais conectivos, usou poucos. exemplos: Portanto, entretanto, com isso, por isso, em outra vertente, em virtude dos fatos, por conseguinte e etc

    CONC: você precisa responder algumas perguntas na sua conclusão: Quem vai fazer? Como vai fazer? O que vai fazer? Pra que?
    Crie medidas reias e aprofunde mais nelas, não apenas coloque por cima.

    **Seu texto está muito bom, ótimos argumentos. excelente

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.