Na série “Todo mundo odeia o Chris”, os personagens Chris e Greg são vítimas de insultos e de agressões cometidas por Caruso, durante os anos escolares. Fora da ficção, muitas crianças também sofrem com o bullying, sendo que a sociedade brasileira contribui para a existência de tal problema. Nesse sentido, o papel da família na formação dos indivíduos e a segurança nas escolas são importantes questões a serem discutidas para contornar essa realidade preocupante.
A priori, pode-se afirmar que as relações familiares conturbadas têm um impacto negativo na formação do caráter das crianças e dos jovens. Sob tal perspectiva, no campo sociológico, a família é a primeira instituição social em que o indivíduo é inserido, de forma que se torna a responsável pela preparação desse para as interações em sociedade. A partir disso, infere-se que as vivências domésticas assumem uma importante função ao definirem as noções de certo e de errado da juventude. Sendo assim, fica evidente que os comportamentos violentos e intimidadores que caracterizam aqueles que praticam o bullying, muitas vezes, são um reflexo do ambiente familiar. Logo, a criação de lares saudáveis é fundamental para encerrar a perpetuação da violência.
Ademais, cabe ressaltar que as instituições de ensino brasileiras são suscetíveis a situações problemáticas entre os alunos. Acerca disso, dados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, de 2018, constataram que os casos de bullying estão mais presentes nas escolas públicas do país, atingindo 35% dessas. Tal incidência alarmante ocorre porque professores e outros profissionais da educação gratuita, apesar de terem como responsabilidade a garantia do convívio harmonioso, não são capazes de cumprir essa atribuição quando submetidos a jornadas de trabalho desgastantes e pouco valorizadas social e financeiramente. Com base nisso, os discentes precisam de condições de emprego adequadas para auxiliar no combate ao bullying.
Portanto, medidas são necessárias para resolver essa adversidade. A fim de evitar casos de bullying, urge que o Ministério da Educação crie projetos sociais nas instituições de ensino, mediante a convocação de pais, alunos e de professores para rodas de conversa mensais mediadas por psicólogos. Nessa ação, esses profissionais devem buscar entender as relações entre os alunos e as famílias e propor soluções pacíficas para conflitos. Também, esse Ministério deve aumentar os salários dos professores por meio do direcionamento de verbas. Só assim, a sociedade contribuirá para que não haja vítimas de bullying como Chris e Greg.
gabriel.augz
Olá. Irei apontar alguns detalhes na sua redação.
Na série “Todo mundo odeia o Chris”, os personagens Chris e Greg são vítimas de insultos e de agressões cometidas por Caruso,(1) durante os anos escolares. Fora da ficção, muitas crianças também sofrem com o bullying, sendo que a sociedade brasileira contribui para a existência de tal problema. Nesse sentido, o papel da família na formação dos indivíduos e a segurança nas escolas são importantes questões a serem discutidas para contornar essa realidade preocupante.
(1) Acredito que a vírgula aqui está indevida.
*Boa referência e ótimo parágrafo de introdução. Trouxe os argumentos que serão discutidos no D1 e D2.
A priori, pode-se afirmar que as relações familiares conturbadas têm um impacto negativo na formação do caráter das crianças e dos jovens. Sob tal perspectiva, no campo sociológico, a família é a primeira instituição social em que o indivíduo é inserido, de forma que se torna a responsável pela preparação desse para as interações em sociedade. A partir disso, infere-se que as vivências domésticas assumem uma importante função ao definirem as noções de certo e de errado da juventude. Sendo assim, fica evidente que os comportamentos violentos e intimidadores que caracterizam aqueles que praticam o bullying, muitas vezes, são um reflexo do ambiente familiar. Logo, a criação de lares saudáveis é fundamental para encerrar a perpetuação da violência.
*Ótimo parágrafo, não consegui encontrar erros gramaticais (mas talvez eles existam).
Ademais, cabe ressaltar que as instituições de ensino brasileiras são suscetíveis a situações problemáticas entre os alunos. Acerca disso, dados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, de 2018, constataram que os casos de bullying estão mais presentes nas escolas públicas do país, atingindo 35% dessas. Tal incidência alarmante ocorre porque professores e outros profissionais da educação gratuita, apesar de terem como responsabilidade a garantia do convívio harmonioso, não são capazes de cumprir essa atribuição quando submetidos a jornadas de trabalho desgastantes e pouco valorizadas social e financeiramente. Com base nisso, os discentes precisam de condições de emprego adequadas para auxiliar no combate ao bullying.
*Mesmo ponto do D1.
Portanto, medidas são necessárias para resolver essa adversidade. A fim de evitar casos de bullying, urge que o Ministério da Educação(agente) crie projetos sociais nas instituições de ensino,(ação) mediante a convocação de pais, alunos e de professores para rodas de conversa mensais mediadas por psicólogos(modo). Nessa ação, esses profissionais devem buscar entender as relações entre os alunos e as famílias(detalhamento) e propor soluções pacíficas para conflitos(efeito). (1)Também, esse Ministério deve aumentar os salários dos professores por meio do direcionamento de verbas(1). Só assim, a sociedade contribuirá para que não haja vítimas de bullying como Chris e Greg.
(1) Essa proposta não era necessária, pois o ENEM avaliará apenas uma (no caso a que estiver mais completa). Aqui seria bom você ter se aprofundado mais na sua primeira proposta de intervenção para não gastar essas linhas.
*Boa proposta, contando com os 5 elementos.
Você já entendeu o que o ENEM quer e não preciso, e talvez nem esteja no nível, de fornecer dicas a você. Só peço que reconsidere o que a “Tâmara06” disse, pois utilizar conectivos no começo dos parágrafos é algo marcado nas redações do ENEM. Só ver as redações nota mil desse ano (https://en.calameo.com/read/005876988604b5f78252d), todas utilizam conectivos no início do parágrafo. Isso é necessário para interligar todo o texto.
Não vou fornecer nota pois acredito que você já esteja com 900+. Então, eu colocaria algo entre 960 ou 920.
Parabéns, e continue treinando!
Tâmara05
Eu adorei sua introdução.
De maneira geral, o seu texto está bom.
O terceiro parágrafo, eu tive que ler duas vezes, porque você traz outro problema social que seria as precárias condições de trabalho dos professores.
Você usou bastante conetivo, isso é muito bom. Mas eu não aconselho começar parágrafo com conetivo, como aconteceu no 3 parágrafo ” Ademais”, 4 “portanto”. Eu tive uma professora de redação que falava quando você começa o parágrafo com conectivo mostra pouco repertório cultural, além de ser gramaticalmente errado.
Sua Conclusão: ok
Cuidando com repetição de palavras.
C1:200
C2:200
C3:200
C4:120(a grande repetição de palavras prejudicou o seu texto )
C5:200
Total:920