Um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, afirmava que ”se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. De maneira análoga à realidade do Brasil, verifica-se a necessidade de um olhar mais atento para os problemas os quais precisam ser superados acerca da contribuição da leitura para a formação social dos indivíduos. Nesse sentido, convém analisar a principal causa, consequência e possível solução para atenuar esse panorama.
Diante desse cenário, é válido ressaltar a falta de incentivo à leitura como um dos principais fatores que corroboram o desencadeamento da problemática. De acordo com uma pesquisa realizada pelo ibope “cerca de 44% da população não pratica o hábito da leitura devido não gostarem”. Tal informação se concretiza, visto que os costumes praticados pelas pessoas vem oriundo desde a socialização familiar e escolar. Dessa forma, faz-se imprescindível, portanto, induzir desde cedo as crianças a lerem livros, para que cada vez mais elas construam uma forte afinidade com o ato da leitura.
Como consequência desse déficit de leitura, as pessoas acabam sendo vítimas de alienações midiáticas, uma vez que as redes sociais, meio de comunicação, é utilizado com instrumento para a propagação de noticias falsas. Na Antiguidade Clássica, os sofistas eram os responsáveis por alienar os indivíduos mediante à falácias -mentiras as quais pareciam verdades-. Logo, é inadmissível que mesmo após avanços históricos isso ainda venha acontecendo.
Em síntese, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar os impactos causados pelos problemas os quais dificultam o processo da contribuição da leitura para a formação social. Destarte, urge ao Ministério da Educação promover e realizar projetos , com a participação de profissionais qualificados, por meio de discursões que visem proporcionar informações sobre a importância da leitura para que não sejamos enganados . Espera-se, com isso, melhorar o quadro atual de iniquidade.
Samir soares
Competência 1-160
Competência 2-200
Competência 3-160
Competência 4-160
Competência 5-160
Nota:840
*faltou a medida, você falou que precisa realizar projetos mas não fala quais projetos.
*Você apresenta só uma tese na introdução, poderia ter colocado: nesse viés, destaca-se a alienação e a falta de incentivo à leitura como causa e consequência de uma nação que carece desse elemento básico para a sua constituição. Deveria retomar essas duas questões na conclusão, elaborando propostas de intervenção para elas.
* Conectivos, coloque-os nos parágrafos D1 e D2 no início.
*”*no D1 você fala dos dados e tudo mais mas faltou desenvolver de forma mais clara as ideias de que depende da família e a escola para mitigar essa chaga, nisso, destaca-se a negligência governamental, fato que não foi citado na introdução.
Camila_T
No primeiro parágrafo você conseguiu contextualizar o tema com a citação, mas esqueceu do mais importante que é citar as suas duas teses que você vai abordar durante o texto.
》Erros ortográficos
Gostei muitobdo seu desenvolvimento, pois você conseguiu argumentar suas duas teses.
Proposta de interação você colocou tudo certo,de tal modo que retornou a tese e ao tema,colocou agente, meio, detalhamento e finalidade.
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (120)
Competência 2 – Compreensão da proposta (160)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(200)
Nota:800