A contribuição da leitura para a formação social

  • 0

No filme “A sociedade dos poetas mortos”, aborda a história de um professor que passa a inspirar seus alunos a transformarem suas vidas através das contribuições da leitura. Análogo a ficção,  a  literatura faz o indivíduo adquirir conhecimento e levar a vida de uma forma mais leve. Entretanto, com os avanços tecnológicos, as pessoas deixaram de ler para se acomodarem na internet, além disso, a falta de incentivo pelos órgãos públicos contribuem para o desinteresse de muitos estudantes. Portanto, é necessário que esse cenário seja mudado, visto que a leitura é fundamental para a formação de um ser.

A priori, é válido ressaltar, que a leitura contribui para a formação do senso crítico do indivíduo, e para a absorção de conhecimento. Nesse contexto, a sapiência da sociedade se encontra em descaso, visto que, segundo dados da G1, apenas 24% dos brasileiros têm o  hábito de ler, enquanto 85% costumam estar na internet. Desse modo, é notório que muitas pessoas estão se utilizando excessivamente da internet e colocando em risco, a sua formação social e a contrução do senso crítico.

Posteriori, é certo afirmar, que, muitos jovens não obtém interesse em desenvolver esse hábito e muitas vezes por falta de estímulos. Destarte, como diz o escritor Carlos Drummond de Andrade, “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.” Em síntese, o indivíduo não recebe incentivo em casa e nem das próprias escolas, uma vez que, os livros que são oferecidos pelos mesmos, são de um vocabulário árduo e difícil compreensão.

Levando-se em consideração esses aspectos, faz-se necessário que o Ministério da Educação, juntamente com a Mídia, desenvolvam um projeto de doações de livros sobre diversos gêneros, para as Instituições de Ensino,  sendo divulgado pela internet, por meio de posts que alcance um número significativo, para que o estudante seja estimulado a ler. Outrossim, que esses posts divulgados na internet, abordem  também, a  importância da leitura na formação básica do indivíduo, por meio de reflexões,  para que as pessoas se conscientizem da troca injusta que elas estão fazendo dos livros por lazer na internet. Sendo assim, a vida da sociedade iam ser transformadas através da leitura, da mesma forma que os alunos do livro “A sociedade dos Poetas Mortos” foram.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Lorena.
    Gostei do seu texto, principalmente pelas conjunções que você utilizou, e pela maneira que você desenvolveu o tema. É a primeira vez que farei uma correção de redação. Espero conseguir te ajudar.
    Bom, no 1° paragrafo, acredito que você poderia especificar o que as pessoas fazem na internet. Já que, a internet, amplamente falando, é utilizada para estudo, trabalho, lazer, e para leitura também, então, acredito que é importante que você especifique qual é o uso da internet que gera prejuízo.
    Por exemplo: “deixaram de ler, para passar mais tempo nas redes sociais…”
    No 2° paragrafo, no trecho “é notório que muitas pessoas estão se utilizando…”, você não precisava fazer uso do “se”.
    Avaliando seu texto, de modo geral, cuidado com o uso de virgulas e erro de ortografia.
    Não sei se fiz uma boa correção, mas espero ter ajudado. Abraço!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.