A contribuição da leitura para a formação social

  • 1

Em \”A menina que roubava livros\”, obra de Markus Zusak ambientada na Alemanha nazista, a protagonista Liesel aprende a ler com seu pai adotivo e, encantada pelos livros, começa a roubar os que seriam queimados por ordem do ditador alemão. No Brasil, entretanto, a deficiência do sistema educacional, evidenciada pelas altas taxas de analfabetismo e pelo baixo número de leitores ativos, inviabiliza a busca por conhecimento por parte da população menos abastada.

Constata-se, a princípio, que, de acordo com o Artigo 6º da Constituição Brasileira, todo cidadão tem direito à educação. Todavia, nota-se que não há pleno exercício da lei, visto que, de acordo com o IBGE, onze milhões de adultos ainda não são alfabetizados. Tais dados expõem que a evasão escolar ainda vigora no país, sobretudo nas regiões mais pobres, o que resulta em cidadãos alheios às informações que os cercam e suscetíveis a formas de persuasão.

Ademais, apenas 56% da população acima de cinco anos possui o hábito de ler, é o que estima a recente pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. Essa realidade está fortemente atrelada ao pouco incentivo governamental, principalmente em escolas públicas, bem como à ausência de bibliotecas comunitárias em pequenas cidades, o que priva a sociedade de inserir tal costume em seu cotidiano e de desenvolver um senso crítico individual.

Portanto, pode-se inferir que a leitura desempenha um importante papel para a formação social de um indivíduo. Assim, é imprescindível que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, disponibilize um auxilio estudantil para jovens em situação de vulnerabilidade, por meio de verbas públicas,  a fim de reduzir o índice de evasão escolar. Além disso, é necessário que os municípios construam bibliotecas, com o auxílio da iniciativa privada local, para tornar obras literárias acessíveis às pessoas . Com isso, crianças e adolescentes brasileiros poderão desde cedo, como Liesel, desfrutar da literatura e formar opiniões próprias.

 

Ps.: obrigada desde já por corrigirem! Toda crítica construtiva será bem-vinda.

Compartilhar

3 Correções

  1. • idéias bem fluidas e organizadas
    • Inserção de dados
    • Conexão entre a tese, argumentos e proposta de
    intervenção.
    Parabéns, sua redação esta de acordo com as
    competências que a banca exige do candidato, você
    elaborou sua redação de forma coerente e coesa.
    Minha nota para a sua redação é : 960
    Você poderia destacar a importância da leitura de
    ebook digital.

    • 1
  2. Competência 1: Domínio da língua portuguesa = 200;
    Competência 2: Compreensão da proposta = 200;
    Competência 3: Organização e defesa = 200;
    Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação = 200;
    Competência 5: Proposta de intervenção = 200
    Total = 1000. Parabéns! Para mim, sua redação está perfeita. Sua escrita é bem fluida e, além disso, você deixa bem claro quais são seus pontos de vista. Sua proposta de intervenção está muito legal também, pois você utilizou tudo o que é cobrado pela correção.

    • 1
  3. muito boa redação, parabens
    nota 890
    parabénsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.