A contribuição da leitura para a formação social

  • 0

Em 1808, com a vinda da família Real para o Brasil, a qual implantou a imprensa régia, a impressão de livros e jornais se tornou frequente e constituiu uma base fundamental para a vida intelectual da época. Ainda hoje, a leitura é de extrema importância e contribui para a formação social dos indivíduos. Entretanto, fatores como a tecnologia e a falta de incentivo, principalmente das crianças, têm feito com que o ato de ler se torne incomum.

Em primeiro plano, é de se destacar que a internet redirecionou o foco de atenção do mundo no século XXI. O perfil de leitura atual das pessoas mudou, textos longos e complexos são descartados, há a preferência de posts e mensagens nas redes sociais. De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2016, apenas 56% da população brasileira pode ser considerada leitora. E essa porção de indivíduos têm maiores chances de ter um pensamento crítico bem desenvolvido, já que ler influencia o modo de agir, pensar e até de falar.

Ademais, a falta de incentivo das crianças em relação à leitura é um dos grandes motivos para o baixo índice de leitores no Brasil, já que elas se tornam jovens e adultos que não praticam tal hábito. “Se a criança desde cedo fosse posta em contato com obras-primas, é possível que sua formação se processasse de modo mais perfeito.”, essa frase da poetisa Cecília Meireles expressa claramente a importância do estímulo e como ler pode trazer diversos benefícios às pessoas.

Portanto, percebe-se que a leitura é uma grande contribuinte para a formação social dos indivíduos, contudo ainda é pouco realizada no Brasil. É necessário, então, que o Ministério da Educação, em parceria com escolas, realize palestras que mostrem a essencialidade do hábito de ler. Tais apresentações devem ser divulgadas nas mídias a fim de que possam alcançar um maior número de pessoas e com isso, será possível ampliar a formação de crianças e adolescentes com opiniões críticas, as quais se tornarão adultos melhores.

Peço que se possível, corrijam por competência😊

Compartilhar

2 Correções

  1. Comentário geral: Gostaria de lhe parabenizar pela ótima redação. Boa abordagem argumentativa, boa compreensão do tema entre outros pontos. Gostaria apenas de contribuir com algumas observações. Primeiramente, use letra maiúscula ao citar a (Imprensa Régia). Segundo, na frase a seguir: “O perfil de leitura atual das pessoas mudou, textos longos e complexos são descartados, há a preferência de posts e mensagens nas redes sociais. ” faltaram alguns conectivos ou ponto final para a leitura fluir melhor, como por exemplo: “O perfil de leitura atual das pessoas mudou. Assim, textos longos e complexos são descartados, além da preferência por posts e mensagens nas redes sociais.”. Por fim, saliento que sua conclusão ficou muito boa.
    Competência 1: Uso correto do Português.
    180
    Competência 2: Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo.
    180
    Competência 3: Defender seu Ponto de Vista com argumentos.
    180
    Competência 4: Demonstrar capacidade de argumentação.
    180
    Competência 5: Elaborar a Proposta de Intervenção.
    180
    Nota: 900

    • 1
  2. Seu texto está bem estruturado, você escreve bem, parabéns! Gostei do seu texto, mas acho que você pode melhorar sua proposta de intervenção, faltou o detalhamento. Dica: releia a proposta de intervenção e identifique: agente, ação, como, finalidade e detalhamento, isso pode te ajudar!
    A alusão histórico enriqueceu muito seu texto! Sucesso!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.