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A construção identitária das minorias e grupos de exclusão social no Brasil do século XXI

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Atualmente é possível notar um crescimento na visibilidade que diversos grupos minoritários recebem, como a extensão da cidadania a transexuais e sua identificação em seu respectivo gênero por parte das instituições oficiais brasileiras, ou o reconhecimento de determinadas regiões e seu pertencimento a alguns grupos indígenas. Apesar disso, pode – se perceber uma defasagem de representatividade destes grupos minoritários quando levada em consideração a quantidade de indivíduos que os integram e a discrepância com relação àqueles que recebem uma adequada visibilidade.

Primeiramente, é importante que se defina o que são grupos minoritários e qual a importância de sua construção identitária: Pode – se compreendê – los como grupos de indivíduos que, por várias razões, tendem a sofrer marginalização social. E, com relação à representatividade, faz – se tão importante a integração de grupos minoritários nos meios do audiovidual em geral pois, a partir desta integração, outros indivíduos que vivem situações semelhantes podem desenvolver perspectivas de vida mais ampla e compreenderem a si mesmos como cidadãos, dotados de direitos civis.

Desta maneira, entendendo – se a importância da construção identitária, é necessário que os meios midiáticos e plataformas audiovisuais sejam mais amplos e menos criteriosos com relação à contratação dedtes indivíduos. Exemplificando o conceito trazido neste parágrafo: Muitas vezes, apesar de haver medidas e tentativas de inclusão social de grupos minoritários no âmbito televisivo, pode – se notar que há uma preferência para pessoas cujas características estéticas e comportamentais não fogem tanto ao padrão estabelecido pela sociedade e que, concencionou – se a considerá – lo o ideal, caracterizando uma representatividade extremamente seletiva e “filtrada”.

Buscando – se, então, a integração de mais indivíduos que comumente sofrem exclusão social, o Ministério da Justiça juntamente com sindicatos, deve impor sobre os meios midiáticos financiados pelo estado empregar, ao menos, metade de seus funcionários que se encaixem no conceito de grupo marginalizado. Concomitantemente a esse projeto social, a Secretaria da Educação deve organizar artigos publicitários junto de órgãos jornalísticos buscando a promoção de uma maior consciência social acerca da necessidade de integração social, por meio de artigos que informem a sociedade.

 

Ps: a banca pedia para que se conceituassr o que é minorias e grupos de exclusão.

 

PPS: a estrutura textual deve estar bem quebrada, pois me prolonguei muito em alguns parágrafos. Vou tentar melhorar neste aspecto.

 

PPPS: por favor, caso seja possível, podem notear a redação? É no parâmetro ENEM mesmo.

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1 Correção

  1. Boa noite Ariel. Bem eu irei da minhas ponderações se aceita-las.
    Em suma: Você possui bons argumentos, porém eu não notei nenhum repertório nos desenvolvimento, percebi desestruturas no texto e algumas palavras erradas.
    INTRODUÇÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO(não precisa necessariamente ser nessa ordem). Porém acho que sua contextualização ficou muito grande e não senti muita firmeza já que nem tem quais instituições são(as fontes), não que seja um problema usar lógica mas sempre que citar algo na redação citar quais são as fontes disso é muito importante.
    NO TEXTO: Atualmente é possível notar um crescimento na visibilidade que diversos grupos minoritários recebem, como a extensão da cidadania a transexuais e sua identificação em seu respectivo gênero por parte das instituições oficiais brasileiras,
    COMO ACHARIA MELHOR: Atualmente, é possível notar um crescimento na visibilidade que diversos grupos minoritários recebem, como a extensão da cidadania a transexuais e sua identificação em seu respectivo gênero por parte das instituições oficiais brasileiras(QUAL?)
    Seria muito melhor fazer alusão de um livro, ou filme ou qualquer coisa que pudesse citar fontes porque ai encaixaria ótimo com a tese.
    A Tese você vai escrever o tema com suas palavras porque é ela que vai da o norte da redação… E o tema era a construção identitária desses grupos… Você escreveu algo como a falta de representatividade? Se parar pra pensar não vai direto ao ponto… Poderia ser:
    TEMA: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS MINORIAS E GRUPOS DE EXCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL DO SECULO XXI
    TESE: Todavia, no século XXI, emerge-se necessário, a composição das classes baixas e grupos desprezados do Brasil hodierno.
    (apenas exemplo, pode melhorar)
    Não ouve um direcionamento… que é praticamente fechar a introdução do que irá falar…
    DESENVOLVIMENTO
    Não vi repertório em nenhum dos parágrafos e o único repertório até agora da redação não teve segurança…
    Você citou uma proposta de intervenção no 3 parágrafo…. Coisa que só pode na conclusão… Logo esse parágrafo inteiro serio meio desconexo
    Como a tese não ouve conexão com o tema o texto ficou todo desconexo com parte soltas, a tese daria a direção. o desenvolvimento você se aprofundaria dizendo que grupos eram esses indios? lgbts? marginalizados dos subúrbios? Ficou muita na questão televisiva e de alguem para representar, mas a identidade de um povo e de uma cultura é muito mais que isso, exemplo disso a cultura nordestina(não tem alguem em si, mas é uma identidade muito forte…) poderia ter se aprofundado mais nisso no 2 parágrafo e no 3 você falaria sobre a representatividade mas não apenas na televisão, porque há varios meios hoje em dia como meios de comunicação, rádios, blogs, canais enfim…
    CONCLUSÃO
    A conclusão ta maravilhosa porque combinou o que disse com o 3 parágrafo, mas como não teve um norte da tese desde a introdução perderia pontuação por isso…
    A unica coisa que faltou na conclusão foi fechar e retomar a tese
    EXEMPLO DE TESE QUE DEI: Todavia, no século XXI, emerge-se necessário, a composição das classes baixas e grupos desprezados do Brasil hodierno.
    Fechamento da Conclusão: Dessa forma, a composição de grupos minoritários brasileira possuiria mais identidade no meio social.
    COMPETÊNCIA 1: 180
    COMPETÊNCIA 2: 120
    COMPETÊNCIA 3: 140
    COMPETÊNCIA 4: 140
    COMPETÊNCIA 5: 170
    Nota: 750

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