O Artigo 215 da Constituição da República Federativa do Brasil assegura, defende e incentiva a disseminação sociocultural através de manifestações artísticas. As produções cinematográficas estão inclusas no Artigo em questão e são canais em potencial para a propagação das diversas culturas que regem a nação brasileira. No entanto, é inegável que há a centralização dos cinemas nas grandes capitais e o prejuízo cultural aos moradores que moram afastados desses locais é inerente a esse problema.
A priori, é importante destacar os importantes marcos culturais que a cinematografia trouxe ao mundo; a exemplo disso tem-se o filme “Filhas do Pó”, lançado em 1991, que manifestou e enalteceu a cultura africana em seu enredo. Cita-se também “O Auto da Compadecida”, lançado em 2000, conhecido por ser uma sátira social, traz consigo assuntos relacionados à moral, ética e sociedade de uma cidade do Nordeste. Outrossim, “A Turma da Mônica” aborda assuntos como ansiedade, bullying, luto, medo e as emoções encaradas na adolescência. As produções destacadas são referenciadas em suas grandes influências sobre os espectadores; seja difundindo diferentes culturas, criticando organizações sociológicas ou discutindo os diversos sentimentos e problemas vivenciados na adolescência.
Entretanto, o advento cinematográfico no Brasil foi estabelecido nas grandes capitais, isso porque, segundo Manoel Rangel – presidente da Agência Nacional do Cinema – os pequenos municípios não têm infraestrutura e tampouco pilar econômico para sustentar o cinema. Dessa maneira, tem-se a consequência que suscita a precariedade de acesso aos moradores das localidades periféricas e afastadas. A problemática em questão é caracterizada pela ineficácia da disseminação cultural que o cinema oferece. Ademais, os impactos causados por isso não são inócuos só para a população mas para as diversas culturas que merecem ser disseminadas e levadas às telas do cinema.
Em face do exposto é interessante que o Ministério da Educação atue junto com a Agência Nacional do Cinema para a implantação de uma disciplina, nas escolas, voltada aos conhecimentos artísticos e cinematográficos, dessa forma os estudantes terão um amplo conhecimento acerca das diversidades culturais. Além disso, as instituições de ensino das cidades mais afastadas podem realizar excursões até os cinemas, disponibilizando a oportunidade à comunidade externa também, a fim de apresentarem o espaço e filme aos espectadores. Dessa maneira, o Artigo 215 da Constituição da República Federativa do Brasil estará sendo exercido plenamente respeitando a pluralidade social.
Dhamarys Lorrayne
Sua redação está muito boa, parabéns. A introdução ficou excelente e com uma tese clara e objetiva, fazendo assim, uma progressão textual muito boa. Seus parágrafos de desenvolvimento tiveram bons argumentos, no entanto, se atente para o excesso de referências, lembre-se que o seu texto precisa ter acima de tudo o seu ponto de vista e muitas referências pode acabar prejudicando a ideia de autoria. Aliás, tente colocar um conectivo ao iniciar cada frase, porque assim, seu texto todo estará coeso e as chances de você fechar a competência IV é ainda maior. Por fim, sua conclusão está excelente e respondeu as perguntas que deve conter na sua proposta de intervenção. Sua finalização retomando sua introdução contribuiu para uma conclusão efetiva do seu texto e um texto todo conexo.
I- 160
II- 180
III- 160
IV- 180
V- 180
Total= 860
Continue praticando e saiba que você vai longe! Caso seja de seu interesse compreender melhor as competências e como é feita a pontuação acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Parabéns, saiba que a prática leva a excelentes resultados!!!
Deborah Caroline
Oi, Nayare! Tudo joia? Espero que sim 😊
Seguem comentários por competência :
Competência 1: se atente para o uso de vírgulas – no terceiro parágrafo, último período, faltou vírgula antes de “mas”, ausência de vírgula no último parágrafo após ” Em face ao exposto” e após ” dessa forma” – e tome cuidado com o ponto e vírgula (;), muitas vezes eles são desnecessários. – 160-
Competência 2: Repertório pertinente e produtivo. – 200-
Competência 3: Os argumentos não estão aprofundados e coerentes. No primeiro parágrafo do desenvolvimento você não conclui sua ideia e não apresenta o argumento que citou na introdução. – 120-
Competência 4: Você não deve conectar um parágrafo com o outro como fez no parágrafo 2, ou seja, não comece um parágrafo com conjunção. – 160-
Competência 5: proposta completa, retomando a ideia apresentada da introdução. – 200-
Sugestão : troque ” realizar excursões até o cinema” por ” realizar excursões ao cinema”
Espero ter te ajudado, um abraço!
juliachericoni6622
Bom , o seu tema é bem diferente porém interessante em relação aos recursos solicitados /dica : acho que vc deveria organizar melhor suas ideias em um papel , só para ter uma noção em que sentido o leitor irá entender suas palavras , algumas estão causando ambiguidade ! mas são bem poucas
Concordância nominal e verbal; 100
Regência nominal e verbal; 100
Pontuação; 100
Flexão de nomes e verbos; 100
Colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos); 110
Grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas); 100
Divisão silábica na mudança de linha (translineação) 100
eventos em relação a ambiguidade : 50
NOTA FINAL :760
, PARABENS PELA REDAÇÃO