A censura do ideal comum inexiste na alienação.

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No livro “1984” de George Orwell, é retratado um governo autoritário que utiliza da censura para gerar, na população, comportamentos de interesse do Estado. No mundo real, os governos utilizam de estratégias semelhantes para manipular e controlar as pessoas, dessa forma, criando comportamentos, ideais e hábitos de seu interesse sobre a coletividade. Diante desse cenário, deve-se analisar: como se dá a geração da manipulação a partir da censura disfarçada e os efeitos gerais sobre a sociedade.

Primeiramente, a censura de forma geral é extremamente manipuladora. Durante o regime nazista, o “marketing” foi utilizado como ferramenta dos ideais escritos e defendidos por Adolf Hitler em seu livro “Mein Kampf” (A Minha luta). Livros análogos a tais ideias eram completamente queimados (censurados). Dessa forma, com o desaparecimento de livros que contradiziam o nazismo, surgiu uma única verdade para os alemães: – Os ideais de Hitler são certos e eu os defendo. Ou seja, essa sociedade passou a acreditar no que o Estado (partido nazista) desejava.

Outrossim, a alienação ao longo do tempo é inevitável quando há censura. Segundo a teoria da alienação de Karl Marx, os indivíduos se tornam alienados quando é emitido parte da informação de um processo, assim como ocorria no sistema fordista de produção, onde indivíduos apertavam parafusos e não sabiam para que aquilo serviria. Dessa forma, sem indagação há a criação de um senso comum, consequentemente, perca do pensamento crítico gerando uma fácil manipulação por parte do Estado.

Portanto, indubitavelmente, para que a censura seja extinta urge que a população, crie laços ideais e culturais cada vez mais fortes, ressaltando a literatura, a história e o conhecimento adquirido por seus antepassados. E por meio de sua ampla divulgação, espera-se que a manipulação possa ser nula sobre a sociedade. Vale salientar que, a criação do pensamento críticos sobre os assuntos diversos deve ser estipulado em toda a população, dessa forma, impossibilitando o governo de tornar-se autocrático. Somente com tais atitudes poderemos buscar um destino análogo ao da sociedade descrita no livro “1984”.

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3 Correções

  1. Ótimo texto. Apresenta uma boa estrutura, aplica conceitos de várias áreas de conhecimento e defende um ponto de vista.
    Entretanto, observei algumas falhas, como: repetição de palavras e a necessidade de trabalhar mais a problemática do segundo parágrafo.
    Avaliaria sua redação com: 940
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 180
    Competência 5: 200

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  2. A introdução foi bem articulada, com conexão entre o repertório e o tema, a escolha de argumentos também foi muito boa. No geral a redação foi boa, porém senti a falta de alguns dados estatísticos para comprovar o seu D1, por exemplo poderia utilizar uma média de quantos livros foram queimados na época do nazismo para que Hitler consolidasse seu poder,porém as comprovações utilizadas foram adequadas. Vale salientar que na intervenção o único agente indicado ficou claro os agentes utilizados, nos trechos “E por meio de sua ampla divulgação” e “criação do pensamento críticos sobre os assuntos diversos deve ser estipulado” não foi mostrado como pode ocorrer, então é um ponto a ser melhorado.
    Nota: 920

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  3. Introdução instigante, texto com poucos desvios gramaticais (na L10, por exemplo, “análogo” foi colocada como sinônimo de contrário/divergente, mas na verdade é antônimo dessas palavras), com bom repertório linguístico e sociocultural, mas com uma proposta de intervenção um pouco utópica (ao desejar que a manipulação seja nula).
    C1 – 160
    C2 – 180
    C3 – 160
    C4 – 200
    C5 – 180
    Nota Final – 880
    Parabéns, ótima redação!

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