Iniciante

A capacidade de resiliência do ser humano em situações adversas

  • 1

Para   nossa existência   concreta sempre passamos por momentos difíceis, como demostra o filme animação ;de 2002 “A Era Gelo história  narrada  Durante a era glacial, onde o mamute Manny e o bicho-preguiça Sid encontram um bebê esquimó perdido. Agora eles precisam enfrentar os problemas e desafios de entregar essa criança aos pais, que migraram para a região com outros seres humanos tendo em  conta que  é inegável a  importância  que deve haver na capacidade de superar os infortúnios  e assim conquistar. Resiliência é a capacidade da pessoa lidar com problemas, superar obstáculos, ou resistir a situações adversas. Em outras palavras, é ser forte diante de situações extremas da vida.

Ademais no livro SobreViver, de Claudia Riecken, é o resultado de oito anos de pesquisa e entrevistas com pessoas que sobrepujaram sua capacidade de viver e sobreviveram às mais tremendas adversidades que a vida pode reservar a alguém. Com alma de repórter incansável, esta terapeuta de renome internacional relata as práticas objetivas e subjetivas dos melhores sobreviventes, aqueles que são competentes para enfrentar os reveses inerentes à vida atual. Em se tratando do ser humano, integrado neste ecossistema, a resiliência vem em socorro de nossas fraquezas e nos fortalece quando achamos que não temos mais nenhuma força. Assim, em termos de psicologia, a resiliência é a capacidade que temos de lidar com os nossos problemas, vencendo os obstáculos e as pressões que sofremos constantemente, seja qual for a situação. Tendo o caso do O rompimento da barragem em Mariana ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015 no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana, Minas Gerais, no qual algumas das famílias afetadas esperam ser ressarcidas ate hoje, contudo seguiram em frente.

Considerando uma série de fatores contribuem para que uma pessoa tenha resiliência e muitos estudos mostram que o principal fator para se alcançar a resiliência é ter relações afetivas e de apoio emocional, dentro e fora da família. Vários outros fatores estão associados à resiliência, alguns deles são: A capacidade de fazer planos realistas e tomar medidas para realizá-los.  Uma visão positiva de si mesmo e confiança em seus pontos fortes e habilidades .Habilidades em comunicação e resolução de problemas .A capacidade de gerenciar sentimentos e impulsos fortes. Todos esses são fatores possíveis de se trabalhar e de se adquirir. De modo que O mais importante é que a Resiliência não é uma característica determinante, ou seja, que as pessoas tenham ou não. Ser Resiliente envolve comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidas, exercitadas e desenvolvidas em qualquer pessoa! Haja vista ; Pessoas resilientes estão mais aptas para confiar em si mesmas, em suas capacidades de conduzir e enfrentar os desafios que a vida impõe.

Sendo assim, os indivíduos mais resilientes tendem a ser mais proativos e estão mais capacitados a trabalharem mais arduamente para evitar que certas questões e doenças ocorram.. Como cientista atenta, reconhecida pela autoria do incomum teste comportamental o Método Quantum , Claudia Riecken revolucionou a leitura objetiva da nossa subjetividade e mostrou que a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Pessoas que passaram por todo o tipo de adversidade, levantaram-se e conseguiram recuperar-se ainda mais fortes. Em geral, as pessoas não têm um bom treinamento para reagir aos obstáculos da vida de forma RESILIENTE, ou seja, com a capacidade elástica de se recompor fortalecidas. Enfim, a resiliência é uma “ferramenta” que ajuda na sobrevivência e na tomada de decisão, sobretudo quando deparamos com um contexto onde conflitam a tensão e a vontade de vencer. Nessa hora vem a capacidade de tomar decisões e essas decisões, por mais impensadas que elas sejam, propiciam forças para enfrentar as adversidades e os obstáculos que tencionam nossa capacidade. Deste modo, a resiliência depende de uma combinação de fatores que propiciam as condições para enfrentarmos e superarmos os problemas e as adversidades da vida. Assim sendo, a resiliência de uma pessoa depende da interação de sistemas adaptativos complexos, como o meio social em que se vive.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, boa noite. Tudo bem?
    Então, eu não consegui identificar a tese no seu texto. Vc não apresentou e muito menos defendeu nos desenvolvimentos. Ficou meio que uma bagunça de ideias e não dá pra se organizar lendo, pq a gente até esquece do que se trata. Além disso é notório alguns erros de pontuação. E na conclusão vc não apresentou a proposta de intervenção. Em uma redação modelo ENEM, vc apresenta uma tese, defende e problematizar essa tese e depois apresenta a solução e detalha também (quem vai fazer, o que será feito, como será feito, pra que será feito). A conclusão ficou um texto enorme mas sem o principal. Seu texto talvez poderia ultrapassar as 30 linhas. É só uma crítica construtiva, mas espero que dê alguma forma te ajude! ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.