Com o advento da Revolução Industrial e, posteriormente, da Globalização, foi possível o encurtamento das distâncias e a acessibilidade às informações variadas no âmbito virtual. Nesse viés, tem-se a capacidade da internet empoderar o indivíduo, visto que promove o engajamento digital e uma relativa emancipação desse.
Sob essa perspectiva, a “Primavera Árabe” foi marcada pela eclosão de movimentos contrários aos regimes ditatoriais nos países do Oriente Médio, como Tunísia, Egito e Síria. Tais manifestações fizeram uso das redes sociais como forma de engajar a população, devido à intensa capacidade de disseminação da informação no meio virtual. Por conseguinte, nota-se que a internet corrobora o empoderamento individual, visto que permite o acesso às diferentes ideias. Dessa forma, essa atitude permite a criação de um espaço aberto para o debate público e possibilita a mobilização política e social, já que contribui no exercício da Cidadania, na qual as pessoas têm “voz ativa” na propagação de opiniões e posicionamentos.
Outrossim, o acesso à internet corroborou a relativa democratização das informações veiculadas no âmbito virtual. Entretanto, no poema “Mal Secreto”, do escritor Raimundo Correia, tem-se uma crítica à propagação de uma “sociedade do espetáculo”, que prioriza as aparências em detrimento da essência. Nesse viés, há a falseabilidade e a liquidez das relações humanas, o que é evidente nas redes sociais, nas quais o debate público é restringido à bipolarização política. Assim, o empoderamento do indivíduo é limitado à “cartilha” ideológica e à necessidade de aceitação social, o que culmina na escassez da capacidade deliberativa e da emancipação individual.
Logo, é notória a relativa capacidade da internet empoderar o indivíduo. Nesse viés, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação no incentivo ao engajamento político e à democratização do acesso às informações. Tais ações podem ser efetivadas por intermédio de palestras, que visem à fomentação do debate público e respeito à multiplicidade de opiniões, e da efetivação das jurisdições previstas no Marco Civil da Internet. Dessa forma, haverá uma maior seguridade social no âmbito virtual e o resgate da capacidade mobilizatória e deliberativa da população.
MarialusgIniciante
a capacidade da internet empoderar o indivíduo
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Alana_Chadi
• bom uso de repertório, e fez um bom conectivo entre os parágrafos
• sugiro aumentar o vocabulário e ir atrás de mais sinônimos para evitar a repetição de palavras
• na conclusão senti falta de um conectivo com os fatos citados acima para ter mais coerência
Mas no geral está muitoooo boa, só falta se atentar em alguns detalhes
marianeluiza
Boa tarde, Marialusg, como vai? Sou iniciante mas irei fazer algumas pontuações:
– Primeiramente, gostei muito dos repertórios usados.
– Tente separar os paragráfos saltando espaço, mas imagino que isso foi uma falha ao digitar o texto. De qualquer forma, atente-se a isso.
– Sugiro não repetir muito palavras/termos, como você fez com “empoderamento do indivíduo”, procure sinônimos, como pessoas, sujeitos, cidadãos, emancipação, autonomia e entre outros.
– Na conclusão vi que você colocou a questão da democratização ao acesso às informações, contudo, em seus parágrafos argumentativos você não destacou que há falta de democratização ao acesso de informações e, conseguinte, prejudica o empoderamento do indivíduo. Aconselho problematizar isso em um dos parágrafos anterires se quiser continuar com essa proposta na conclusão.
– Na conclusão aconselho retomar o repertório incial, para ligá-lo e dar maior coerência ao seu texto.
Espero ter ajudado, abraços!
Maria16lima
Lembrando que sou apenas uma estudante assim como vc, então me desculpe se eu cometer algum equívoco
C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 120
C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 120
C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120
C5. Respeito aos direitos humanos 120
nota: 640