Iniciante

a capacidade da internet empoderar o indivíduo

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Com o advento da Revolução Industrial e, posteriormente, da Globalização, foi possível o encurtamento das distâncias e a acessibilidade às informações variadas no âmbito virtual. Nesse viés, tem-se a capacidade da internet empoderar o indivíduo, visto que promove o engajamento digital e uma relativa emancipação desse.
Sob essa perspectiva, a “Primavera Árabe” foi marcada pela eclosão de movimentos contrários aos regimes ditatoriais nos países do Oriente Médio, como Tunísia, Egito e Síria. Tais manifestações fizeram uso das redes sociais como forma de engajar a população, devido à intensa capacidade de disseminação da informação no meio virtual. Por conseguinte, nota-se que a internet corrobora o empoderamento individual, visto que permite o acesso às diferentes ideias. Dessa forma, essa atitude permite a criação de um espaço aberto para o debate público e possibilita a mobilização política e social, já que contribui no exercício da Cidadania, na qual as pessoas têm “voz ativa” na propagação de opiniões e posicionamentos.
Outrossim, o acesso à internet corroborou a relativa democratização das informações veiculadas no âmbito virtual. Entretanto, no poema “Mal Secreto”, do escritor Raimundo Correia, tem-se uma crítica à propagação de uma “sociedade do espetáculo”, que prioriza as aparências em detrimento da essência. Nesse viés, há a falseabilidade e a liquidez das relações humanas, o que é evidente nas redes sociais, nas quais o debate público é restringido à bipolarização política. Assim, o empoderamento do indivíduo é limitado à “cartilha” ideológica e à necessidade de aceitação social, o que culmina na escassez da capacidade deliberativa e da emancipação individual.
Logo, é notória a relativa capacidade da internet empoderar o indivíduo. Nesse viés, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação no incentivo ao engajamento político e à democratização do acesso às informações. Tais ações podem ser efetivadas por intermédio de palestras, que visem à fomentação do debate público e respeito à multiplicidade de opiniões, e da efetivação das jurisdições previstas no Marco Civil da Internet. Dessa forma, haverá uma maior seguridade social no âmbito virtual e o resgate da capacidade mobilizatória e deliberativa da população.

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3 Correções

  1. • bom uso de repertório, e fez um bom conectivo entre os parágrafos
    • sugiro aumentar o vocabulário e ir atrás de mais sinônimos para evitar a repetição de palavras
    • na conclusão senti falta de um conectivo com os fatos citados acima para ter mais coerência
    Mas no geral está muitoooo boa, só falta se atentar em alguns detalhes

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  2. Boa tarde, Marialusg, como vai? Sou iniciante mas irei fazer algumas pontuações:
    – Primeiramente, gostei muito dos repertórios usados.
    – Tente separar os paragráfos saltando espaço, mas imagino que isso foi uma falha ao digitar o texto. De qualquer forma, atente-se a isso.
    – Sugiro não repetir muito palavras/termos, como você fez com “empoderamento do indivíduo”, procure sinônimos, como pessoas, sujeitos, cidadãos, emancipação, autonomia e entre outros.
    – Na conclusão vi que você colocou a questão da democratização ao acesso às informações, contudo, em seus parágrafos argumentativos você não destacou que há falta de democratização ao acesso de informações e, conseguinte, prejudica o empoderamento do indivíduo. Aconselho problematizar isso em um dos parágrafos anterires se quiser continuar com essa proposta na conclusão.
    – Na conclusão aconselho retomar o repertório incial, para ligá-lo e dar maior coerência ao seu texto.
    Espero ter ajudado, abraços!

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  3. Lembrando que sou apenas uma estudante assim como vc, então me desculpe se eu cometer algum equívoco
    C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 120
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 120
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120
    C5. Respeito aos direitos humanos 120
    nota: 640

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