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A busca por desaparecidos no Brasil (MODELO ENEM)

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De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos têm o direito de ir e vir. Entretanto, no que tange a busca por desaparecidos no Brasil essa conjuntura não se aplica. Nessa perspectiva, a falta de debate se alastra principalmente, na população marginalizada que é a mais atingida por essa problemática, sofrendo com fatores de insuficiência legislativa e lacuna educacional.   

 

Em primeira análise , é importante ressaltar o impacto que a insuficiência legislativa proporciona à população desaparecida, ao fazer vista grossa sobre este impasse. Sob esse viés, a filósofa Hannah Arendt relata:“ Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente as pessoas param de vê-la como errada”. Logo, sem a aplicação de uma  legislação fervorosa sobre os desaparecidos, é abandonada a causa, se tornando esquecimento para muitos. Todavia, o problema aumentará gradativamente, estando distante do fim.

 

Ademais, é imprescindível destacar a influência que a lacuna educacional ocasiona nessa questão, ao não debater sobre a busca de melhorias. Segundo, o escritor Monteiro Lobato: “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. Nesse contexto, sem o debate e conhecimento sobre as leis dos desaparecidos, a sociedade não saberá dos seus direitos a ser exigidos ao lidar com o assunto. Além disso, nota-se que os cidadãos acham essa problemática distante da realidade, que não precisam ter informações e ficar atentos. Por conseguinte, quando a temática chegar perto dos indivíduos, eles não saberão lidar e se prevenir da melhor forma possível.

 

Portanto, medidas devem ser tomadas para combater esse cenário alarmante. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação em parceria com o Ministério Público, implantar debates sobre a importância e como lidar com a busca por desaparecidos, por meio de palestras, nas escolas enfatizando a legislação e fornecendo maneiras de prevenção. Por fim, diminuirá a questão dos desaparecidos e gerará conhecimento à população, sobre a importância de ir atrás dos seus direitos legislativos, no que é fomentado na Constituição Federal de 1988.          

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1 Correção

  1. Olá,tudo bem?
    Vou te dar um feedback da sua redação sobre o que pude perceber(posso ter esquecido algum detalhe)
    Competência 1 : 200
    Você demonstra um ótimo domínio da modalidade escrita formal e apresenta apenas alguns desvios,exemplo: No desenvolvimento 1,você usou próclise “se tornado” logo após a vírgula. Nesse caso, o correto seria o uso da ênclise “tornando-se”
    No D2 ,não é necessário o uso da vírgula após “Segundo”. Seria “Segundo o escritor…”
    No D2,há um erro de concordância com o infinitivo pessoal -“direitos a ser exigidos”.O correto seria “direitos a serem exigidos ”
    Competência 2 :200
    Uso diversificado dos repertórios
    Competência 3: 160
    Suas opiniões estão bem organizadas,mas acho que você pode dar mais indícios de autoria:
    Desenvolver as citações de forma indireta demonstra mais compreensão das mesmas.
    Procurar expandir mais os repertório ,explicando sua existência.Por exemplo,na introdução :”Essa conjuntura não se aplica,haja vista o número gradativo de casos de desaparecimentos ”
    Competência 4 : 200
    Conectivos bem articulados e diversificados. Só um desvio:No último período o uso de “Todavia ” fora inadequado. No lugar dele,use um conectivo de consequência.
    Competência 5: 200
    Presença dos 5 elementos de maneira articulado à discussão desenvolvida .
    Nota final:960 .Parabéns!

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