A existente busca pelo inexistente
No videoclipe “Mrs Potato Head”, de Melanie Martinez, há uma crítica apurada na história de uma mulher submetida a cirurgias plásticas sob pressão do marido, cujo resultado o desaponta e o faz buscar outra mais bonita aos seus olhos. Assim, podemos perceber a sociedade baseada em relações supérfluas e de aparências, em que a padronização de corpos tornou-se tão comum a ponto de buscar a perfeição não só em si mesmo como também nos outros.
A priori, atualmente, a busca da beleza tornou-se um mercado descontrolado: há produtos para rejuvenescimento, crescimento de seios, plásticas para afinar nariz ou até aumentar os lábios; todos com a mesma promessa do corpo perfeito que chamará atenção por onde passa. Assim, têm-se uma sociedade visivelmente corrompida por indústrias que desconsideram todos os efeitos de estampar corpos desenhados por photoshop em capas de revista, já que sua única busca é pelo lucro.
Em consequência disso, o descontentamento com o próprio corpo afeta a autoestima e origina um ciclo da busca por uma perfeição inexistente, pois sempre terá algo errado a melhorar, que tornará a procura inacabável e auto destrutiva. Mulheres que além de lidarem com a padronização são obrigadas a ouvirem frases machistas sobre seus corpos, acreditam na silhueta perfeita das blogueiras. Assim como homens creem que um corpo malhado e musculoso é essencial, nem que tenham que recorrer a suplementos e atividades físicas intensas que comprometam sua saúde.
Dessa forma, vê-se que as mídias possuem um imenso poder sob o povo, suas culturas e opiniões, da mesma maneira como os próprios indivíduos, corrompidos por ela, exprimem suas preferências e fazem das aparências seus principais interesses, desconsiderando o valor sentimental e a essência natural das pessoas.
Michelly0009
Olá
Vou corrigir sua redação de acordo com às cinco competências do Enem.
————————————————————————————————————————————-
C.M.P 1 – Domínio da língua ✅ / 200
C.M.P 2 -Compreensão ao tema ✅ 200
C.M.P 3 – Organização de argumentos, informações ao tema, ponto de vista, fatos;
✅❌ / 160
Explicação – É sempre bom ter algo como referência, como você fez na introdução, criando um tipo de história para o seu argumento. Porém em uma redação, mais padrão e “consequente” nos desenvolvimento são essenciais ter exemplificação das sua “referências”, o que não teve nos 2 desenvolvimentos.
OBS: Seria essencial ter nos dois, pois tendo em uma o outro não se cobre.
C.M.P 4 – Construção de argumento ✅/200
C.M.P 5 – ❌ ( sem proposta de intervenção )
————————————————————————————————————————————–
Nota Final – 760
mitxzys
Introdução bem escrita, com detalhes e repertório. Achei ótima e não adicionaria mais nada. Está perfeita assim
Gostei dos seus desenvolvimentos 1 e 2, mas acredito que se o 2 tivesse dados estatísticos ou algum outro repertório (um filme ou alguma frase de algum filósofo, por exemplo) ficaria menos repetitivo, bem diferente do desenvolvimento 1 e com mais informações
A conclusão ficou boa, mas a falta aparente de algumas competências pedidas na redação do Enem deixaria sua nota mais baixa. Na próxima vez, se atente à quem se deve a resolução da problemática, de que modo deve ser feita e escreva sobre isso com bastante atenção. A conclusão não é tão complicada
Você foi bem! Não desista só por alguns erros, tenho ctz que você vai se sair ainda melhor na sua próxima redação 😉
JUAN_LIMA
Introdução: boa
D1: Vc poderia trazer dados estatísticos para dar mais ênfase a sua citação e mostrar um maior domínio
D2: é interessante trazer informações que comprovem as suas afirmações pq se não o texto fica muito vago e o corretor vai pensar que vc que inventou aquelas informações
Conclusão: Muito rasa. O ideal seria vc colocar os 5 agentes na introdução, são eles: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
geo_jesuss
Maravilhosa introdução, desenvolvimento 1 e 2 bem trabalhados com vocabulário excelente e nada a reclama nem deixar a desejar.
Trabalhou bem o tema, abortou o assunto de forma que mostrava domínio na área. Usou fontes de citação oque reforça que você domina o tema.
No entanto sua conclusão foi muito rasa, não foi bem trabalhada e pelo nível do texto poria ter feita de forma melhor.
Realmente só precisa de uma atenção maior na sua conclusão.