A banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea

  • 1

Hodiernamente, a utilização de cirurgias plásticas na área da estética é algo mundano, tratado com levianidade. No entanto, inicialmente, tais procedimentos eram executados exclusivamente em feridos da 1.° Guerra Mundial, com intuito restrito de reconstrução, e não aprimoramento. A banalização desta prática – a qual é recorrente e altamente prejudicial – se dá pela influência midiática em torno da aparência ideal, além do aumento de pacientes com transtornos alimentares ao redor do globo.

Ao analisar o atual quadro, nota-se que com publicações nas redes, blogueiros levam seus fãs a crer na existência de uma suposta aparência perfeita através de filtros e edições, os influenciando a alcançar o mesmo padrão. Hoje, segundo o Correio Braziliense, dados globais apontam que um em cada cinco crianças e adolescentes sofre de transtornos alimentares dadas as circunstâncias de nossa sociedade, que se vê cada vez mais adoecida.

Ademais, na composição da canção “Mr. Potato Head”, Melanie Martinez retrata a constante busca pela perfeição ainda que alcançada em detrimento da saúde, além de apontar como as mídias sociais têm influência na trivialização de procedimentos estéticos. Dessa forma, transpondo a letra para a hodierna realidade, pode-se observar que de fato tal problemática é capaz de gerar tragédias, assim como a que ocorreu com a Liliane Amorim, modelo que veio a óbito em decorrência às complicações de uma cirurgia estética.

Sob este prisma, é essencial todas as medidas cabíveis sejam tomadas, com a finalidade de remediar futuros desastres e garantir o desenvolvimento de nossa nação. Assim, campanhas de conscientização devem ser promovidas por profissionais da saúde nas escolas, em conjunto com o ministério da educação. Não obstante, é de suma importância que haja acompanhamento profissional psicológico e nutricional voltados para pacientes em busca de cirurgias plásticas; para que a saúde e o bem-estar populacional possam ser preservados.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. 2° parágrafo: Acredito que voce poderia ter desenvolvido melhor seu argumento e a sua citação nesse parágrafo. Faltou ainda colocar uma finalização para o parágrafo, como, a exemplo: ” Dessa forma, devido a uma falha no setor midiático, a problemática perdura-se no Brasil.”

    Parágrafo 3: A mesma questão do primeiro.

    Conclusão: “Sob este prisma, é essencial que todas as medidas cabíveis sejam tomadas, com a finalidade de remediar futuros desastres e garantir o desenvolvimento de nossa nação(1). Campanhas de conscientização devem ser promovidas por profissionais da saúde nas escolas, em conjunto com o Ministério da Educação(2). Além disso, é de suma importância que haja acompanhamento psicológico e nutricional para pacientes em busca de cirurgias plásticas, para que a saúde e o bem-estar populacional possam ser preservados.(3)

    1- Nessa oração voce poderia ter trazido novamente a tona a temática do texto, bastava incluir :”tomar providências para remediar…” então voce inclui o tema, ou palavras do tema. Deixando claro que fica ainda melhor se voce mudar as palvras para se encaixarem bem. :)

    2- Você poderia ter feito o detalhamento desse agente, ficando então: “{…} em conjunto com o Ministério da Educação, cujo dever é ministrar o ensino em território nacional,{…}. Vale lembrar que o detalhamento deve ficar entre vírgulas.

    3- É admirável em redações você fechar o seu texto com a citação do seu primeiro parágrafo.

    Seu texto está bom, se continuar treinando logo chegará ao topo☺️

    • 1
  2. Vamos analisar e corrigir a redação com base nas cinco competências do ENEM, atribuindo uma nota para cada uma delas.

    ### Correção

    **Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.**

    A redação apresenta bom domínio da norma culta, com poucas falhas gramaticais. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados:

    – “Hodiernamente” pode ser substituído por “Atualmente” para uma linguagem mais natural.
    – “Levianidade” poderia ser trocado por “superficialidade”.
    – Evitar a expressão “a qual” em “banalização desta prática – a qual é recorrente e altamente prejudicial”, substituindo por “que é recorrente e altamente prejudicial”.
    – “transpondo a letra para a hodierna realidade” poderia ser simplificado para “transpondo a letra para a realidade atual”.

    **Nota: 180/200**

    **Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.**

    A redação compreende bem a proposta e desenvolve o tema da banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea. No entanto, algumas partes poderiam ser mais aprofundadas e organizadas de forma mais lógica:

    – A transição entre os parágrafos poderia ser mais fluida.
    – Melhorar a coesão entre as ideias apresentadas.

    **Nota: 160/200**

    **Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.**

    A redação apresenta bons argumentos e exemplos, como a referência à 1ª Guerra Mundial, o caso de Liliane Amorim, e a música de Melanie Martinez. No entanto, poderia ser mais precisa e detalhada em alguns pontos:

    – A introdução poderia ser mais direta e menos prolixa.
    – Os dados sobre transtornos alimentares poderiam ser melhor contextualizados.

    **Nota: 160/200**

    **Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.**

    A redação usa bem os mecanismos linguísticos para construir a argumentação, mas pode melhorar a coesão entre os parágrafos:

    – Usar conectivos mais variados para ligar as ideias.
    – Repetir menos certas expressões e evitar redundâncias.

    **Nota: 160/200**

    **Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.**

    A proposta de intervenção é pertinente e respeita os direitos humanos, mas poderia ser mais específica e detalhada:

    – Especificar quais tipos de campanhas de conscientização seriam realizados e como.
    – Detalhar como seria o acompanhamento psicológico e nutricional.

    **Nota: 160/200**

    ### Nota final

    Com as notas atribuídas em cada competência, a nota final da redação seria:

    \[
    \text{Nota final} = \frac{180 + 160 + 160 + 160 + 160}{5} = 164
    \]

    **Nota final: 164/200**

    ### Redação corrigida

    **A banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea**

    Atualmente, a utilização de cirurgias plásticas na área da estética é algo mundano, tratado com superficialidade. No entanto, inicialmente, tais procedimentos eram executados exclusivamente em feridos da 1ª Guerra Mundial, com intuito restrito de reconstrução, e não aprimoramento. A banalização dessa prática – que é recorrente e altamente prejudicial – ocorre pela influência midiática em torno da aparência ideal, além do aumento de pacientes com transtornos alimentares ao redor do globo.

    Ao analisar o atual quadro, nota-se que, com publicações nas redes, blogueiros levam seus fãs a crer na existência de uma suposta aparência perfeita através de filtros e edições, influenciando-os a alcançar o mesmo padrão. Hoje, segundo o Correio Braziliense, dados globais apontam que um em cada cinco crianças e adolescentes sofre de transtornos alimentares dadas as circunstâncias de nossa sociedade, que se vê cada vez mais adoecida.

    Ademais, na composição da canção “Mr. Potato Head”, Melanie Martinez retrata a constante busca pela perfeição, ainda que alcançada em detrimento da saúde, além de apontar como as mídias sociais têm influência na trivialização de procedimentos estéticos. Transpondo a letra para a realidade atual, pode-se observar que essa problemática é capaz de gerar tragédias, como a que ocorreu com Liliane Amorim, modelo que veio a óbito em decorrência de complicações de uma cirurgia estética.

    Sob este prisma, é essencial que todas as medidas cabíveis sejam tomadas, com a finalidade de remediar futuros desastres e garantir o desenvolvimento de nossa nação. Campanhas de conscientização devem ser promovidas por profissionais da saúde nas escolas, em conjunto com o Ministério da Educação. Além disso, é de suma importância que haja acompanhamento psicológico e nutricional para pacientes em busca de cirurgias plásticas, para que a saúde e o bem-estar populacional possam ser preservados.

    As correções focaram na clareza, concisão e coesão do texto, mantendo o conteúdo e os argumentos originais.

    • 1
  3. Bom dia. a primeira palavra da redação merece uma explicação para o leitor, visto não ser de uso comum. A expressão “algo mundano” também merece explicação. As informações estão muito soltas, sem embasamentos e dados científicos. ” com a finalidade de remediar futuros desastres e garantir o desenvolvimento de nossa nação”. Será que o desenvolvimento da nação está ameaçada por causa dos procedimentos estéticos? Ainda que a maior parte da população não tenha acesso a eles?
    Na minha opinião faltou clareza, embazamento teórico e cientifico nas afirmações. Abraços.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.