Iniciante

a banalização das cirurgias plásticas

  • 0

Sob a perspectiva do filósofo Michel Foucault, “O homem é uma invenção recente”. Nesse viés, tem-se a indução de condutas sociais e comportamentais no indivíduo e a inserção deste em um ideal de “normalidade”. Tal conjuntura, corrobora a banalização das cirurgias plásticas, com o fito de atender aos padrões estéticos.

Ademais, tem-se o Mito de Narciso, com origem na mitologia grega, o qual retrata a obsessão estética, visto que, apresenta-se um protagonista obcecado por sua própria aparência, o que culmina em sua morte por afogamento ao admirar o próprio reflexo em um lago. De forma análoga, com o advento das redes sociais, é recorrente à propagação de padrões de beleza ideais, muitas vezes, difundidos por digitais “influencers” e artistas como pressupostos para a felicidade e realização pessoal. Nesse viés, a banalização e o incentivo às cirurgias plásticas culmina no aumento da pressão estética, o que corrobora riscos à saúde, visto que, submete o indivíduo a procedimentos cada vez mais arriscados e invasivos.

Outrossim, de acordo com o filósofo Arthur Schopenhauer, o indivíduo é movido pela recorrência de desejos e anseios como pressupostos para a felicidade, o que culmina, mais tarde, em angústia e frustração. Por conseguinte, no âmbito virtual, é notória a padronização estética, na qual os indivíduos são reduzidos aos atributos físicos, como corpos definidos e rostos harmonizados, sob a falsa sensação de pertencimento. Nesse viés, tem-se a indução de condutas sociais e comportamentais, que contribui na vulgarização dos riscos dos procedimentos cirúrgicos e em uma crescente necessidade de aceitação social.

Em suma, é notória a precariedade da banalização das cirurgias plásticas nas redes sociais. Nesse viés, é imprescindível a participação do Ministério da Saúde na orientação profissional sobre a necessidade e viabilidade destes procedimentos. Tais ações podem ser efetivadas por meio da disponibilização de profissionais capacitados no Sistema Único de Saúde (SUS) e palestras que visem conscientização do indivíduo. Dessa forma, pode ser possível uma maior seguridade salutar às pessoas submetidas à pressão estética no âmbito virtual.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde, peço licença para corrigir a sua redação no modelo enem , beleza?

    OBS: NÃO SOU ESPECIALISTA , ENTÃO NÃO VOU TE DAR UMA NOTA , APESAR DE ISSO SER MUITO IMPORTANTE, TENHO ALGUMAS DIFICULDADES TAMBÉM .ENTÃO SÓ VOU DAR ALGUMAS SUGESTÕES QUE EU JÁ DOMINO.

    ANÁLISE DA SUA INTRODUÇÃO

    PONTOS POSITIVOS: Eu achei muito interessante a sua introdução, você trouxe uma alusão filosófica e contextualizou muito bem . Isso ajuda muito na competência 3 (selecionar, organizar e interpretar fatos opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) e na

    Pontos negativos: Você só escreveu o primeiro nome do filósofo errado, O correto seria MICHAEL, Eu senti falta de uma tese mais estruturada sabe?

    ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO 1
    PONTOS POSITIVOS: Você trouxe repertório sociocultural . Posso estar enganado mas a sua ortografia também tá bem legal

    Pontos negativos: No início do parágrafo você colocou o conectivo”Ademais ” que é um conectivo de soma , eu recomendo você usar ele no segundo parágrafo. Uma sugestão que eu dou para você substituir é usar “Em primeira análise ” Em primeiro plano ” “Diante desse cenário ” etc .

    Análise do desenvolvimento 2
    Pontos positivos
    Trouxe repertório

    Pontos negativos
    Apesar do seu argumento estar bem estruturado, você falou novamente sobre a questão do ambiente virtual

    Visão Geral dos dois desenvolvimentos
    O objetivo dos dois desenvolvimentos é trazer dois argumentos diferentes que contribuem para a banalização das cirurgias plásticas
    Você poderia ter falado no D1 sobre a questão do ambiente virtual (questão social)
    Já no D2 você poderia ter falado sobre a negligência escolar, por exemplo, As escolas não ensinam os jovens a ter auto confiança sobre si mesmas e acabam sendo manipuladas pela sociedade.

    Análise da conclusão
    Pontos positivos: Eu consegui identificar AGENTE, AÇÃO, DETALHAMENTO DA SUA AÇÃO, MEIO

    PONTOS NEGATIVOS: Em uma proposta de intervenção é recomendável usar sempre dois agentes , beleza ?
    Além disso , em que local poderia ocorrer essas palestras? Nas escolas? Eu achei que faltou esse detalhe , ok?

    Visão Geral da redação
    Na minha opinião você precisa melhorar na competência 2 e 5 .

    • 1
  2. Olá, tudo?

    A sua introdução não tem tese (cadê ela em?); seu D1 está bom, bem desenvolvido, p problema é que no D2 há uma repetição do que foi citado no desenvolvimento anterior e a conclusão precisa ser melhor detalhada.

    – “Adicione” uma tese em sua introdução, além de ser importante, ela ajuda nos desenvolvimentos garantindo que não haja uma repetição dos mesmos assuntos.

    – Detalhe melhor sua conclusão.

    Boa sorte!! Espero ter ajudado de alguma maneira. ;)

    • 1
  3. Introdução: Não achei a tese. Também não sei de que maneira o pensamento do filósofo se liga ao tema – você tem que ligar os dois, é muito importante -.

    D1: Não tem tópico frasal. Você já pulou pra o repertório. A sequência é: Tópico frasal, repertório e argumentação ou visse e versa.

    D2: Mesmo problema do D1

    Conclusão: Não teve detalhamento.

    Você escreve muito bem, sua argumentação é boa. Mas o corretor gosta de olhar pra redação e já captar tudo que quer na hora, não quer voltar e ficar procurando. Eu sugiro que você tente ao máximo colocar tudo na ordem pra facilitar a vida dele e garantir uma nota boa!
    Competência não estou apta para pontuar pois ainda não domino, por isso vou pontuar as outras.
    C2- 180
    C3- 200
    C4-180
    C5-160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.