Iniciante

A banalidade dos procedimentos estéticos: padrões de beleza no Brasil.

  • 1

Na série “Insantiable” é retratado um cenário marcado por padrões de beleza, no qual aqueles que não os seguem são vítimas de preconceito. Paralelamente à obra, encontra-se a realidade vivida no Brasil, visto que é cada vez mais recorrente o uso de procedimentos estéticos, assim como na obra, para cumprir os ideais de beleza impostos pela sociedade. Desse modo, a participação da mídia em criar e divulgar ideais de perfeição e a falta de acesso a acompanhamento psicológico que tentem minimizar os impactos da comparação se tornam aspectos relevantes para a problemática.

Primeiramente, é válido destacar que a atuação da mídia em propagar e impor visões de corpos perfeitos corrobora para a temática. Sob esse viés, assim como relatado na série “Turma da Mônica: A série”, os cidadãos se vêm obrigados a demonstrar condutas e o físico excelente para que tenham prestígios no corpo social. Entretanto, tal preceito é errôneo, pois, tal qual na obra cinematográfica, nenhum indivíduo é perfeito. Logo, com esses pensamentos, os brasileiros recorrem às ferramentas estéticas, como, dietas insanas, que podem os ocasionar danos à saúde.

Ademais, a ausência de assistência de profissionais capacitados em combater mazelas associados à comparação colabora para a problemática. Diante disso, segundo o Artigo 6.º da Constituição Federal Brasileira de 1988, todo cidadão brasileiro tem direito à saúde. No entanto, tal lei não está sendo plenamente cumprida, uma vez que a não garantia de atendimento psicológico adequado desencadeia uma política de comparação com modelos e atrizes e prejudica a saúde mental e física dos indivíduos. Dessa forma, a atenção dada aos fatores supracitados poderá contribuir de maneira qualitativa na vida dos cidadãos brasileiros.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe à Mídia – forte ferramenta de criação e aprimoramento de pensamentos – criar divulgações que relatam experiências com pessoas que já tiveram ou ainda têm problemas com estética, além de divulgar programas de atendimento psicológico gratuito por meio de parcerias com influenciadores digitais e o Ministério da Saúde com a finalidade de promover a identificação com essas histórias e o respeito por todas as formas de corpos. Quiçá, nessa via, o Brasil não tenderá a repetir os mesmos erros do seriado “Insantiable” e os procedimentos estéticos deixarão de ser algo “comum” no país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom texto.
    No D1 você não explicou como a mídia propaga essas imagens “ideais” e de que maneira isso prejudica a sociedade, isso deixou seu repertório vago.
    No seu D2 ótimo repertório, a Constituição sempre cai bem, mas poderia ter sido melhor trabalhado.
    Na sua conclusão só faltou o detalhamento.
    Parabéns e continue treinando!

    • 1
  2. Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
    Introdução: ótima introdução. Adorei a citação e a relação que você fez com a realidade brasileira. Apresenta bons pontos na tese a serem discutidos ao longo do texto.
    Desenvolvimentos: D1- bom parágrafo, possui boa citação. Porém, com a minha interpretação achei esse desenvolvimento um pouco confuso com relação a sequência dos argumentos. D2- nesse parágrafo acontece a mesma coisa que o D1, aonde a progressão textual está confusa. Seu D2 apresenta: tópico frasal+ citação+ contraposição breve sobre a citação+ explicação+ encerramento do parágrafo. Novamente, na minha interpretação (de acordo com oque eu aprendi) a sua forma de sequência dos argumentos está um pouco confusa (não quer dizer que esteja errado, até porque existem várias formas de estrutura), porque na minha percepção deveria ser: tópico frasal+ ampliação desse tópico (o porquê de tal coisa, explicação)+ fundamentação (repertório associado ao tema)+ frase de intensificação para encerrar o parágrafo.
    Conclusão: ótima conclusão, esta completa. Apresenta: agente+ ação+ meio+ finalidade+ detalhamento.
    Comp. 1- Gramática: apresenta alguns erros breves, com treinamento esses erros tendem a sumir. 160
    Comp. 2- Repertório: utiliza bem o repertório, só não é de maneira produtiva. 160
    Comp. 3- Projeto de texto: com relação a sua estrutura, o seu texto apresenta algumas falhas (de acordo com a minha interpretação). 160
    Comp. 4- Coerência: apresenta poucos conectivos que ajudam a interligar os parágrafos. 160
    Comp. 5- Proposta de intervenção: você escreveu muito bem, só achei os períodos um pouco longos. 200
    Total: 840
    Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, e se não tiver entendido alguma parte que escrevi, pode me mandar mensagem por aqui: marya.cecilia2003@gmail.com , não sou profissional, mas ficarei feliz em ajudar!
    Espero ter ajudado e bons estudos!!!

    • 1
  3. C1: 160 – Existem alguns erros gramaticais no seu texto, como por exemplo esse “deixaram” no último período
    C2: 200
    C3: 160 – Progressão textual não muito fluente
    C4: 160 – Coesão prejudicada pelo texto, daria de fazer uma progressão textual mais articulada
    C5: 200
    NOTA: 880
    Qualquer dúvida é só chamar :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.