Iniciante

A autossabotagem brasileira

  • 1

Antes de 1990, a população brasileira não havia acesso à saúde de maneira pública, apesar de ser garantida na Constituição Federal. Com a lei nº 8.080/1990, o Sistema Único de saúde (SUS) foi criado, assim tornando a qualidade de vida acessível à todos. O SUS funciona até hoje, no entanto, enfrenta desafios para continuar atendendo as necessidades gerais. Tais desafios se devem, em sua maioria, à infração da legislação e a mentalidade de quem afirma que o SUS deve ser privatizado.

Na constituição, especificadamente o artigo 196, é assegurado que a saúde é um direito de todos e dever do estado. Entretanto, tal direito não é atendido, visto que há regiões, especificadamente o norte e o nordeste, que possuem menor disponibilidade de médicos por habitante. Diante disso, há o rompimento com a constituição.

Diversas pessoas discutem a privatização do sistema público de saúde, justificando que o atendimento é ineficiente e demorado. Porém, desde que tal sistema foi criado, a taxa de mortalidade infantil diminuiu. E como essa taxa é utilizada para medir o índice de desenvolvimento dos países, restringir o acesso ao SUS afetará diretamente o desenvolvimento do Brasil.

Em suma, tais fatores supracitados devem ser combatidos para que a qualidade do Sistema Único de Saúde prospere. E para isso, cabe aos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) investir financeiramente no SUS, fortalecendo-o. Também é necessário que a mídia televisiva e digital faça reportagens com quem depende da saúde pública, assim expondo sua importância, para reflexão dos opositores. Deste modo, as barreiras para o cumprimento do artigo 196 serão abrandados e o Brasil se desenvolverá mais.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Como prometido, irei corrigir sua redação com base nos critérios de uma proposta dissertativa argumentativa, certo?
    .
    Dica: colocar o tema junto com o texto para o colega que for corrigir ter um referencial, certoo?
    .
    INTRODUÇÃO:
    —> Introdução impecável, apresenta todos os elementos básicos (contextualização, tese e encaminhamento argumentativo).
    —> Usou conjunções/conectivos para auxiliar na ligação dos períodos que deixaram sua introdução com uma organização textual excelente!!
    DESENVOLVIMENTO:
    —> Seu desenvolvimento está totalmente expositivo, não apresenta um argumento válido, é apenas um complilado de informações. CUIDADO!!
    Você sabe a estrutura de um texto argumentativo, isso é um passo importantíssimo. No entanto, as competências 2 e 3 avaliam não somente a estrutura, assim como as argumentos utilizados.
    —> Além disso, quando você citar dados deve colocar a fonte ou/e tornar explícita sua informação… Caso contrário ela não conta como repertório argumentativo. Certo?
    .
    Observe:
    “Diversas pessoas” discutem a privatização do sistema público de saúde,” justificando” que o atendimento é ineficiente e demorado. ( Busque diminuir essa generalizações, ou melhor, elimine-as do seu texto. Não se sabe quem são essas pessoas, mas sabemos que o problema é ineficiente e demora, portanto, afirme isso, moste seu ponto de vista. E não se esconda através de “diversas pessoas”, o corretor avalia esses critérios) Porém, desde que tal sistema foi criado, a taxa de mortalidade infantil diminuiu (onde estão as comprovações, dados, estimativas). E como essa taxa é utilizada para medir o índice de desenvolvimento dos países ( é uma das maneiras, deixe isso explicado, não é a única…como sabemos) , restringir o acesso ao SUS afetará diretamente o desenvolvimento do Brasil (de que maneira? Afetará a quem? Todos? A população de baixa renda?…).
    .
    CONCLUSÃO:
    — Agente (Quem vai fazer?); ✓
    — Ação (O que vai fazer?); ✓
    — Modo/detalhamento (Como vai fazer?);
    .
    Investir como?
    Você precisa detalhar sua resolução.
    .
    Por exemplo:
    Contratar profissionais?
    Construção estrutural?
    Inovação tecnológica biomédica?
    Aumentar o número de postos de saúde?
    .
    — Finalidade (Para quê vai fazer?). ✓
    —> Sugiro que você organize essas informações no seu projeto de texto antes de inserir na conclusão.
    COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
    120.
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
    40.
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
    40.
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
    120.
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
    160.
    NOTA FINAL: 480.
    .
    Critérios de correção:
    http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    .
    BONS ESTUDOS!! :))

    • 2
  2. Oie, Boa tarde!
    Sua redação foi muito bem escrita, sua argumentação está muito boa, faltou você falar um pouco do SUS.
    Mas no geral conseguir lê muito bem, e isso é muito importante, parabéns pelo seu texto!
    Como os outros corretores falaram, alguns erros leves que vc vai conseguir aprimorar rápido e vai ter a redação 1000. Continue praticando, bons estudos!

    • 1
  3. Olá, bom dia!
    No primeiro parágrafo ficou faltando citar quais são os desafios enfrentados pelo SUS.
    No segundo parágrafo poderia citar algum dado estatístico que comprovasse o que vc estar afirmando.
    No terceiro parágrafo vc citou a taxa de natalidade e o IDH, poderia citar exemplos, reportagens e dados estatísticos de órgãos governamentais que fundamentassem o seu argumento.
    E no parágrafo a conclusão ficou genérica, além do mais,não necessita citar o artigo da CF, rs.
    De mofo geral a redação tá muito boa! Falta só dá uma melhorada na argumentação, fazer com que o leitor realmente compre a sua ideia de intervenção para resolver o problema.
    Até mais!

    • 1
  4. Nossa que redação perfeita, primeiro vamos começar com a introdução que além de um volta na história destaca a constituição e além disso a lei, já começou bem nos olhos dos examinadores, e também fiquei deveras encantada.
    E também no seu desenvolvimento quando fala da problemática que tem algumas regiões, mais poderia explanar, não somente dessas regiões, mas como a própria região sudeste que também e carente na questão de saúde, mas tirando isso, muito bem pela sua pontuação.
    E também sobre a privatização também é interessante de falar pois se deve ter uma valorização perante o SUS, que pela nossa história inda é muito jovem.
    Sobre sua proposta de intervenção também muito boa, de acordo com as competências sua nota seria 860, muito boa, realmente muito boa de se lê.
    Parabéns você é um escritor perfeito, só alguns erros, mas é praticar que cega aos 100, espera ter ajudado. Boa sorte na sua jornada, está no caminho certo

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.