A automedicação na sociedade brasileira

  • 0

                A automedicação de remédios pode trazer graves riscos para as pessoas assim que elas usam remédios por conta própria, sem orientação médica elas estão correndo um certo perigo por não saber bem o que aquilo pode causar a elas, pois por falta de conhecimento sobre o medicamento, ele pode trazer uma falsa sensação de melhora, ou agravar a doença que o indivíduo está tratando, podendo levar até a morte.

                Segundo a pesquisa da plataforma consulta remédios, cerca de 73% da população brasileira se automedica, isso ocorre porque o indivíduo tem dificuldade de acesso ao serviço de saúde, tanto pela demora e estados precários dos hospitais públicos, quanto os altos preços de uma consulta de hospitais e clinicas privadas.

                Ademais, há um fator cultural que leva as pessoas a se automedicarem que é para aliviar a dor de imediato, visto que não querem passar pelo processo demorado do sistema de saúde pública, com filas enormes, falta de equipamentos, estado instável, bem como o alto preço do serviço de saúde privado, desse modo pessoas mais pobres optam por se automedicarem, como também recomendação de pessoas não especializadas, não só por familiares, mas também por amigos.

                Portanto para resolver este problema, é preciso que o ministério da saúde junto ao governo invista mais na saúde pública, e dê mais acesso para população, principalmente em regiões escassas de hospitais e mais carentes, que são as que mais se automedicam, e fazer isso por meio de verbas para construir e reformar hospitais decentes com médicos atenciosos e também por publicidade para conscientizar as pessoas sobre o risco da automedicação, a fim de diminuir os casos de automedicação, deixando a população mais segura.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Boa noite.
    Introdução: Está boa, mas eu te aconselho a fazer uma alusão ou citação aqui, para enriquecer mais a sua introdução. No youtube tem um rapaz que fala sobre alusões que podem ser encaixadas em qualquer tema. Depois da uma olhada.

    Desenvolvimento 1: Também está boa, mas te aconselho a começar o parágrafo com um conectivo melhor, como “de início, cabe ressaltar”.

    Desenvolvimento 2: Quando você diz ” bem como o alto preço do serviço de saúde privado” você já disse isso no parágrafo anterior.

    Conclusão: Você usa a palavra “automedicação” duas vezes, para não repetir muito você poderia usar “pessoas que usam medicamentos por conta própria” ou “usam medicamentos sem prescrição médica.”
    Imagino que você estava estudando para o Enem, então vou te avaliar seguindo o modelo dele.

    Segue a nota;

    C1: 140 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 100 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 100 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 130 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 180 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 650

    • 1
  2. Olá! Tudo bem?
    Bem o que pude perceber foi que faltou coerência na hora de contextualizar, apresentar o tema e apresentar a sua tese.
    Ao invés de “A automedicação de remédio” você poderia ter colocado apenas automedicação pois, quem se automedica está tomando algum tipo de remédio por conta própria e isso o próprio nome AUTOMEDICAÇÃO já deixa bem claro.
    O único”defeito” que vi na sua redação foi somente a incoerência no primeiro parágrafo acho que você expôs muito bem os fatos apresentou argumentos bem plausíveis á sua tese e uma proposta de intervenção excelente.
    Espero tê-lo ajudado mesmo eu não sendo uma profissional no assunto pois também sou uma estudante igual a você. Bjs! E bons estudos 📝

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.