A automedicação na sociedade brasileira

  • 0

      Observando o cenário atual, vemos que a busca por uma saúde melhor vem acompanhada por grandes consequências, uma delas é o uso exacerbado de medicamentos. O grande vilão? Uma série de fatores. A saúde pública sucateada que causa demora nos atendimentos juntamente com a enorme burocracia para consultas médicas e a facilidade em adquirir medicamentos são alguns fatores que dão poder a essa prática. A internet também entra nessa lista, pois sua influência é substancial na vida do ser humano, causando assim impactos  consideráveis na saúde de seus usuários.

    De início é preciso atentar-se que com o sucateamento da saúde pública fica quase impossível conseguir um atendimentos rápido e humanizado nos hospitais e unidades básicas, fazendo com que o cidadão opte por algo mais prático e menos burocrático para conseguir a resolução de seus problemas. Muitas das vezes a saída é a automedicação, porém o uso de medicamentos sem assistência médica pode levar a piora dos sintomas e nos casos mais graves a morte. Alguns fármacos possuem efeitos colaterais bastantes indesejáveis, tais efeitos podem debilitar ainda mais o quadro do enfermo.

É preciso ainda atentar-se a internet pois é um dos meios que mais influenciam seus usuários adquirem diversos produtos, através de imagens, vídeos e informações atrativas sobre a qualidade do mesmo. Além disso tudo você pode receber sua compra em casa, quer mais praticidade que está? pois é esta praticidade que incentiva ainda mais o aumento deste problema universal, onde existe mais males do que bens. Só para termos ideia, em 2018 o ministério da saúde iniciou um projeto em seu site a fim de acabar com as informações falsas relacionadas a saúde, pois as fakes news tomaram repercussões alarmantes.

Percebe-se pois, que é preciso uma grande ação envolvendo o governo, juntamente com secretarias de educação e saúde, através das mídias e ações presenciais nas comunidades com finalidade de educar sobre o determinado assunto. Apoio maior das forças armadas com as ações de saúde para a população mais desfavorecidas, pois as mesmas sofrem mais com a falta de infraestrutura dos hospitais e na educação. Criação de mais UBS’s e a atuação mais rígida do poder executivo e legislativo nessas unidades ajudariam na organização burocrática, visando a diminuição da demora nos agendamentos médicos e um atendimento maior e mais humanizado a todos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Deixarei comentários por parágrafos e depois as notas segundo competências do Enem, ok?
    1º parágrafo: Normalmente se começa com uma contextualização do tema feita apartir de uma alusão numeração ou uma citação. Não tenho certeza sobre colocar perguntas no meio da introdução, mas sem ter certeza se ela soma positivamente a sua redação é bom não arriscar. Sua tese não ficou clara, seu projeto de texto está no segundo período o que pode confundir o corretor, além de aparentar não ter encaminhamento argumentativo.
    2º Parágrafo: Falta de conectivos, repertório sociocultural pouco explorado e com as palavras que você usou pode ser creditado como inválido. Fique atenta a concordância.
    3º Parágrafo: Falta de um conectivo inter-parágrafo. Cuidado com a repetição de palavras, com a acentuação. Seria bom tentar ampliar seu vocabulário para evitar repetição de palavras e deixar seu tecto mais elaborado. Não é uma boa ideia utilizar “Só pra termos ideia”, o termo pode ser trocado para de acordo com, segundo pesquisa.
    4º Parágrafo: Tem muitas ações a serem tomadas, muitas propostas o que acaba fazendo com que falte agentes em todas.
    Agentes: Agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.

    COMPETÊNCIA I: 160- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
    COMPETÊNCIA II:160- Domínio do texto dissertativo-argumentativo, falta de argumentação consistente. Pesquise sobre o modelo da redação e cada parte da estrutura para compreender como a banca avalia sua redação e como ela deve ser redigida.
    COMPETÊNCIA III: 120- Apresenta fatos, informações e opiniões relacionadas ao tema. A falta de organização das ideias atrapalham o entendimento. E a falta de Repertório sociocultural produtivo vai baixar muito sua pontuação.
    COMPETÊNCIA IV: 160- Fique atenta ao uso dos conectivos e repetição de palavras.
    COMPETÊNCIA V: 160- Apesar da desorganização da proposta, os cinco agentes são encontrados. Entretanto fique atenta: quando você propõe mais de uma proposta com diferentes agentes e ações, você precisa colocar os cinco agentes em todas, por isso é recomendável seguir o que a banca pede; agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade. Essas propostas “extras” podem tirar pontos.

    TOTAL: 760.

    Espero ter ajudado, boa sorte!

    • 0
  2. *Use mais conectivos
    *Deixe mais clara qual é a sua ação e detalhe mais
    * Ter mais atenção nas vírgulas
    * Use conhecimentos de outras áreas no seu texto
    * Organize melhor os argumentos
    * Estude mais a estrutura do texto
    * Evite a repetição de informações no seu texto
    * Deixe clara qual é a sua tese

    • 0
  3. Bom dia!! :)

    * “Muitas das vezes a saída é a automedicação” : O termo ‘muitas das vezes’ se relaciona a uma quantidade determinada (citada anteriormente ou subentendida) de vezes, portanto nesse caso seria melhor usar o termo ‘muitas vezes’, já que não está falando de uma quantidade especifica de vezes.

    * “O uso de medicamentos sem assistência médica pode levar a piora dos sintomas e nos casos mais graves a morte.” : A reescritura correta da oração seria ‘O uso de medicamentos sem assistência médica pode levar a piora dos sintomas e, nos casos mais graves, à morte’, pois o termo ‘nos casos mais graves’ confere uma explicação do que leva à morte e o A deve ser craseado pois seria a estrutura ‘leva a a morte’.

    * “Alguns fármacos possuem efeitos colaterais bastantes indesejáveis”: Bastante nesse caso atua como advérbio, logo deve ser mantido no singular.

    * Utilize conectivo no início do terceiro parágrafo. Exemplo: Além disso

    * “Quer mais praticidade que está? pois é esta praticidade que incentiva ainda mais o aumento deste problema universal”: A forma correta seria ‘esta’ sem acento e a oração que se inicia depois da interrogação deve começar com letra maiúscula.

    * “Só para termos ideia”: Evite utilizar a primeira pessoa (tanto do plural quanto do singular)

    * ” ministério da saúde”: O nome dos órgãos do Estado deve vir sempre em letra maiúscula, portanto, Ministério da Saúde.

    OBS: Não esqueça os conectivos durante toda a redação.

    Espero ter ajudado, boa sorte nos estudos!!

    • 0
  4. Introdução – Utilizar de melhor estratégia no começo do paragrafo, como uma alusão, enumeração etc.. Lembre-se seu corretor sabe o óbvio, não perca muito tempo o dizendo, seja mais direta nessas partes. Não apresentou tese ( infelizmente, triste realidade etc…). Não possui encaminhamento argumentativo.

    D1 e D2 – Estudar melhor estrutura. Apresentar efeito do problema no D2, alertar que deve ter uma solução para ele.

    Conclusão- Estudar mais sobre o que deve ter uma proposta de intervenção ( por meio de quem? Com que finalidade? etc..)

    Vejo que vc usa algumas perguntas retóricas no seu texto, acredito que isso não seja bem visto em um texto dissertativo argumentativo, é muito desnecessário, mas n sei se cê perde ponto por isso. Estude mais as estruturas e veja o que é necessário em cada parágrafo. Espero ter ajudado !

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.