Em 1999, foi criada a ANVISA, tendo como um dos seus objetivos, a regulamentação e a fiscalização da venda de medicamentos no Brasil. A principal causa das mortes por intoxicação no país, é devido à automedicação, prática bastante comum e intensificada em países que o sistema púbico de saúde não consegue suprir as necessidades de todos.
Estima-se que apenas 8% da população brasileira nunca se automedicou. O consumo de fármacos sem prescrição médica tornou-se uma atividade comum no Brasil. Sobretudo, por aqueles em que é inviável buscar orientação de um profissional. Esta prática, além de colocar em risco a vida do paciente, pode acarretar em diversas modificações em seu organismo, assim como, ocultar possíveis patologias.
A desenfreada compra de medicamentos por conta própria, prejudica o consumidor, mas acaba por beneficiar o produtor, sendo ele um dos principais “financiadores” da automedicação. Isso porque também não há controle das propagandas que tendem a induzir o cliente a adquirir drogas que, supostamente, curariam sua dor. Este consumo irracional, tornou-se parte de uma “cultura”, na qual o brasileiro, com toda a sua coragem, resolveu vencer a barreira da precariedade da saúde pública com uma arma letal, literalmente, à ele mesmo.
Em suma, a automedicação na sociedade brasileira, acelerada pela carência do sistema público de saúde, encarece de uma política eficaz que vise fiscalizar rigorosamente todas as vendas de medicamentos. Não o bastante, é necessário uma reformulação no SUS, com o intuito de torná-lo mais acessível e eficiente à fim de conseguir atender á maior parte da população evitando que ela recorra à automedicação.
Gabicainã
Olá! De boas?
Evidenciou sua compreensão da proposta com informações e desenvolveu bem o tema.
De fato, você soube diversificar os recursos de coesão com poucos erros gramaticais.
Apenas a sua proposta de intervenção me chamou atenção em quesito.
Recomendo colocar em ação esses 5 elementos:
1 Ação (o que faz?)
2 Agente (quem faz?)
3 Modo/meio (como faz?)
4 Efeito ou objetivo pretendido (para quê?)
Com o detalhamento de um dos elementos acima.
O seu texto ficou ótimo, gostei bastante =D
TAMILLYS CAMILO PONTE
1. Não é necessário esta vírgula:
tendo como um dos seus objetivos, a regulamentação
2. Não se separa o sujeito de verbo como vc fez aqui:
A principal causa das mortes por intoxicação no país, é devido à automedicação
A desenfreada compra de medicamentos por conta própria, prejudica o consumidor,
3. Não precisa de vírgula aqui:
A desenfreada compra de medicamentos por conta própria, prejudica o consumidor,
4. Diante de palavras masculinas não se usa crase.
à ele mesmo.
5. Vc cometeu erro de ortografia aqui, não é encarece, é “carece”
encarece de uma política eficaz
6. Mais um erro de ortografia aqui. Creio que vc quis pôr ” não obstante’
“Não o bastante ”
7. Nesta última sentença, só está correta a última crase.
Seu texto é bom , mas vc está cometendo muitos erros de português que poderiam ser evitados. Sugiro que estude mais gramática, a fim de saná-los.
Danilo023
Oi tudo bem? Eu estou começando a estudar sobre redação praticamente agora, portanto, não vou poder fazer uma analise e correção da sua redação dissertativa argumentativa bem detalhada. Entretanto eu gostei muito do seu texto poucos erros gramaticais e tem bastante coerência. Sua redação vai me ajudar a desenvolver uma boa redação no futuro obrigado!
Mara@410
Olá.. Então seu texto foi bem explicado com bons argumentos. Ao citar outras area do conhecimento seu texto fica bem enriquecedor, sempre procure isso, citaçoes de filosófos tambem é muito bom..
Por outro lado, pratique mas a conclusão.. Pois ela precisa ter Agentes, alguns exemplos: Governo federal, Ministérios, sociedade, família……, e você tem que propor uma solução para o problema, falar para banca como esse problema sera resolvido, por meio de que e como sera apicado sua proposta.
Parabéns por sua redação, e continua estudando, bjs.
MuriloRodrigues21
Sua redação está muito boa, liguem corretissima, com bastante informações e um ótimo conectivo, nem se fala da conclusão, pontuações certas também, se o tema do enem fosse esse, com certeza você estaria dentro da pontuação, eu te daria com certeza mais de 700, parabensssss, continue assim vc vai longe.