A ascensão do ceticismo na Internet

  • 1

Com o advento da Internet, a humanidade experienciou um salto na disponibilidade de informações.Desde ensinamentos de filósofos da Grécia Antiga à receitas da culínaria de países que ficam do outro lado do mundo, nunca estivemos tão informados, mas o quão bem? Nos ultimos anos, questões referentes à confiabilidade das informações veem tomando mais espaço nas rodas de conversa, e por isso é importante que as chamadas ”Fake News” sejam abordadas.

Primeiramente, é importante entender as diferenças entre a desinformação e as fake news.Respectivamente, essa é a informação passada de modo errôneo, mas que não visa o ganho dos disseminadores, e essa é a informação que é compartilhada visando prejudicar a imagem de alguem ou algo visando ganho próprio.

Assim sendo, o entendimento do contexto em que se encontra o termo é importante para compreender a sua popularização.A corrida eleitoral americana, disputada por Hillary Clinton e Donald Trump, foi marcada por diversos escandalos, como acusações não comprovadas de ajuda à Trump por parte da Rússia, e a utilização de redes sociais  para a disseminação de notícias falsas relacionadas a ambos candidatos.

Portanto, é de extrema importância que medidas sejam aplicadas para a resolução do problema.Para isso, o ministério da cultura, em parceria com o ministério da educação, por meio da ANCINE, pode investir na realização de um filme ou documentário, que teria como ponto principal os malefícios trazidos pelo compartilhar de notícias falsas.Além disso, o ministério da ciência, tecnologia, inovação e comunicação pode investir na criação de cursos, que visem desenvolver o senso crítico, científico e cético, de modo a dificultar a propagação destas notícias.

Só assim para que no futuro, a nossa maior disponibilidade de dados seja vista como um milagre, e não como um peso.

Compartilhar

3 Correções

  1. Assim, na minha opinião, achei os argumentos superficiais demais. A capacidade de argumentar é uma competência avaliada pela redação do Enem. Mesmo que o estudante demonstre um português corretíssimo e não fuja da proposta dada, é fundamental que ele defenda no texto sua opinião, seu ponto de vista. Os argumentos são os grandes responsáveis por estruturar a redação e fornecer aos corretores elementos para avaliá-la. Podem, dessa forma, sustentar ou arruinar uma nota.

    • 1
  2. Como citado em outra correção, acredito que o último período realmente deveria ter sido anexado ao parágrafo de conclusão. E seus argumentos não acredito que sustentem suficientemente o que a proposta de intervenção propõem em aplicar, mas nos demais aspectos, muito boa a redação! Continue assim!

    • 1
  3. PRIMEIRAMENTE, SUA REDAÇAO ESTA OTIMA MAS VOCE PODERIA PERDE BASTANTE PONTO NA 2 E 5 COMPETENCIA DEVIDO VOCE CONSTRUIR TAIS MUITO FRACAS NA CONCLUSAO, ADEMAIS, SEU ULTIMO PERIODO ELE FOI UMA FRASE MUITA CURTA QUE DEVERIA ESTA JUNTO AO ULTIMO PARAGRAFO, OUTROSSIM, SERIA OUTRA AREAS DO CONHECIMENTO 2 COMPETENCIA ASSIM SENDO-1-160 2-120 3-160-120-80

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.