A arte urbana: Manifestação cultural ou Vandalismo:

  • 0

Consoante a Constituição Federal de 1988—Carta Magna do ordenamento jurídico brasileiro—, na ocorrência de vandalismo ou depredações ao patrimônio público e privado, os autores serão punidos pelo crime. No entanto, muitas vezes, a arte urbana, manifestação cultural de suma importância para o Brasil, é indevidamente colocada nesse contexto. Isso ocorre, ora em função da ausência do conhecimento prévio sobre sua origem e finalidade, ora pela discriminação por parte da sociedade.

Nessa linha de raciocínio, é considerável destacar que é plausível relacionar arte nas cidades à manifestação cultural. Contudo, em virtude da falta de ensinamentos sobre sua história e objetivos, uma parcela do corpo social não compreende sua importância no âmbito coletivo. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não copiar sua aparência. Seguindo esse pensamento, esse tipo de arte tem papel fundamental na construção da identidade cultural do país, uma vez que ajuda na ocupação de espaços públicos. Ademais, estimula o interesse pela Arte e suas ramificações, expandindo a mentalidade crítico-social da população. Logo, é notório um reforço na educação artística brasileira.

Outrossim, é imprescindível pontuar que é possível associar a arte urbana à expressão cultural, já que, em vários casos, ela é usada como forma de uma exibição crítica, principalmente nas comunidades de baixa renda, sobre assuntos problemáticos no território nacional. Conforme o filósofo chinês Confúcio, a cultura está acima da diferença da condição cultural. Tomando como norte a máxima do pensador que, embora correta, encontra-se deturpada no país, uma vez que a sociedade, em muitos casos, a considera como vandalismo e degradação de instituições coletivas e privadas, em decorrência do preconceito contra as classes sociais mais baixas da sociedade. Desse modo, esse cenário configura-se como desagregador e não pode ser negligenciado.

Portanto, é evidente que a arte urbana é uma exibição cultural, porém apresenta obstáculos para sua concretização. Como visto, o pouco conhecimento e a discriminação contra esse tipo de arte evidenciam uma perspectiva árdua na sua expansão. No primeiro caso,  uma maior carga horária nas disciplinas escolares relacionadas a tal questão pode abranger uma maior compreensão sobre esse assunto. Além disso, uma mudança no pensamento intolerante de parte da sociedade melhorará o plano atual, tornando-o harmônico. Dessa forma, talvez, essa manifestação sairá da associação de crime na Carta Magna pela população.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Gostei bastante da redação

    Não sou familiarizado com a correção dessa universidade, porem seu texto foi fluido e você argumento e dissertou o que disse na tese. Apresentou bom repertório e uso de conectivos. As minhas críticas agora são pessoais e chatinhas, mas espero que entenda

    Apenas acho que voce deveria começar por Segundo a Constituição… ao invés de Consoante.

    E no segundo parágrafo você deveria excluir a sua ultima frase, ficou um pouco deslocada

    • 1
  2. OBS: ESSA REDAÇÃO NÃO É PADRÃO ENEM, MAS SIM PADRÃO UEMA( UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO), OU SEJA, NÃO É NECESSÁRIO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. TIRANDO ESSE FATO, ELAS SÃO SEMELHANTES EM RELAÇÃO AO MÉTODO DE CORREÇÃO.
    CRITÉRIOS UEMA: 1-ATENDIMENTO AO TEMA
    2- COESÃO
    3- COERÊNCIA DOS ARGUMENTOS
    4- ATENDIMENTO AO TIPO DE TEXTO PROPOSTO
    5- GRAMÁTICA

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.